Defensoria Pública do Estado – Regional Leste

Anunciado pelo São Paulo Antiga no final do ano de 2018, a restauração da fachada da sede da Defensoria Pública do Estado – Regional Leste finalmente está concluída:

clique na foto para ampliar

Localizado no número 54 do Largo Nossa Senhora da Penha, a construção é dos primeiros anos do século 20 e manteve boa parte de sua fachada preservada ao longo do século 20 e dos primeiros anos do século 21.

Já se vão muitos anos que o nível da rua, onde existia um porão, foi transformado para receber salas e a sacada à direita (onde vemos os balaústres) fora fechada ampliando o imóvel. A entrada principal passou a ser pelo porão (centro do imóvel).

clique na foto para ampliar

A restauração trouxe um tom de cor terroso ao imóvel que faz com que se destaque no largo onde se localizada. Ao lado do imóvel temos a tradicional Igreja Nossa Senhora da Penha, construída no século 17.

O ponto negativo não fica por conta da restauração, mas pela enorme quantidade de fios que acaba por encobrir um pouco da beleza do imóvel e do trabalho realizado.

Veja mais fotos (clique para ampliar):

Atualização – 8/9/2023:

Encontramos uma foto antiga deste imóvel em nossos acervos e publicamos aqui para vocês, trata-se de uma imagem do ano de 1986, confira.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Feliz Aniversário, Brecheret!

Podemos considerar Victor Brecheret como sinônimo de São Paulo. A maioria dos locais paulistanos que circulamos tem a sua marca, uma obra sua que caracteriza a cidade.

Leia mais »

9 respostas

  1. Ficou muito bonito! Passo ai com frequência e vou ficar atento quando passar novamente pela frente deste prédio!

  2. Belíssima construção e o trabalho de restauração ficou muito bom. Pena, como você disse, a quantidade de fios.

  3. O pessoal aqui vai me xingar, mas boa parte dos imóveis antigos que abrigam órgãos públicos, no geral está bem conservada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *