Estação de Manduri

Quem acessa o São Paulo Antiga frequentemente, já sabe que temos inúmeras estações ferroviárias abandonadas espalhadas por todo o Estado.

Com a extinção do transporte ferroviário de longa distância, praticamente todas as estações começaram a deteriorar-se. Muitas caem no imbróglio jurídico que é a discussão de quem é o proprietário de fato e de direito das estações e enquanto isso não é definido nem prefeituras e nem as empresas ferroviárias preservam suas estações que tornam-se focos de abandono, de acúmulo de lixo, de pixação e decadência.

Na cidade de Manduri, no interior paulista, encontramos mais um exemplo nítido do descaso para com as estações ferroviárias paulistas. A antiga estação, que pertenceu a Sorocabana e posteriormente à Fepasa, está completamente esquecida.

Segundo o site Estações Ferroviárias, a atual estação é a terceira erguida na cidade. As duas anteriores obviamente já foram demolidas há muitos e muitos anos, provavelmente no máximo em meados dos anos 1960, já que a atual estação de Manduri foi inaugurada entre 1963 e 1969.

A antiga estação, em fotografia feita entre os anos 1940 e 1950.

A estação atual me parece um tanto quanto curiosa. A cidade de Manduri é uma cidade relativamente pequena, mas a estação é realmente muito grande. Não acredito que mesmo em seu período de auge a estação necessitou de uma construção tão grande. Os trens de passageiros passaram por ali até 1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban. Deste então apenas trens de carga circulam pela linha, sem parar pela estação.

O local onde encontra-se a estação de Manduri é uma área lateral da cidade e é o mesmo local onde encontra-se a rodoviária da cidade. Esta, é bem menor que a estação ferroviária e é mais adequada ao tamanho da cidade.

Andando pela estação é possível notar o abandono do local. A mesma não encontra-se isolada e por estar aberta é alvo fácil de vandalismo. Por todas as paredes são encontradas pichações e nas salas internas onde seriam bilheterias encontramos acúmulo de lixo. Até carteiras escolares antigas foram encontradas jogadas em um canto da estação.

É mais uma obra feita com o dinheiro público que hoje encontra-se abandonada.

Quer saber mais sobre a estação de Manduri ? Clique aqui e visite o site Estações Ferroviárias, o mais completo e detalhado banco de dados online de estações brasileiras.

Confira outras fotos da estação de Manduri (clique na foto para ampliar):

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15 respostas

  1. Boa tarde, primeiro quero parabeniza-lo pelo belissimo site, q entro todos od dias para conferiri as novidades, sou apaixonado por historia e principalmente por essas construcoes q eu acho q teriam q ter um carinho especial dos nossos governantes para acabar com essa destruicao da memoria do nosso pais, agora falando de manduri, sou residente aq a 6 anos quando vim de santos, e a estacao desde q eu estou aq esta nesse estado lamentavel, e entra prefeito e sai prefeito e ninguem faz nada, manduri e uma cidade q segundo registros historicos foi fundada antes dos anos 10 por causa da estacao ferroviaria, entao temos varias casas e saloes comerciais q foram construidos nessa epoca e ate na decada de 20 pelo menos as casas e os saloes comercias a maioria esta ainda em bom estado.

    1. alo lucas
      sim, voce tem razão, e um desleixo tão grande que chega a dar enjoo, quando penso nestes governantes.
      tudo começou na epoca do senhor franco montoro.
      se voce visitar o parque de trens velhos enferrujados na cidade de botucatu, ai sim da mais revolta.
      imagine eu, que fui criado quase que dentro da estação pois meu pai era ferroviario.
      vi a derrubada da estacao antiga, que ficava no lugar da nova igreja, quando fizeram o primeiro bate estaca da igreja nova, eu(luiz) e dois amigos meus(pedrinho andrade e valdomiro), todos como diz a giria, pititicos, estavamos ao lado, isso penso que no ano de 1957 ou 1958.
      apesar de criticar abaixo as opinios dadas , isento a sua, pois ela esta dentro do alto bom senso.
      grato.

  2. Já começa pelo fato de terem construído uma estação que é quase maior que a cidade inteira… depois, mal construiram-na (meados dos anos 1960) e em seguida (1966) retiraram o trem do ramal que saía dali para Piraju… é impressionante a falta de qualquer visão e planejamento dos nossos dirigentes ferroviários.

  3. Acabou virando depósito de lixo. E parece que vai ser difícil uma restauração. Infelizmente esse é o cenário que encontramos no Brasil, a pouca importância dada à história e preservação do patrimônio público.

    1. E os trens de passageiros de longa distância, por causa desse estado de coisas, acabam sendo deixados de lado.

  4. Adoro o site estaçôes ferroviárias, achei mais bonita a antiga estação ferroviária de Manduri…
    Valeu Douglas.

  5. Nasci em Manduri e morei lá minha infância toda, tenho 31 anos e volto lá pelo menos 2/3 vezes por ano. A estação era movimentadissima, pois a região de Manduri foi nas décadas de 50 e 70 uma das regiãoes de maior produção de café do Estado de São Paulo. A cidade é pequena e governada por duas familias que se revesam na prefeitura desde sempre, e tenho muitas duvidas se algum dia será diferente. Era uma estação que recebia muitos passageiros, muitos trabalhadores, mas infelizmente uma restauração alí é imposível de aocntecer. Vale conhecer a cidade, ainda existem nela muitos casarões do inicio do século XX, e até algumas instalações fabris.

  6. QUE TRISTEZA VER TUDO ISSO DESSE JEITO,O PAÍS DO ABANDONO,QUANTO COISA PODERIA SER APROVEITADA,MEUS PAIS MORAM EM MANDURI,MEUS AVÓS VIVERAM A VIDA AI TAMBEM,LAZARO DE FREITAS,TIO ANTONIO PIOVANI DE FREITAS,QUE POR SINAL TRABALHOU NESTA ESTAÇÃO POR MUITOS ANOS,AINDA ME LEMBRO DO TEMPO DO RAMAL PARA PIRAJU, DA MARIA FUMAÇA, QUE SAUDADE,ESSE ABANDONO E DOLORIDO.

    PAULO ROBERTO

  7. de luiz de jesus vanitelli
    nasci em 08/03/1948, em manduri, e meu pai era
    ferroviario.
    e as pessoas desejam comentar ou criticar então que
    façam com criterios e com conhecimento de causa.
    em manduri existia um dos maiores entrepostos de guarda de sacas de cafe, ligado a estação e que era despachado para o porto de santos para exportação.
    tambem era despachado via trem , grandes quantidades de gado, me lembro quando criança nos ficavamos vendo isso, e apos nos ficavamos andando em cima dos trens para vermos animais que eram mandados para os grandes frigorificos em são paulo.
    manduri era o tronco de um ramal para a cidade de piraju, onde as pessoas que iam para o sul do estado de sao paulo, se utilizavam deste ramal. quem em manduri, que passou por essa fase nunca foi de maria fumaça para a cidade de piraju.
    portanto gente, não e o tamanho da cidade que dita o tamanho da estaçao, mas sim a movimentacao dos produtos produzidos na regiao……
    então gente, para falar que tenham dominio da informação.
    grato.

    1. Muito bem Luiz. Minha família também tem vários ferroviários, inclusive meu pai. Sou Manduriense. Tristeza o que ocorre com as ferrovias no Brasil.

  8. de luiz de jesus vanitelli
    desculpe, esqueci de dizer uma coisa.
    vendo a foto da estacao antiga de manduri, meu pai
    e o primeiro a esquerda, o senhor teodoro vanitelli,
    onde teodoro vem do grego que quer dizer, presente de
    deus, comunista convicto, onde sua historia esta retratado no site do comite de veteranos de guerra da cidade de moscou, russia.
    em russo, teodoro seria Fiodor.
    muito obrigado.

  9. Gostei muito do site. Sou a favor de conhecer e preservar a história. Concordo com o Sr. Luiz de Jesus quando fala da estação ferroviária de Manduri. Tenho 42 anos e a viagem de trem de SP à Manduri fez parte de minha infância e cheguei a ver o grande movimento que tinha por lá, nesta época de passageiros e transporte de cargas. Minha família quando mudou-se para SP teve a mudança transportada de trem. Pena que no país este meio de transporte foi abandonado pelos governantes, pois vemos países desenvolvidos que continuam investindo e modernizando as ferrovias.

  10. Na minha cidade (Guariba) a estação ferroviária virou rodoviária e é de certa forma, bem ou mal, conservada.
    No entanto havia outra importante estação de trem, esta abandonada, porém ainda exibindo sua arquitetura simples mas com muita historia: estação Hammond, na fazenda Barreiro…..foi um importantíssimo ponto para o escoamento do café da Mogiana, no inicio do século passado. Valeria a pena documenta-la….Guariba está a aprox. 300km de São Paulo capital, entre Araraquara e Ribeirão Preto, vizinha a Jaboticabal.

  11. A Estação de Maduri era utilizada para transporte de gado. Acredito que foi muito utilizada, por isso, o tamanho exagerado.

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