Muito antes da chegada das grandes redes, farmácias e drogarias eram geralmente estabelecimentos comerciais administrados geralmente por farmacêuticos donos de sua própria loja. Estes tinham uma relação mais íntima com o cliente, já que passavam-se décadas e o responsável permanecia sempre o mesmo.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Bastava chegar à farmácia e você já era recebido por alguém que já sabia de seus problemas e também sabia como atendê-lo.Em uma época onde os médicos eram bem mais caros e menos acessíveis que os tempos atuais, estes farmacêuticos não só vendiam medicamentos mas também ajudavam muito a tratar de pessoas enfermas. Eram conhecidos por todos na vizinhança da farmácia e, não raramente, até corriam para uma casa ou outra para aplicar uma injeção ou mesmo atender uma pessoa ferida.

E São Paulo já teve farmácias e boticas que foram célebres na trajetória da cidade, como a Botica ao Veado D’Ouro (fundada em 1858) e a Companhia Paulista de Drogas (fundada em 1889) e a Farmácia Rega (fundada em 1910), tão antigas e que no caso da primeira, até não poucas décadas atrás ainda atendia a população.

Publicidade da “Botica ao Veado D`Ouro” década de 1950.

A Drogaria Bela Vista, fundada em meados dos anos 1930 era uma sobrevivente da época das antigas farmácias de bairro. Em 1937 o estabelecimento foi comprado pela família Toledo. Era tão popular que atendia seus clientes até mesmo após encerrar os expediente, que eram atendidos por uma janela, especialmente durante os anos 40.

A velha farmácia infelizmente não atende mais seus clientes desde meados de 2011 quando fechou às portas. Foi mais um estabelecimento comercial tradicional que nossa cidade perdeu.

No prédio da farmácia apenas uma pequena porta lateral continua abrindo diariamente onde, há anos, funciona uma tinturaria. Porém, segundo vizinhos, ela deverá sair dali em breve, pois o prédio onde funcionou a farmácia e ainda funciona a tinturaria bem como duas construções vizinhas, deverão dar lugar a um novo empreendimento.

Se é verdade que tudo virá abaixo, ainda não sabemos. Mas sabemos que a Drogaria Bela Vista fechou suas portas e deixa saudades de um tempo que realmente não voltará jamais.

Confira outras fotos da Drogaria Bela Vista (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça uma outra drogaria antiga que encerrou suas atividades em 2011:

Conheça a região através de nosso mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Leonardo Beraldo 27/03/2012 at 21:47

    Cresci nesta rua. Toda semana passava nessa farmácia com minha mãe, ás vezes ela me pesava. Ao lado funcionava um velho hotel e uma loja imensa que vendia moveis de ratan.

    Reply
  • Flávia 28/03/2012 at 20:25

    Nossa! É uma pena! Trabalhei até 2010 pertinho da farmácia e sempre ia lá.
    Ainda tinha aquelas balanças antigas para se pesar.

    Reply
  • Guilherme 19/06/2013 at 18:32

    Agora a situação está bem pior… já cortaram a árvore ao lado e o local é alvo de várias pichações e cartazes.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: