Imóveis Antigos

Estação de Botucatu

Comments (78)
  1. João Gimenez disse:

    Felizmente, a estação ferroviária agora, apesar de abanodada, ao menos já retiraram todo o lixo e nos dias em que estive lá, não encontrei mais mendigos.
    Tem um senhor, funcionário aposentado da Fepasa, que cuidada do local, todos os dias vai lá passar uma vassoura.

    1. Reinaldo Gimenes disse:

      João, parabéns pelas fotos e por seu desejo de preservar o passado – pena que nem todos pensem assim.
      Fiquei surpreso com seu nome… porque meu pai se chamava João Gimenes (Juan Jimenez, no original espanhol) e minha mãe, também de origem espanhola, nasceu em Botucatu! Meu pai era arquiteto e gostava de restaurar construções. Tomara que essa estação seja preservada, restaurada e respeitada! Abraço, Reinaldo (SP / SP)

      1. vanderlei guedes disse:

        Estranha coincidência: Fiquei abismado com a beleza desta estação abandonada e lendo os comentários,ainda mais. Meu avô que era espanhola da província de Jaén cerca de Granada, também era Juan Jimenez nascido em 1916 e imigrado para o Brasil 6 anos mais tarde. Para o nosso espanto, digo nosso pois estamos todos ligados à um Juan Jimenez, meu avô foi um exímio construtor tendo ajudado a erguer uma igrejinha no bairro da Vila Matilde, onde viveu e também faleceu em 1968.
        Assim como vocês, eu também sou fascinado pelo patrimônio arquitetônico e gostaria de deixar o meu e-mail de contato. Sei que a luta pela preservação de nosso patrimônio deve ser empreendida com inúmeras ações que englobam a cidadania. Este espaço virtual pode ser efetivamente além de um lugar de debate, uma porta para ações que podem ir muito além. Fica aqui o meu convite. Um abraço à todos os filhos e netos de Juan e aos criadores deste maravilhoso espaço.

    2. marcos disse:

      joao,bom dia,gostaria de saber se vc tem muitas fotos da estacao de botucatu e seus barracoes,pois sou ferreomodelista e estou pensando em fazer um projeto de uma maquete sobre botucatu,poderia me ajudar enviando fotos e plantas da antiga estacao e seus barracoes,com oficinas,alojamentos e seus galpoes,aguardo sua resposta.

  2. Jose Alfredo disse:

    Impressionante. Ainda há forros trabalhados e portas de madeira aparentemente maciça na estação. Um prédio que necessitaria ser restaurado com urgência.

  3. ODAIR disse:

    Porque que a prefeitura não restaura e fais um centro de aprendisagem para alunos carentes ,sendo que a base da guarda municipal poderia ser lá para estar cuidando dessa obra tão antiga e que está abandonada..

  4. Celso Rodrigues disse:

    É….o mundo anda de trem (TGV, EuroStar,ICE, Pendolino etc…)…e nós acabamos com o nosso !
    A quem interessava?
    Bom…já que na maior parte os interesses já foram satisfeitos,as rodovias estão super-lotadas (os bolsos do pedagieiros também…) e não há mais nada a ser pilhado…está na hora de recomeçarmos com nosso trem…Só falta alguém que se lembre: do Interior, que somos um Estado (SP) de primeiro mundo, etc, etc

    Há..é necessário lembrarmos aos nossos prefeitos que a linha férrea não deve ser retirada dos centros das cidades,para facilitar a futura viabilização de “trens bala”…( já que o trunfo do sucesso do trem é “pegar” o indivíduo no centro e entregá-lo no centro do destino)…que estações antigas necessitam ser preservadas e não vendidas para boates, que referências antigas dotarão novos projetos da solidez necessária ao seu suceque as cidades “deles” poderão ficar fora dos próximos projetos por honerosidade excessiva na implantação (já que os antigos leitos foram transformados em mais avenidas a serem congestionadas)….etc…etc

  5. Antonio Fernando Pereira disse:

    Esta em meu poder, livro com mais de de 2.000 assinaturas (abaixo assinado), para a preservação não só da estação como também da Ferrovia. Nesse Abaixo assinado consta a assinatura do presidente “LULA”, esse abaixo assinado esta a disposição das nossas autoridades para providências. Acho que a intenção é resgatar das cinzas esse patrimonio que esta cai não cai. A cidade de Jaguariuna é um bom exemplo no resgate desses patrimonios. O interessaante é que pessoas que estão nesse governo e estiveram junto com o outro se esquecem da “luta”, e da proposta de resgate da nossa historica estação.

    1. Cláudio Guimarães Furtado disse:

      Parabéns Sr. Pereira pela iniciativa e ações.
      Nunca é tarde para fazermos algo…
      Conte comigo, se ainda estiver coletando assinaturas, vamos conseguir mais adéptos ao propósito.

  6. Jorge Luiz Neves disse:

    às vezes me pergunto : Porque o povo de Botucatu quer apagar um cartão postal da cidade, um pedaço de sua história? Um lugar que depois de reformado poderia se tornar um centro cultural com feiras, shows as mais diversas atividades que poderiam valorizar a cultura local.Botucatu e vista de fora como uma cidade composta de pessoas cultas e refinadas. A forma como estão tratando sua história é muito triste.
    A estação de Botucatu tem ainda para mim o valor emocional pois quando era criança e morava em São Paulo a recompença a cada final de ano por sermos bons filhos e bons estudantes era passar as férias em Botucatu,o trem,a fazenda, o fogão a lenha,carnaval, piscina na Associação, a escola industrial, o Laticinios Belco, O mercado, o bairro Alto,meus queridos tios e primos, a catedral, meus amigos, os túneis que avisavam que estavamos chegando em Botucatu.
    Gostaria que todo botucatuense se orgulhasse de sua cidade assim como eu me orgulho dacidade onde nasci.

    1. Marcos disse:

      É meu caro, se o povo de Botucatu pudesse fazer alguma coisa.
      Depois que foi tudo privatizado, o proprietário abandonou toda a infraestrutura e só manteve o de interesse para eles, os trilhos no lugar.
      Os moradores da Região deram Graças a Deus de ser privatizado, pois surgiram boatos de se fazer Penitenciária em todo o local.
      Existem milhoes de ocorrências, processos e reclamações com relação à este quadro, mas infelizmente o “POVO DE BOTUCATU” como você diz, não tem poder para fazer nada. Uma pena.

    2. Fernando disse:

      Sinto muito informar: O interessante é ver trens cheios e a ferrovia revitalizando o local de vcs,não um local parecendo um mauzoleu onde todos choram e nada acontece. O interessante é revitalizar toda a malha paulista onde passageiros e cargas possam nos dar retorno financeiro e que possamos crescer mais e com qualidade de vida e rapidez. lamentar,não adianta,temos que correr atráz se queremos realmente isso. Se não tiver ação não adianta de nada.
      Abç!

  7. ODAIR GARCIA disse:

    SOU UM EX FERROVIARIO TRABALHEI NA FERROVIA DE MAQUINISTA EM BOTUCATU E DEPOIS DAS PRIVATIZAÇOES E O ABANDONO DAS FERROVIAS NO BRASIL TODO PODEMOS DIZER QUE O DISCASO POR NOSSO PATRIMONIO E UMA VERGONHA, FORA O DESEMPREGO E DESISTRUTURAS EMOCIONAIS E FAMILIARES QUE TROUXERAM NAO SO NA MINHA VIDA COMO TAMBEM PARA A MAIORIA DOS FERROVIARIOS QUE SEMPRE FORAM APAIXONADOS PELO TRABALHO E FERROVIA.

    1. Roberto Felix de Melo disse:

      Pois é Odair eu peguei muito trem nessa estação.Meu ti Walter Damatto era chefe na estação e talvez tenha conhecido o Sr. Olivério que era maquinista também sogro de meu primo Jair.
      Minhas tias também trabalharam no armazem abastecimento.

  8. Marco Cipolla disse:

    Essa história da estação é longa … faz parte do espólio da RFFSA, e o Governo Federal está enrolando há 8 anos a transferência desse patrimônio para o município. É uma pena, mas Botucatu não se preocupa nem um pouco com sua memória. Aos poucos os prédios antigos da cidade estão desaparecendo.

  9. Tulio disse:

    Botucatu apresenta grande potencial para o turismo ecológico e histórico. Além de belíssimos casarões, a catedral, a fazenda do lageado e agora, esta linda estação que tomei conhecimento pelo site. Apesar de não ser cidadão botucatuense, torço pela preservação deste edifício. As autoridades devem ser inteligentes para reconhecer o potencial da cidade! É uma vergonha esta estação estar neste estado. Providências urgentes!!!

  10. Jan disse:

    Gente!!!!
    Conheço a Estação fiz fotos dela em 1998…ainda estava aberta e funcionando…o que houve? por que tanto descaso a cidade é rica tem lugares interessantes…
    Estou chocada!!!!!

  11. Elias Vieira disse:

    Impressionantes as fotos do que restou em Botucatu, uma bela estação com um estilo que lembra muito os detalhes da Julio Prestes.
    Dramáticas, também, as imagens do depósito de locomotivas e oficinas.

    1. JUSSARA VALENGA disse:

      Pois é, Elias…uma grande lástima tudo isso!
      Vamos fazer alguma coisa?

  12. Marco disse:

    Dois monumentos da História de Botucatu estão em total abandono há vários anos, é triste quando viajo até minha querida Botucatu e observo que o pouco caso ainda continua.
    Os lindos prédios da Estação e do Forum, se depender das autoridades irão desabar e a rica história de Botucatu ficará sem memória viva, a exemplo do Depósito que não existe mais.
    Existe tanta coisa que poderia ser feita nestes prédios, para poder preservá-los, mas infelizmente a população, ainda não acordou…
    É uma pena.

    1. Fernando disse:

      Escutem… Por favor! Lamentar,não adianta! Vcs tem que fazer algo>>> Esse patrimônio também é de vcs. Q tal organizar um voluntariado, procurar empresas q possam ajudar na revitalização dos prédios, em troca uma homenagem a quem colaborou,com uma plaquinha em agradecimento com o nome da empresa, é publicidade! dinheiro atrai dinheiro, gente!!! existe muitas idéias, o prédio e a história é nossa!!! Vamos correr atrás !!! Que tal um pequeno trecho de via férrea para turistas??? Entrem em contato com a ABPF(Associação brasileira de preservação ferroviária), Façam ofertas para RFFSA que é proprietária do prédio.
      Vamos tentar arrematar um pedaço de nossa história, vamos levar isso adiante Oque acham????
      Começarei com um valor simbólico de,$5,00.
      Quem dá mais para revitalizar a história??????

  13. Carlos A. Busko disse:

    É lamentável que gastam tanto dinheiro com coisas desnecessárias, e infelizmente deixam a memória de uma cidade se perder no tempo.
    O povo de Botucatu precisa acordar e preservar a história e o patrimonio da cidade. Como paulistano que sou, muito me entristece ver um monumento desses se deteriorar por falta de atenção e interesse das autoridades do meu estado.
    Vamos gente! Façam alguma coisa pela preservação da história dessa bela cidade!

  14. Essa estação, depois que foi fechada em 1996, já passou por uma série de depredações invasões, seguidas por pequenos incendios feitos com as janelas de madeira e outros absurdos. O pátio ferroviário é uma tristeza, cheio de velhas locomotivas diese, vagões e carros de passageiros abandonados e depredados, fora os outros prédios, como a oficina. Pelo que sei, um advogado da cidade tem a posse dela como garantia de pagamento de dívidas por parte da RFFSA, ou algo assim. Mais um capítulo das abandonadas ex-estações ferroviárias do Brasil.

  15. Julio F. Gouveia disse:

    E lamentavel que este meio de transporte tao util a populaçao tenha sido desprezado pelos nossos governantes mas ainda acredito no atual governador do Estado de Sao Paulo JOSE SERRA provavel retorno do transporte ferroviario no Estado de Sao Paulo.

  16. Jessica disse:

    Olá,

    Sou estudante do último ano de cinema e estou a procura de uma locação para meu projeto de conclusão de curso. Gostei muito deste imóvel e adoraria visitá-lo. Alguém pode me dar informações sobre como entrar em contato com o responsável?

    Grata,

    Jessica

    1. João Gimenez disse:

      Jessica, é possivel acessar toda a parte externa sem problemas, só o interno que é todo fechado com tapumes e cadeados. No mais, pode entrar em contato com a prefeituda daqui e perguntar.

      Abraço
      João

    2. Marcos disse:

      Atualmente moro em São Paulo, mas toda minha familia mora em Botucatu, e tem possibilidades de entrar por trás, o problema é a segurança.
      Existe um prédio também que era da Antiga Fepasa que hoje é a Secretaria de Saúde do atual prefeito. Existem Pequenas Casinhas dentro do lugar onde está a filial da A.L.L. entre outras empresas Logísticas.
      Posso conversar com o Secretario de Segurança que eu conheco para enviar a guarda municipal para escolta-la

    3. João Figueiroa disse:

      Jéssica.Pode nos escrever que daremos todo o apoio que precisar. Já foi feito um pequeno filme chamado Estação Fantasma, na estação de Botucatu. É um trabalho de um estudante de cinema de Curitiba, chamado Renato Scorssato. Ficou muito bom. Mas tem espaço para mais gente trabalhar a mesma coisa. Dirijo um Centro Cultural, organizei a primeira manhã de defesa da Estação Ferroviária de Botucatu, em 2000 (11 anos atrás) e, tenho video da época (pois encomendei a filmagem em VHS) e, posso ajudá-la. A Estação está protegida e aguardando restauro. Está, também, em processo de tombamento pelo Condephaat. Posso mandar recortes de jornal da visita do CONDEPHAAT a Botucatu, há uns 15 dias atrás. Escrevo em 25 de maio de 2010. OK?

      1. Roberto Felix de Melo disse:

        Caro amigo,e amigo do Zé Andrade.Coloquei um artigo em um livro editado em Jundiaí
        com a historia de minha família em Botucatu.O título do livro ” Meu pai ferroviário”.
        Meus tios Francisco Ramires,Walter Damato e tias trabalharam em Botucatu.
        Venho de uma família toda ferroviaria.

  17. Juliana disse:

    Triste o estado da estação de Botucatu, mas infelizmente existe, não tão longe assim dali, uma estação ainda mais detonada: a de Bauru, na praça Machado de Mello. Caindo aos pedaços, cheias de mendigos e pichações. Dói ver. Precisamos mudar essa mentalidade que trata o antigo como algo a ser destruído para dar lugar ao novo, mas nem sempre melhor, e ter um pouco mais de respeito com a história. Os trens não passam mais na estação? Restaurem o prédio e deem outro uso para ele, oras. Vejam, por exexmplo, o shopping Mueller de Curitiba, que é um edifício enorme e muito antigo que foi restaurado. É uma possibilidade entre tantas. Alguém logo acima sugeriu justamente um espaço para feiras e exposições. Por que não? Ou um belo espaço para shows. Falta de ideia não é desculpa!

  18. Mara disse:

    Muito triste,meu pai trabalhou como chefe de trem, tinha o maior orgulho de ser ferroviáro,eu,quando criança viajava muito de trem…hoje só lembranças e um grande descaso de quem deveria estar cuidando.

    1. Genesio da Silva Teles disse:

      Mara, comungamos a mesma dor..será que não dá prá fazermos nada ?

  19. João Reis disse:

    Morei em Curitiba, e nas minhas andanças pelo Sul, fiquei impressionado com a preocupação em preservar a memória das cidades que visitei. Mesmo as cidades pequenas do interior do Paraná e Santa Catarina preservam suas casas e edifícios públicos. Posso dar vários exemplos: a antiga estação ferroviária de Ponta Grossa(PR); o edifício da ex-prefeitura, hoje museu, em Jaraguá do Sul(SC, o ex-seminário em RIo Negro (PR), hoje sede da prefeitura (um prédio imponente, onde estudou o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns); a casa onde viveu o médico importante para a história da cidade, hoje museu em São Bento do Sul – entre tantos outros exemplos.

  20. MARCIA RODRIGUES SOBRINHO disse:

    Moro em Botucatu, sou filha de Ferroviario, meu pai foi funcionario da antiga Sorocabana que depois denominou-se Fepasa comecou como trabalhador bracal ajudando a preservar e construir novos trechos aposentou-se como maquinista, praticamente ajudou a fazer os trechos de linha ferrea sem saber que um dia iria conduzir as Maquinas em cima dos trilhos que ajudou a colocar, e nao e so em Botucatu que tudo esta sendo depredado pelo abandono, os trechos que se localizavam entre Sao Manuel( onde morei ate meus quinze anos ) e Bauru, onde existiam as pequenas estacoes, as casa das colonias como nos que moravamos la chamavamos nao existe mais, e muito triste pois passei uma boa parte da minha vida escutando o barulho dos trens praticamente na janela do meu quarto e saber que tudo acabou em nada, meu pai, nem podemos falar muito sobre ferrovia perto dele que ja se emociona.
    Botucatu e praticamente um berco dos transportes, temos em nossa cidade duas industrias de onibus, temos a Embraer antiga Neiva que fazem avioes e tinhamos a nossa Ferrovia, tres meios de tranportes essencias a vida de pessoas, seria maravilhoso se voltassemos ter o nosso Trem mas ja que nao podemos que tal tentatarmos preservar a memoria do nosso Povo,dos ferroviarios e daqueles que ajudaram no crescimento da nossa Botucatu.

  21. Almeida disse:

    Me lembro na década de 70/80 a estação em pleno funcionamento com os trens ps noturno de longo percurso, o pátio repleto de vagões, a sede da UR próximo ao pontilhão, um pouco mais a frente a cabina de comando do CTC, o déposito com várias locomotivas que empregava muita gente. Hoje da pena de ver o que restou de tudo isso. Tem que ver com os próprios olhos.

  22. Almeida disse:

    Ainda me lembro que em Botucatu éra feita a troca da equipe de máquina, o pessoal ficava alojado no prédio da escala, um pouco mais a frente da estação sentido ao depósito.Até a alguns meses atras esse local éra moradia de uma família sem teto.

  23. herbert disse:

    fui nessa cidade e gostei muito,e muito atraente mais tamben um pouco longe de São josé dos campos,mais quando puder irei de novo>!!

  24. Ademir Pfiffer disse:

    A matéria jornalística e o acervo fotográfico revelam a dimensão da riqueza da arquetetura do ferro, que mudou o panorama urbano dessa cidade. Infelizmente, os republicanos desprezam a cultura das ferrovias.Até quando esses agentes perversos vão continuar atuar para manchar a memória e a história da ferrovia, do Brasil?

  25. mara pereira disse:

    moro em botucatu a pouco tempo , mas lamento a estaçao nao esta funcionando ou pelo menos restaurada para que nossos filhos pudessem conhecer um pouco do pasado de cidade, nao nasci aqui mas tenho um filho que nasceu aqui e que no futuro vai querer saber o que era esse predio que hoje está em ruinas.

    1. Genesio da Silva Teles disse:

      ..ajude seu filho então..una-se aos que querem mudanças e vamos propor um centro cultural..

  26. nair blake disse:

    Tive o privilégio, considerando minha geração (tenho 25 anos)de viajar no trem – linha botucatu/ são paulo. Me mudei há muito tempo de Botucatu, mas tenho viva em minha memória esta estação, além das viagens e as paisagens que só é possível ver de trem. É realmente um crime vê-la nesse estado, e um crime maior ainda terem desativado as ferrovias. Se ela ainda estivesse funcionando, com certeza não presenciaríamos o caos que se encontram as rodovias de todo país…

    1. Genesio da Silva Teles disse:

      …vamos mobilizar os botucatuenses para a restauração e criação de um centro cultural..pelo menos..

  27. Vanderlei Antonio Zago disse:

    Uma bela estação ferroviária que, sem dúvida, mereceria melhor tratamento, e com certeza não faltaria uma melhor destinação para seu uso, podendo ao menos, ser feito uma reforma cosmética.

    1. Genesio da Silva Teles disse:

      …ou um centro cultural..

  28. Danilo disse:

    Caramba, que estação linda, mais linda que da minha cidade, aqui em São João da Boa Vista interior de São Paulo a nossa estação foi transformada no centro cultural e artistico e também é usada pela prefeitura para o Departamento de cultura. Seria ótimo ver essa estação de Botucatu restaurada.

  29. Rubens Janes disse:

    Lamentavelmente o interesse financeiro é sempre maior do que o interesse histórico. Lembro-me bem de quando eu era criança, faz muito tempo, porém o passado é muito importante para preservar a nossa memória, pois quando ela se apaga podemos prever que estamos chegando ao fim. de Itatinga saia uma Maria-Fumaça que ia até a estação de Miranda Azevedo (linha velha) e de lá até Botucatu passando por Paula Souza (velha), Serra D’água (antiga Américo de Campos), Rubião Júnior e finalmente Botucatu. Hoje, infelizmente não existe mais a estação de Itatinga, foi massacrada em nome do progresso. Não existem mais as estações de Lobo (com tanto terreno disponível, acharam melhor demolí-la para construção de uma escola). Não existem mais a estação de Miranda Azevedo (nem a nova e nem a velha), assim como não existe mais a pequena estaçãozinha antigamente denominada de Américo de Campos. Restou a estação de Rubião Júnior porque serve ao ramal de Bauru, senão podem ter certeza de que já teriam destruido também. A Estação de Botucatu deveria ser preservada para que pudesse ser aproveitada para um museu ou ainda a atual concessionária bem poderia colocar um trem turístico, isto é, uma locomotiva Maria-Fumaça para fazer o percurso pelo menos em vez por semana entre as cidades de Laranjal Paulista até Ourinhos, parando em todas as cidades onde, infelizmente da tão grandiosa Sorocabana restam apenas os trilhos e ainda assim por outro trajeto que não o original. Acredito que se o povo botucatuense em sua maioria culto e desejoso de manter o prédio da antiga Sorocabana deveriam fazer um movimento que também poderia se estender à todas as cidades da região, visando o seu aproveitamento para fins culturais, pois se isso não for feito, dentro de poucos anos restará apenas ruínas desse colossal prédio, orgulho dos antigos ferroviários.

  30. Aparecido Nestor Bergamo disse:

    É muito linda a arquitetura, os predios são majestosos, é
    uma pena essa destruição; ainda mais para quem já esteve vivendo
    neste local; trabalhei na ferramentaria neste deposito de
    locomotivas e posto de revisão de vagões entre 1975 e 1979, quando
    tinha 15 anos.ainda bem que contamos com alguns anjos que adoram
    ferrovias e preservam sua memória.

  31. fernanda disse:

    Vi uma matéria sobre essa estação na tv. Me apaixonei por ela, tem um senhor que cuida que até se emocionou falando sobre a história dela, e que me emocionou tbm.
    Ela é linda demais, fico indignada quando vejo as fotos do maltrato que a deixam, ela faz parte da história de uns dos períodos mais importantes do brasil que foi o ciclo do café.
    Espero um dia conhece-la!

  32. fernanda disse:

    Se quiser ver mais fotos e conhecer outras estações tbm tem esse site, me lembrei dele agora.
    http://www.estacoesferroviarias.com.br/b/botucatu.htm

  33. Cláudio Guimarães Furtado disse:

    Lamentável a depreciação dos prédios da estação, depósito, armazens e maquinários. pelo tempo e descuidos de responsáveis…
    Botucatu ainda continua com mentalidades daqueles policos antigos que reinaram pós 1964 que deixaram dicípulos fiéis ao “venham nós e ao vosso reino nada”!!!).
    SE HAVER RESPONSÁVEIS AINDA POR AÍ (POLÍTICOS, IMPRESA, REPRES. DE COMUNIDADES); FAÇAM UMA VIAGEM ATÉ CURITIBA E VEJAM O QUE FIZERAM POR LÁ!!!

  34. Genesio da Silva Teles disse:

    Sou filho de Botucatu ( 2/2/1947 ) e de ferroviário, o Sr. Pedro Teles dos Santos ( homenagem póstuma )que muito batalhou na EFS, o que muito me orgulhava.Por força das circunstâncias, saí da cidade aos cinco anos de idade, meu pai foi transferido para São Paulo e levou toda a familia. Busco insistentemente a história da cidade e me me dá uma tristeza profunda o descaso e impotência dessa corja de políticos que fazem o jogo das poderosas nações impondo o sucateamento de nossas ferrovias. Até quando Srs. ?

  35. sou filha de ferroviario e irmã de ferroviario,moro aqui perto da estação;sempre estou vendo este predio maravilhoso e uma tristeza invande o coração.O PREDIO, não foi mais depredado pois o ex-prefeito IELO,tomou providencias de colocar madeiras para impedir a entrada de ladrões e andantes,pois cheirava ruim.UM dia vi alguns garotos atirando pedras nos vidros;esses garotos estavam juntos com sua professora,fiquei revoltada ,pois nunca deixei meus alunos tomarem essa atitude horrivel.Lagrimas cairam dos meus olhos naquele dia. Até hoje choro sempre que vou até a antiga estação,pois lembranças dos trens de luxo,das pessoas ,do apitar dos trens ,do movimento da estaçaõ, do deposito ,era tão bom.ESPERO um dia ver tudo isso novamente,pois as rodovias naõ suportam tantos caminhoes.TUDO isso que aconteceu com as ferrovias foi jogo politico do sujos.NA EUROPA A HISTORIA É CONSERVADA AQUI NO BRASIL É PALHAÇADA.Espero que um dia tenhamos um presidente competente prara fazer voltar as estradas da ferros .

  36. mara disse:

    Me recordo de como era gosotoso viajar de trem com meus pais, hoje minhas filhas me perguntam com curisidade, sobre nossa estação de trem, se um dia o trem de passageiros volta a ativa.

  37. JOSÉ LUIZ VIEIRA FILHO-FERROVIARIO disse:

    boa tarde, aos srs. e sras.como ferroviário de carreira agradecemos pelas manifestações de carinho para com a gloriosa ferrovias paulistas, mas é muito pouco pelo bilhões de dolares surrupiados pelas organizações criminosas, ver a ” OEPRAÇÃO FORA DOS TRILHOS”, da Polícia Federal e a CPI do Sistema Ferroviário,da Assembléia Legislativa de São Paulo instalada depois da referida operação, que não se omitiram em fornecer todos os subsídios necessários- ACORDA POVO DE SÃO PAULO, vamos cobrarmos pela lei o a devolução de tão rico patrimônio público,que foram destruídos, por decisões criminosas.

  38. DORIVAL disse:

    REALMENTE É UMA PENA QUE NOSSA ESTAÇÃO ESTEJA ASSIM MAS O MAIOR CULPADO SOMOS NÓS QUE EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO VAMOS VOTAR COM PRESSA E MUITAS VEZES NÃO TEMOS NEM UM CANDIDATO PEGAMOS QUALQUER PAPEL NO CHÃO ENFRENTE A ZONA ELEITORAL E SIMPLESMENTE VOTAMOS.
    VAMOS GENTE DÁ TEMPO DE SALVAR A HISTORIA DE NOSSO PAÍS É SÓ AGENTE COMEÇAR A BOMBARDEAR OS GOVERNANTES E COBRAR A DEVOLUÇÃO E RECUPERAÇÃO DE NOSSA HISTORIA NÃO PODEMOS DEIXAR TUDO COMO ESTÁ.
    DESCULPE-ME SE FUI MUITO ARROGANTE MAS É DESSA FORMA QUE VEJO.

  39. Vânia disse:

    Sou Botucatuense, mas não moro na cidade há muito tempo. Lembro-me, porém, e com muito gosto, da estação e de seu entorno, dos barulhos próprios da chegada e partida dos trens, da algazarra dos carregadores e das pessoas se encontrando e se despedindo. Havia um largo, no qual os carros faziam a volta para deixar os passageiros no mesmo nível da plataforma, e também uma figueira bem grande do lado oposto. É realmente uma pena vê-la assim.

  40. Rômolo Giandoni disse:

    Ola Pessoal, também sou neto, sobrinho e filho de ferroviário. Enfim sou ferroviário nato e compartilho a mesma angustia ao depara-me com a situação que encontra-se a nossa querida estação, pátio de manobras, depósito, escala etc…., esse descaso que está a mostra para todos verem. Infelizmente essa gente que só visa o dinheiro não dão valor ao que realmente necessita. Analisando os países do continente Europeu e o Estados Unidos, estes de grande porte como o Brasil, podemos através de estatísticas observar que o modal que mais se destaca em seus sistema logístico é o ferroviário, que é muito mais compensatória que a rodoviário.Pois possue custo menos elevado, trânsitos sem interrupções ( Sem pedágios ), maior volume de carga nos vagões, segurança no transporte como também em acidentes ( quase zero ),enfim custo produto menos elevado ao cliente final. Mas o interesse de alguns é o maldito dinheiro e deixam que essa História linda como a da ferrovia venha a desmoronar ficando somente as lembranças. Obs: Visito a estação de Botucatu quase todos os dias para relembrar as gostosas viagens que eram realizadas nas férias escolares para São Paulo e Assis na casa de meus parentes.

    INFELIZMENTE SAUDADES É O QUE NOS RESTA!!!!!!!!!!!!!!!

    – Amigo Dorival não considere seu pensamento como arrogância, e sim como sentimento de mais um apaixonado por essa maravilha chamada FERROVIA, ABRAÇO A TODOS.

  41. Rubens Janes disse:

    Ei pessoal, que tal levantar a bandeira de recuperação da estação de Botucatu? Aí mesmo, em Botucatu temos o Figueiroa, o Paulo Ciaccia, o Moacir Bernardo, o Olavo Godoi e tantos outros que se interessam pela história de Botucatu. Infelizmente sabemos que não será tarefa fácil, porém não inpossível e se queremos também podemos. A ideia é a seguinte: entrar em contato com América Logistica a famosa AL, atual detentora da nossa querida Estrada de Ferro Sorocabana, que após passar para a Fepasa e outras concessionária, restou apenas isso que estamos vendo. Deve-se chegar até os direigentes e exigir, ou a recuperação imediata do prédio enquanto é tempo, ou que a mesma autorize a Prefeitura a cuidar do prédio, utilizando-o para assuntos culturais, ou se ponha a venda o prédio para que se possa fazer uma parceria com as indústrias botucatuenses, o governo municipal de Botucatu e pessoas interessadas na sua recuperação. Só que isso tem de ser feito agora, depois poderá ser tarde demais. Acredito que com a ajuda da população, tanto de ex-ferroviários como simpatizantes da história da nossa região e ajuda governamental será possível fazer uma associação e colocar novamente esta belíssima estação no lugar que merece. Que tal levar essa ideia avante? Acredito que não será difícil, basta tentar.

  42. milton disse:

    Se a estação de Botucatu está entregue às baratas, o
    oceano humano tem muito mais a haver com isso do que
    mesmo o poder político e, mesmo a administração ferro-
    viária, pois as malhas foram construidas com recursos
    público p,ra serviço do social. Por isso. a ferrovia
    é um patrimônio do povo e não do governo como muitos
    otários pensa e o governo é empregado do povo. Muitas
    pessoas não sabe disso nem por um longe.

    1. em defesa da estação disse:

      Senhor Milton, acho que pessoas que não conhecem um pouco da história da velha Sorocabana não são otários. Talvez o que falta é um pouco mais interesse em conhecer melhor a história, que diga-se de passagem foi jogada às traças a muito tempo. Todos os que postam alguma coisa merece respeito, pois depende sim de certos comentários para despertar as pessoas para a necessidade de recuperar bens que estão em vias de destruição total. Me perdoe pela resposta, porém depende de todos a sua recuperação.

  43. Marco Antônio disse:

    É impressionante a beleza desta estação, mais impressionante ainda é o descaso que lhe dedicam.
    É de admirar que uma cidade que já formou tantos universitários e continua formando…, possui uma população, que têm o privilégio de estudar em ótimas escolas públicas, ainda não tenha surgido um movimento para exigir uma restauração desse lindo monumento que esta se deteriorando às vistas de todo mundo. O Sr. prefeito que têm ótimo relacionamento com o Governo, poderia levantar recursos a fundo perdido e aproveitar o potencial turístico que o lugar oferece, em qualquer lugar do Brasil e do mundo, já estaria sendo explorado passeio de Maria-fumaça, aproveitando os tuneis que são coisas raras. Fica a sugestão.

  44. roberto fernandes disse:

    Quase todas estações ferroviarias estão abandonadas, graças a tucanalha. E olha que a coisa pode piorar,vem
    aí o serra, bruno covas e seus apaniguados. Eles ainda
    não destruiram tudo.

  45. roberto fernandes disse:

    E a coisa ainda pode piorar. As estações estão abandona
    das, graças a tucanalha. Vem aí o serra, bruno covas
    e seus asseclas. Eles vem p\ terminar o estrago.Vide o
    que aconteceu c\ o VLT de Campinas.

  46. juliana disse:

    um lixo nem funciona uma droga

    1. Rubens disse:

      Jogar a culpa só na “tucanalha” não acho correto, até porque a “PenTelhada” nada fez e nada faz para mudar alguma coisa neste País. Veja se estão preocupados em melhorar a vida do cidadão trabalhador e honesto. Veja o que fazem com os aposentados. Todos tem culpa, sejam tucanos, petistas ou outro partido qualquer; os maiores culpados somos nós mesmos que sempre votamos sem avaliar as consequências.

  47. Isaura Bretan disse:

    Aqui em Botucatu não foram os tucanos que abandonaram a ferrovia,mas sim o prefeito do PT que deixou destruirem tudo, literalmente, tudo; fizemos um grande movimento pela estação, ele foi lá,fez umas coisinhas e depois….nem tem mais o que havia em 2003 quando foi feito o movimento;dentro nao tem mais nada,nada.
    Atualmente sei que o tucano João Cury parece que está fazendo reformas lá, reconstruindo e tem um projeto de restauro em andamento.

  48. celso disse:

    me lembro quando viajava trem, era muito legal adorava essa estaçao e uma vergonha como esta hj

  49. abenel severino rodrigues disse:

    quando criança corri muito por esta estação, meu pai Pedro Severino Rodrigues era aj. de trem, depois chefe de trem, tenho muitas lembranças desta estação. Judiação o que deixaram fazer com nosso patrimonio.

  50. em defesa da estação disse:

    Graças a Deus que o prédio será recuperado, porém acredito que nem tudo ficará igual mas vale a pena saber que tomaram tal medida. A estação de Botucatu é patromônio não somente dos botucatuenses mas de todo o Estado de São Paulo. Outras antigas estações precisam também de resgate, pois não é justo que construções de um grande significado histórico seja destruidas pelo tempo e pelo descaso das autoridades. Acredito que grande parte dos botucatuenses torcem para que novamente esse prédio volte a ser um cartão postal. Revendo a história da velha e querida Estrada de Ferro Sorocabana lembramo-nos de quantas vezes viajavamos nos seus trens; quantas vezes viajei na velha Maria Fumaça quando ainda era criança. A última vez foi no ramal de Pirajú, sainda da estação de Manduri. Lembro-me da estação de Itatinga (não aquela de tábuas – horrível por sinal), infelizmente demolida no início dos anos 60 para abertura da Rua Dr. José Tieghi. Algumas fotos sobraram, a despeito do descaso dos governantes da época. Aquela estação era até mais velha do que a de Botucatu já que foi construida em 1925. Para nós itatingueses amadores da história e da preservação de tudo o que é belo, só podemas agradecer e parabenizar aqueles que lutaram pela preservação e recuperação do prédio. Em Itatinga passamos pela mesma tristeza vendo a nossa querida escola “Paulo Thomaz da Silva” completamente abandonada, correndo o risco de ruir. Se Botucatu conseguiu verbas para a recuperação da estação, porque será que Itatinga não consegue? Desleixo das autoridades? Falta de cultura de alguns políticos? ou será falta de vontade em resgatar um pouco do nosso passado já tão desgastado pela ignorância do próprio povo?

    1. Danilo disse:

      Fiquei feliz Rubens, em saber dessa notícia e inclusive pude ver em um noticiário que a restauração já começou, tomara que seja realmente concluída e não acabe igual a Estação de São Manuel.

  51. Rubens Janes disse:

    Desculpem; foi postado como “Em defeza da Estação” Sou Rubens Janes, defensor de tudo o que é belo e histórico.

  52. e lastimavel ver imoveis que perteceu a um tempo !! onde se fez historias se peder por relapso dos governantes, estaduais e municipais…..

  53. Sydney Castro disse:

    Fiz parte dessa historia , conheci a bela estacao estilo frances utilizei os bons trens de luxo os LR de aço e tracionados pelas GE eletricas essa.Gare recebia os passageiros alinhados com destinos a Julio Prestes e ou Presidente Epitacio em 1958 no auge a Sorocaba e Cia Paulista operavam com grandes distancias e muito conforto
    Levei um susto quando vi fotos da estacao do pateo ferroviario do antigo pontilhao enfim tudo acabou
    Viva os grandes dirigentes politicos

  54. Renato Costa disse:

    Utilizei muito essa estação em Botucatu. Que tristeza o abandono!
    Não nasci em Botucatu mas estudei em suas escolas, Grupo Cardoso e Ginásio da Escola Normal.
    É uma cidade que me deixou saudades.

  55. Nilson Martins Domenes disse:

    Caramba! Como tudo mudou! Em 1965 fui á Botucatu para dar aulas de locomotivas elétricas e o local era muito diferente, acreditem.

  56. Alexandre Dezan disse:

    Esta estação foi totalmente restaurado no ano passado, procurem fotos do local.

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga