Mais uma edição da Jornada do Patrimônio está chegando e com isso nossos tradicionais passeios também estão de volta. Durante a edição 2017, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de agosto, o São Paulo Antiga organizará duas visitas monitoradas a dois dos principais cemitérios paulistanos: Araçá e São Paulo.

Na foto, o Cemitério do Araçá (clique para ampliar)

No dia 19 de agosto, sábado será dia de conhecer as histórias, lendas e curiosidades existentes no Cemitério do Araçá. O passeio, que dura aproximadamente 120 minutos, percorrerá as alamedas da necrópole.

Inaugurado em 1887, o Araçá é um museu a céu aberto. Assimilando aspectos de São Paulo, este espaço perpetua diversos significados da história da cidade. A visita monitorada abrange seus diversos significados cemiteriais na simbologia, crenças religiosas, seus jazigos e mausoléus de pessoas ilustres, com a apresentação de breves biografias.

Detalhe de jazigo do Cemitério São Paulo (clique para ampliar)

Enquanto isso, no dia 20, o passeio será pelo Cemitério São Paulo, localizado no bairro de Pinheiros. Inaugurado em 1926, o Cemitério São Paulo é um dos cemitérios mais tradicionais da cidade de São Paulo. Lá estão sepultados artistas, militares, esportistas, pequenos e médios empresários que prosperaram em terras paulistanas.

INSCREVA-SE!

Para participar é muito simples, basta enviar um email para o endereço que está no final deste texto, passando seus dados para inscrição (nome completo, rg e um celular de contato). O número de participantes será limitado em até 30 pessoas e ambos se iniciarão às 10:00hs, respectivamente no sábado e no domingo.

Serviço:
Passeio CEMITÉRIO DO ARAÇÁ (Jornada do Patrimônio 2017)
Data: 19/08/2017
Horário: 10:00

Passeio CEMITÉRIO SÃO PAULO (Jornada do Patrimônio 2017)
Data: 20/08/2017
Horário: 10:00

Inscrições pelo email: glauciagarcia.gc@gmail.com

Ponto de encontro será enviado por email!

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor