O patrimônio histórico paulista é com certeza um dos mais valiosos do Brasil. Por todo o nosso Estado podemos contemplar as mais diversas construções históricas e representativas possíveis. São casarões, palácios, monumentos, prédios e também muitas estações ferroviárias. E são estas estações espalhadas por São Paulo, que talvez hoje representem um dos maiores crimes contra o patrimônio histórico nacional.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Construídas a partir do final do século XIX e durante parte do século XX durante muito tempo serviram não só para escoar a produção agrícola do interior, como o café, mas também para transportar pessoas. Com o tempo foi se dando prioridade ao transporte rodoviário e cada vez menos deu-se atenção às ferrovias como transporte urbano. O sistema foi se deteriorando, estações foram sendo desativadas, outras demolidas até que com a privatização o transporte de passageiros praticamente desapareceu, ficando restrito apenas na Grande São Paulo pela CPTM e alguns trens turísticos.

Interior da estação de São Manuel, abandonada :: Clique para ampliar.

Botucatu, Vila Augusta (Guarulhos), Luiz Carlos são apenas alguns exemplos cadastrados aqui no blog São Paulo Antiga de estações ferroviárias que sucumbiram ante ao descaso do poder público e também à burocracia que muitas vezes envolve a recuperação destes imóveis.

A estação que abordo aqui é a do município de São Manuel. A cidade possui estação desde 1888 no período da extinta Cia Ytuana, e o atual prédio é de 1911.

A estação em 1938, bem diferente dos dias atuais.

Visitar a estação de São Manuel é um grande desgosto a qualquer amante do patrimônio histórico e uma visão cruel do desrespeito ao dinheiro público. Construída com o tributo de nossos antepassados o que resta hoje é um prédio vazio, repleto de lixo, mato alto e muita pichação.

Entretanto, mesmo assim não é possível deixar de notar a beleza do imóvel que impressiona, e muito, a quem passa por lá pela primeira vez e causa suspiros nostálgicos a quem passa com frequência. A riqueza de detalhes se faz presente por toda a fachada e também pelo interior da construção. Além disso ao lado há o prédio do armazém da estação que hoje está igualmente abandonado e serve de abrigo de moradores de rua.

Por toda a construção é possível ver a combinação de descaso e vandalismo. Não há uma parede interna que não esteja com pichações, todos os pisos de madeira foram roubados e o teto possui infiltrações que no futuro poderão fazer o prédio vir a desabar. A própria placa que identifica a parada “São Manuel” na plataforma está praticamente irreconhecível, vencida pela corrosão.

Placa que mostra o nome da estação está irreconhecível :: Clique para ampliar

Nós do blog São Paulo Antiga e Ralph Giesbrecht do site Estações Ferroviárias, fizemos recentemente um tour por algumas cidades do interior do Estado para verificar como estão as estações ferroviárias espalhadas por São Paulo. O resultado desta viagem vocês irão conhecer aqui no blog a partir desta semana com São Manuel e nas semanas seguintes com novos locais. O que constatamos por ai é realmente muito triste.

Para maiores detalhes e curiosidades sobre a estação de São Manuel e também para conhecer cerca de 4500 outras estações espalhadas por todo o Brasil, recomendamos que visitem o site Estações Ferroviárias. O maior e mais completo banco de dados sobre estações do país. É imperdível: http://www.estacoesferroviarias.com.br

Conheça mais sobre a estação de São Manuel no site Estações Ferroviárias, clicando aqui.

Conheça também outras estações ferroviárias abandonadas (ou não) cadastradas no São Paulo Antiga:

Confira abaixo uma galeria com 51 fotos que fizemos em São Manuel (clique nas miniaturas para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Katiúcia 09/09/2010 at 08:29

    Apesar do estado precário, uma restauração cairia bem, pois ainda há algum piso preservado e portas e janelas ainda não foram totalmente arrancadas…o piso de madeira parece já ter cedido…bom, espero que realmente seja restaurada em breve.

    Reply
  • Renata 09/09/2010 at 18:10

    Mas o pessoal tem sempre que jogar lixo e causar poluição visual em patrimônios históricos, impressionante. E onde está o governo para restaurar?

    Reply
  • Gustavo Moreira 11/09/2010 at 21:48

    Que pena! O prédio poderia ser restaurado e virar um polo cultural, fica a torcida 😉

    Reply
  • Sheila 21/09/2010 at 14:56

    Ai gente! Que desperdício. Lindo prédio desvalorizado tão próximo a residências. Será que o pessoal que mora ali perto não tem um pingo de interesse em cobrar da prefeitura uma restauração e um uso aproveitável para eles mesmos. Deve ser horrível morar ao lado de um local que serve de abrigo para desocupados.

    Reply
  • Ramon 10/10/2010 at 22:08

    Pessoal , há boas novas ;D
    Está sendo divulgado na imprensa aqui de São Manuel , que a estação pode ser REFORMADA, pela associação dos artistas , que esta abrindo um pólo em São Manuel.
    Eles vão reformar com fundos da própria entidade e da prefeitura , que já conta com o dinheiro na Caixa , um rolo assim.
    Eles não irão restaurar porque ia requerer muito mais tempo e dinheiro , trabalho dobrado que eles não querem.
    Na minha opinião já está de muuuito bom tamanho essa reforma , pois também anunciaram que já pretendem colocar corais, festas e enfeites natalinos já em 2010.Pra mim isso é muito bom , por que moro no bairro no alto dessa subida e , sempre que desço ao centro passo por ali. Lá irão acontecer várias coisas ligadas à cultura, porém não sei detalhar realmente o que.
    Parabéns pelo blog e por lembrar de nossa pequena grande São Manuel. \o/

    Reply
  • Ramon 11/10/2010 at 14:56

    FONTE : http://www.eunosite.com.br/index.php/coisas-da-politica/3473-estacao-de-sm-pode-ser-reformada

    Lembrando que: O piso não foi roubado , e sim retirado , pelos próprios funcionários da ALL , que fizeram uma limpeza geral , até retiraram as telhas e fizeram um recuo naquele pátio que era usado no embarque de passageiros. Obs: Coisa que não durou muito tempo ;D

    Reply
  • Ramon 15/10/2010 at 20:05

    Hoje saiu no jornal daqui: ESTAÇÃO DE TREM COMEÇA A SER REFORMADA!

    \o/ que bom! será um centro cultural , e tambem pode abrigar a diretoria de cultura de São Manuel.
    Começaram a retirar as telhas, que serão limpas e impermeabilizadas, e reutilizadas.
    Ate q emfim! rs

    Reply
  • Tweets that mention Estação de São Manuel — São Paulo Antiga — Topsy.com 16/10/2010 at 23:19

    […] This post was mentioned on Twitter by Paulista Com Orgulho, Marcelo Petazoni. Marcelo Petazoni said: Estação de São Manuel – SP http://bit.ly/aI5mep (Via @SaoPauloAntiga) […]

    Reply
  • bia 05/11/2010 at 21:14

    se eles restaurassem isso, iam ter muitos turistas, eles ganhariam muito dinheiro. então, nessa reforma eles não tem o que perder

    Reply
  • Ramon 09/11/2010 at 14:16

    Pois é Bia. Acho que São Manuel dará um passo importante para a vinda de novos turistas , que só trarão beneficios.

    Passo por ali tdos os dias, e estão finalizando a retirada das telhas do antigo galpão. No predio principal somente limparam.

    Reply
  • Ramon 18/11/2010 at 13:40

    Pessoal , um aviso IMPORTANTE:

    A Associação dos Artistas, com 10 anos de trabalho sócio-cultural no Estado de São Paulo e que tomou a iniciativa de impedir maiores danos aos prédios históricos da estação, estará promovendo em parceria com a Prefeitura Municipal de São Manuel e Associação Preservar o primeiro movimento em prol da recuperação do antigo complexo que pertencia à a Estrada de Ferro Sorocaba no auge do café.

    Com o objetivo de manter a beleza arquitetônica da época e com o propósito de transformar o local num centro cultural para beneficiar o município com cursos de capacitação artística para crianças, jovens, adultos e idosos, a Associação dos Artistas pretende após a recuperação instalar 12 modalidades de cursos profissionalizantes para 1.200 pessoas e inteiramente gratuitos. Para que a idéia seja concluída, antes é preciso iniciar a recuperação dos prédios para que seja mantido fora do risco de vândalos e do desgaste causados pelo tempo.

    Os trabalhos já foram iniciados com a retirada dos telhados e o fechamento do antigo prédio da administração, mas os recursos são pequenos. O comércio local tem ajudado com descontos em materiais de construção e doações. Também está correndo uma ação em prol da recuperação ao custo de R$ 10,00 o bilhete (réplica dos antigos bilhetes utilizados na época).

    Para complementar a arrecadação e, poder informar a população dos acontecidos já no local, a Associação estará promovendo uma carreata com a participação dos fusqueteiros, bicicleteiros, motoqueiros, cavaleiros, cães e quem mais quiser participar e que, saíra no próximo dia 21 de novembro às 17hs da Praça Tonico e Tinoco rumo ao pátio da estação, onde haverá apresentação de alguns grupos artísticos da cidade. No local terá uma tenda para a venda dos bilhetes e bebidas onde o que for arrecadado será investido na obra.

    VALE A PENA ESTAR PRESENTE, COM CERTEZA ESTAREI!

    xD

    Reply
  • Ramon 19/11/2010 at 14:34

    Pessoaal! Começaram a pintar ! Tá demaais!
    Ao responsavel pelo blog, ficaria bem legal , colocar fotos de ANTES e DEPOIS ,ia ficar muito legal msm .

    Reply
  • Karin Peixoto 19/11/2010 at 21:19

    Fiquei muito feliz em ler nos comentarios acima que a estação de São Manuel esta sendo reformada, isso é motivo de grande alegria para nós!
    Embora tenha nascido e crescido em São Paulo capital, tenho verdadeiro fascinio por trens, e nada me daria mais felicidade do que a volta dos mesmos.
    Hoje moro em Sorocaba, e por aqui e estação começou a ser restaurada más acho que pararam as obras (uma pena pois ela é muito bonita mesmo!) ouvi na JP local que ha tramitando na camara dos veradores uma proposta para a volta dos trens de passageiros aqui na região. Espero ser verdade.

    Reply
  • Vanderlei Antonio Zago 06/12/2010 at 16:59

    Outra bela estação ferroviária, como também lembrando a bela estação de Cachoeira Paulista/SP riquíssima em detalhes e história, e que agoniza por uma reforma que nunca chega…

    Reply
  • aquinaojacare 25/07/2011 at 03:44

    Nossa que felicidade! Eu ainda não conheço S. Manoel mas sou encantada! Meu bisavo quando veio da Italia foi para SP capital em destino a S.Manoel trabalhar em uma fazenda. E la nasceu o meu avo e mais 3 irmãos! Quando meu vo tinha uns 18 anos eles se mudaram para Londrina no PR. De todos sobrou minha tia- avo que foi visitar sua cidade natal depois de decadas e nao ficou nada contente com a estação de trem. Se alguém pertencer a familia RICCI, por favor entre em contato joicytrissi@hotmail.com pois eu sei que ficou alguém da familia por la! O nome do meu bisa é Massiminio Ricci. Logo irei visitar S.Manoel afinal eu tenho um “pésinho” la!!! E que tudo de certo para a reforma da estação! Com certeza tera mais turismo pois muitos imigrantes foram destinados a ir para S.Manoel.

    Reply
    • Ramon 11/10/2011 at 23:16

      Legal que vc quer conhecer as origens! Venha sim , sei de vários Ricci’s aqui pela cidade ; a estação está muito feia e parte o coração , mas por outro lado , temos o Museu Pe. Manoel da Nóbrega (um dos mais conservados do interior paulista) , o Jardim Municipal (que foi recentemente reformado e é lindo de morrer) , o Santuário Sta. Terezinha (dá arrepios só de olhar a sua imponência na paisagem) , os casarões antigos , outras importantes igrejas , coisas lindas que poucos conhecem mas que valem a pena conhecer… Procure esses nomes no Google e dê uma conferida , eu sou suspeito a falar , kkk, será muito bem vinda nas terras manuelinas!

      Reply
  • Ramon 11/10/2011 at 23:11

    Pessoal , péssimas notícias.
    As obras pararam já faz um tempo , culpa de nosso ilustríssimo prefeito , Sr. Tharcílio Baroni. A obra estava sendo tocada pela Associação dos Artistas, ia indo muito bem. Até que o prefeito mandou parar tudo , disse que ia tocar a obra , e está parada há meses e nenhuma telha foi recolocada. É de cortar o coração , ainda mais o meu , que sou sãomanuelense fanático e amo esse lugar , passar todos os dias por lá e ver o abandono total … Mas eu tenho esperança , que um dia ela estará linda e tendo uma grande utilidade ; quero fazer parte do projeto de restauro. Se Deus quiser! 😉

    Reply
  • Jaboto 17/12/2011 at 20:45

    Eu acho que deveriam cuidar dessa antiga estação, porque é uma história e um prédio muito bonito e também muito histórico. Eu acho que deveriam reformar para fazer outra estação ou,fazer um museu de trens. A única coisa que está conservada na estação é o ladrilho hidráulico, mas deveria estar mais. A minha maior reclamação são as pombas porque elas fazem muita sujeira lá e o pior é que elas trazem doenças mas eu tenho dó de tirar elas de lá. Também lá tem pessoas drogadas, na minha opinião isso é um perigo.

    Reply
  • guilherme salles de campos 29/02/2012 at 22:49

    que estação fantastica foi umas das contruções ferroviarias mais bonitas que ja vi,arquitetura elegante e com uma tipologia incrivel,com influências art nouveal e neobizantino nas arcadas laterais importantissimo exemplar digno de configurar nas listagens de bens historicos no ambito estadual [condephaat],quem sera o arquiteto,pois não se trata de obra amadora,demaaais,so me choca a administração publica,isto inclui tb a promotoria da cidade que horror,descaso,desperdicio um conjunto tão espetacular abandonado,prefeito que vergonha,sem palavras diria incompreensivel!associação dos artistas de são manuel não de mole p este prefeito,exija da promotoria publica uma solução p o problema,boa sorte companheiros defesores da memória e cultura de são manuel,vcs tem que se orgulhar de ter uma estação ao meu ver tão magnifica como a do grande arquiteto sueco victor dubugras em mainrinque sp.

    Reply
  • Danilo 11/04/2012 at 13:34

    Um tempo atraz eu tive informações que esta estação estava reformada e recuperada. Agora não estou entendendo mais nada.

    Reply
  • Sandra 16/07/2012 at 13:40

    Se reformada e com passeios de trem, do tipo Maria Fumaça, seria um ótimo local de turismo, cheio de pessoas e com dinheiro, sim, dinheiro; aquilo que move as vontades do mundo; entrando para os cofres públicos. Governo burro é assim, impede o andamento de uma obra que pode ser muito mais rentável do que custosa…

    Reply
  • Luís Carlos 07/09/2012 at 13:23

    Meu Deus do Céu, o que que aconteceu com esse País? Um prédio histórico, maravilhoso desse, ABANDOBADO, servindo para esses mal—os pixadores! O Brasileiro parece que não gosta, tem raiva de coisas antigas, e nem tão antigas assim! Parece que não vêem a hora de derrubar tudo! Colocar tudo no chão! Morei numa casa que têm uns 80 anos, reformada, pé direito alto, com Frontão, janelas enormes enormes, e que serve hoje como escritório para nossa empresa, e mais à frente, farei uma nova reforma para deixa-la ainda mais bonita. O Brasileiro viaja milhares de quilômetros para vêr coisas antigas na Europa, e não dá o mínimo valor para o que temos aqui!

    Reply
  • Jefferson Eduardo 23/05/2013 at 12:56

    “Infeliz o povo acrítico que ignora a sua História, despreza os seus herois e mitifica a mediocridade!”

    Reply
  • Alvaro Palma 25/05/2013 at 17:40

    Belíssima obra de arte … pena que deixada ao abandono, de tudo o que foi dito há de salientar que é uma pedaço de história que é negligenciada … pena …

    Reply
  • Cavaleiro com Solitária 16/09/2013 at 13:17

    Eu Penso que a prefeitura deveria de usar o poder de barganhar com alguma construtora que fizer qualquer obra pública nessa cidade. Impor a ela que reforme sem custos, e com direito a divulgação prédios como estes, que são carregados de história não só da cidade mas como do Brasil. Pois muitos participaram dessa história.

    Reply
  • Milton Tavares Cardoso 06/10/2013 at 22:25

    Quanto a essa estação de São Manuel de arquitetura arrojada e entregue as baratas, o povão imenso tem a ver com isso tbm, tanto por em prática em dar um grau na mesma como cobrar do governo em restauração tbm, pois a estação foi erguida não foi com recursos de conta corrente do governo, não, foi de recursos sociais. O governo poderia dar as costas se fosse de seus próprios recursos, mas, não foi. Tem q cobrar insistentemente do mesmo e mesmo o próprio povo em reagir, fazer de algo numa revitalização porq é história.

    Reply