Imóveis Antigos

Estação de São Manuel

Comments (26)
  1. Katiúcia disse:

    Apesar do estado precário, uma restauração cairia bem, pois ainda há algum piso preservado e portas e janelas ainda não foram totalmente arrancadas…o piso de madeira parece já ter cedido…bom, espero que realmente seja restaurada em breve.

  2. Renata disse:

    Mas o pessoal tem sempre que jogar lixo e causar poluição visual em patrimônios históricos, impressionante. E onde está o governo para restaurar?

  3. Gustavo Moreira disse:

    Que pena! O prédio poderia ser restaurado e virar um polo cultural, fica a torcida 😉

  4. Sheila disse:

    Ai gente! Que desperdício. Lindo prédio desvalorizado tão próximo a residências. Será que o pessoal que mora ali perto não tem um pingo de interesse em cobrar da prefeitura uma restauração e um uso aproveitável para eles mesmos. Deve ser horrível morar ao lado de um local que serve de abrigo para desocupados.

  5. Ramon disse:

    Pessoal , há boas novas ;D
    Está sendo divulgado na imprensa aqui de São Manuel , que a estação pode ser REFORMADA, pela associação dos artistas , que esta abrindo um pólo em São Manuel.
    Eles vão reformar com fundos da própria entidade e da prefeitura , que já conta com o dinheiro na Caixa , um rolo assim.
    Eles não irão restaurar porque ia requerer muito mais tempo e dinheiro , trabalho dobrado que eles não querem.
    Na minha opinião já está de muuuito bom tamanho essa reforma , pois também anunciaram que já pretendem colocar corais, festas e enfeites natalinos já em 2010.Pra mim isso é muito bom , por que moro no bairro no alto dessa subida e , sempre que desço ao centro passo por ali. Lá irão acontecer várias coisas ligadas à cultura, porém não sei detalhar realmente o que.
    Parabéns pelo blog e por lembrar de nossa pequena grande São Manuel. \o/

  6. Ramon disse:

    FONTE : http://www.eunosite.com.br/index.php/coisas-da-politica/3473-estacao-de-sm-pode-ser-reformada

    Lembrando que: O piso não foi roubado , e sim retirado , pelos próprios funcionários da ALL , que fizeram uma limpeza geral , até retiraram as telhas e fizeram um recuo naquele pátio que era usado no embarque de passageiros. Obs: Coisa que não durou muito tempo ;D

  7. Ramon disse:

    Hoje saiu no jornal daqui: ESTAÇÃO DE TREM COMEÇA A SER REFORMADA!

    \o/ que bom! será um centro cultural , e tambem pode abrigar a diretoria de cultura de São Manuel.
    Começaram a retirar as telhas, que serão limpas e impermeabilizadas, e reutilizadas.
    Ate q emfim! rs

  8. bia disse:

    se eles restaurassem isso, iam ter muitos turistas, eles ganhariam muito dinheiro. então, nessa reforma eles não tem o que perder

  9. Ramon disse:

    Pois é Bia. Acho que São Manuel dará um passo importante para a vinda de novos turistas , que só trarão beneficios.

    Passo por ali tdos os dias, e estão finalizando a retirada das telhas do antigo galpão. No predio principal somente limparam.

  10. Ramon disse:

    Pessoal , um aviso IMPORTANTE:

    A Associação dos Artistas, com 10 anos de trabalho sócio-cultural no Estado de São Paulo e que tomou a iniciativa de impedir maiores danos aos prédios históricos da estação, estará promovendo em parceria com a Prefeitura Municipal de São Manuel e Associação Preservar o primeiro movimento em prol da recuperação do antigo complexo que pertencia à a Estrada de Ferro Sorocaba no auge do café.

    Com o objetivo de manter a beleza arquitetônica da época e com o propósito de transformar o local num centro cultural para beneficiar o município com cursos de capacitação artística para crianças, jovens, adultos e idosos, a Associação dos Artistas pretende após a recuperação instalar 12 modalidades de cursos profissionalizantes para 1.200 pessoas e inteiramente gratuitos. Para que a idéia seja concluída, antes é preciso iniciar a recuperação dos prédios para que seja mantido fora do risco de vândalos e do desgaste causados pelo tempo.

    Os trabalhos já foram iniciados com a retirada dos telhados e o fechamento do antigo prédio da administração, mas os recursos são pequenos. O comércio local tem ajudado com descontos em materiais de construção e doações. Também está correndo uma ação em prol da recuperação ao custo de R$ 10,00 o bilhete (réplica dos antigos bilhetes utilizados na época).

    Para complementar a arrecadação e, poder informar a população dos acontecidos já no local, a Associação estará promovendo uma carreata com a participação dos fusqueteiros, bicicleteiros, motoqueiros, cavaleiros, cães e quem mais quiser participar e que, saíra no próximo dia 21 de novembro às 17hs da Praça Tonico e Tinoco rumo ao pátio da estação, onde haverá apresentação de alguns grupos artísticos da cidade. No local terá uma tenda para a venda dos bilhetes e bebidas onde o que for arrecadado será investido na obra.

    VALE A PENA ESTAR PRESENTE, COM CERTEZA ESTAREI!

    xD

  11. Ramon disse:

    Pessoaal! Começaram a pintar ! Tá demaais!
    Ao responsavel pelo blog, ficaria bem legal , colocar fotos de ANTES e DEPOIS ,ia ficar muito legal msm .

  12. Karin Peixoto disse:

    Fiquei muito feliz em ler nos comentarios acima que a estação de São Manuel esta sendo reformada, isso é motivo de grande alegria para nós!
    Embora tenha nascido e crescido em São Paulo capital, tenho verdadeiro fascinio por trens, e nada me daria mais felicidade do que a volta dos mesmos.
    Hoje moro em Sorocaba, e por aqui e estação começou a ser restaurada más acho que pararam as obras (uma pena pois ela é muito bonita mesmo!) ouvi na JP local que ha tramitando na camara dos veradores uma proposta para a volta dos trens de passageiros aqui na região. Espero ser verdade.

  13. Vanderlei Antonio Zago disse:

    Outra bela estação ferroviária, como também lembrando a bela estação de Cachoeira Paulista/SP riquíssima em detalhes e história, e que agoniza por uma reforma que nunca chega…

  14. aquinaojacare disse:

    Nossa que felicidade! Eu ainda não conheço S. Manoel mas sou encantada! Meu bisavo quando veio da Italia foi para SP capital em destino a S.Manoel trabalhar em uma fazenda. E la nasceu o meu avo e mais 3 irmãos! Quando meu vo tinha uns 18 anos eles se mudaram para Londrina no PR. De todos sobrou minha tia- avo que foi visitar sua cidade natal depois de decadas e nao ficou nada contente com a estação de trem. Se alguém pertencer a familia RICCI, por favor entre em contato joicytrissi@hotmail.com pois eu sei que ficou alguém da familia por la! O nome do meu bisa é Massiminio Ricci. Logo irei visitar S.Manoel afinal eu tenho um “pésinho” la!!! E que tudo de certo para a reforma da estação! Com certeza tera mais turismo pois muitos imigrantes foram destinados a ir para S.Manoel.

    1. Ramon disse:

      Legal que vc quer conhecer as origens! Venha sim , sei de vários Ricci’s aqui pela cidade ; a estação está muito feia e parte o coração , mas por outro lado , temos o Museu Pe. Manoel da Nóbrega (um dos mais conservados do interior paulista) , o Jardim Municipal (que foi recentemente reformado e é lindo de morrer) , o Santuário Sta. Terezinha (dá arrepios só de olhar a sua imponência na paisagem) , os casarões antigos , outras importantes igrejas , coisas lindas que poucos conhecem mas que valem a pena conhecer… Procure esses nomes no Google e dê uma conferida , eu sou suspeito a falar , kkk, será muito bem vinda nas terras manuelinas!

  15. Ramon disse:

    Pessoal , péssimas notícias.
    As obras pararam já faz um tempo , culpa de nosso ilustríssimo prefeito , Sr. Tharcílio Baroni. A obra estava sendo tocada pela Associação dos Artistas, ia indo muito bem. Até que o prefeito mandou parar tudo , disse que ia tocar a obra , e está parada há meses e nenhuma telha foi recolocada. É de cortar o coração , ainda mais o meu , que sou sãomanuelense fanático e amo esse lugar , passar todos os dias por lá e ver o abandono total … Mas eu tenho esperança , que um dia ela estará linda e tendo uma grande utilidade ; quero fazer parte do projeto de restauro. Se Deus quiser! 😉

  16. Jaboto disse:

    Eu acho que deveriam cuidar dessa antiga estação, porque é uma história e um prédio muito bonito e também muito histórico. Eu acho que deveriam reformar para fazer outra estação ou,fazer um museu de trens. A única coisa que está conservada na estação é o ladrilho hidráulico, mas deveria estar mais. A minha maior reclamação são as pombas porque elas fazem muita sujeira lá e o pior é que elas trazem doenças mas eu tenho dó de tirar elas de lá. Também lá tem pessoas drogadas, na minha opinião isso é um perigo.

  17. guilherme salles de campos disse:

    que estação fantastica foi umas das contruções ferroviarias mais bonitas que ja vi,arquitetura elegante e com uma tipologia incrivel,com influências art nouveal e neobizantino nas arcadas laterais importantissimo exemplar digno de configurar nas listagens de bens historicos no ambito estadual [condephaat],quem sera o arquiteto,pois não se trata de obra amadora,demaaais,so me choca a administração publica,isto inclui tb a promotoria da cidade que horror,descaso,desperdicio um conjunto tão espetacular abandonado,prefeito que vergonha,sem palavras diria incompreensivel!associação dos artistas de são manuel não de mole p este prefeito,exija da promotoria publica uma solução p o problema,boa sorte companheiros defesores da memória e cultura de são manuel,vcs tem que se orgulhar de ter uma estação ao meu ver tão magnifica como a do grande arquiteto sueco victor dubugras em mainrinque sp.

  18. Danilo disse:

    Um tempo atraz eu tive informações que esta estação estava reformada e recuperada. Agora não estou entendendo mais nada.

  19. Sandra disse:

    Se reformada e com passeios de trem, do tipo Maria Fumaça, seria um ótimo local de turismo, cheio de pessoas e com dinheiro, sim, dinheiro; aquilo que move as vontades do mundo; entrando para os cofres públicos. Governo burro é assim, impede o andamento de uma obra que pode ser muito mais rentável do que custosa…

  20. Luís Carlos disse:

    Meu Deus do Céu, o que que aconteceu com esse País? Um prédio histórico, maravilhoso desse, ABANDOBADO, servindo para esses mal—os pixadores! O Brasileiro parece que não gosta, tem raiva de coisas antigas, e nem tão antigas assim! Parece que não vêem a hora de derrubar tudo! Colocar tudo no chão! Morei numa casa que têm uns 80 anos, reformada, pé direito alto, com Frontão, janelas enormes enormes, e que serve hoje como escritório para nossa empresa, e mais à frente, farei uma nova reforma para deixa-la ainda mais bonita. O Brasileiro viaja milhares de quilômetros para vêr coisas antigas na Europa, e não dá o mínimo valor para o que temos aqui!

  21. Jefferson Eduardo disse:

    “Infeliz o povo acrítico que ignora a sua História, despreza os seus herois e mitifica a mediocridade!”

  22. Alvaro Palma disse:

    Belíssima obra de arte … pena que deixada ao abandono, de tudo o que foi dito há de salientar que é uma pedaço de história que é negligenciada … pena …

  23. Cavaleiro com Solitária disse:

    Eu Penso que a prefeitura deveria de usar o poder de barganhar com alguma construtora que fizer qualquer obra pública nessa cidade. Impor a ela que reforme sem custos, e com direito a divulgação prédios como estes, que são carregados de história não só da cidade mas como do Brasil. Pois muitos participaram dessa história.

  24. Quanto a essa estação de São Manuel de arquitetura arrojada e entregue as baratas, o povão imenso tem a ver com isso tbm, tanto por em prática em dar um grau na mesma como cobrar do governo em restauração tbm, pois a estação foi erguida não foi com recursos de conta corrente do governo, não, foi de recursos sociais. O governo poderia dar as costas se fosse de seus próprios recursos, mas, não foi. Tem q cobrar insistentemente do mesmo e mesmo o próprio povo em reagir, fazer de algo numa revitalização porq é história.

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.