Entra em cartaz neste sábado, dia 19, no Museu da Energia, a exposição São Paulo pelas lentes de Gaensly”, com o registro de Guilherme Gaensly, considerado um dos mais importantes fotógrafos a retratar a paisagem urbana de São Paulo do início do século passado. Ainda na data acontece uma visita temática às 11 horas, com a presença de Maria Fernanda Mendes e Freitas e Danieli Giovanini, curadoras da exibição.

Praça da Sé / Acervo da Fundação Energia e Saneamento (clique para ampliar)

A exposição gratuita apresenta, além de objetos e documentos, uma seleção do maior acervo fotográfico conhecido do fotógrafo suíço, preservado pela Fundação Energia e Saneamento. Gaensly mudou-se com a família para a Bahia aos cinco anos de idade e já adulto e consolidado na profissão, transferiu-se para São Paulo, onde trabalhou para a companhia de energia Light entre 1899 e 1925. 

Nos destaques da mostra, o público vai conhecer a câmera de Grande Formato 5×7″, modelo similar utilizado pelo fotógrafo na época, cartas da Light para Gaensly, desenhos técnicos de iluminação pública, tais como os postes instalados no período pela empresa.

Com a finalidade de fotografar as obras e patrimônio da Light, Gaensly acabou realizando uma extensa memória visual de São Paulo no período, registro único da cidade que, em plena transformação urbana, deixava para trás suas características rurais.

Para Maria Fernanda Mendes e Freitas, Coordenadora do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Energia e Saneamento, a exposição chega em um momento oportuno, “neste ano completam-se 120 anos do início da atuação da Light no Brasil e a exibição faz parte dessa celebração. Através das lentes de Gaensly é possível observar a transição da cidade para a modernidade. Com o acesso à energia elétrica, a metrópole começa a desenhar o seu desenvolvimento urbano”, destaca Maria Fernanda que também é co-curadora da mostra.

São Paulo pelas lentes de Gaenslyfica disponível até março de 2020 para visitação.

EXPOSIÇÃO “SÃO PAULO PELAS LENTES DE GAENSLY 

GRATUITO
Local: Museu da Energia de São Paulo

Data: 19/10/2019 a 28/03/2020

Horários: 10 às 17 horas

Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos

Mais Informações: (11) 3224-1489

www.museudaenergia.org.br

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • ARNALDO CALEFFI 16/10/2019 at 16:13

    Saber que é uma das áreas mais degradadas da cidade, uma pena não preservar nada..

    Reply
  • Alvaro da Cunha Caldeira. 17/10/2019 at 12:32

    Acompanho desde há muito os trabalhos de Gaensly. São, de fato, a melhor coleção sobre o assunto. Parabéns aos organizadores da mostra.

    Reply
  • Elizabeth Nazareth Viegas 17/10/2019 at 14:19

    Obrigada Douglas Nascimento. Estarei lá entre os encantos das digitais da época do Império, nas européias engenharias aliás, presentes em todos os nossos Estados!
    Lamentáveis destruições…
    120 anos…pouco tempo!
    Abraço.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: