Muitas vezes alguns imóveis ficam anos abandonados e esquecidos e entram em franca decadência. Sem cuidados, telhados tem o madeiramento apodrecido e desabam, infiltrações enfraquecem paredes, canos velhos enferrujam e causam vazamentos, até que um dia a estrutura, debilitada, desaba por completo. Algumas vezes as fachadas sobrevivem, e parece ter sido o caso aqui.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Localizado na Rua João de Moraes, no município paulista de Itapira, este antigo armazém ou garagem foi construído entre as décadas de 1910 e 1930. O interior do imóvel e o telhado já não existem mais há vários anos, mas por algum motivo preservaram a fachada, que é muito bonita. Com algum esforço dá até para notar um rosto ai (o que é chamado de pareidolia).

Fica aqui uma sugestão ao proprietário: Com um pouco de trabalho, massa corrida e uma boa pintura esta fachada fica impecável. E é possível construir qualquer coisa ai preservado a fachada, o que seria não apenas um gesto nobre para a memória da cidade como uma atitude simpática.

 

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • amaury 05/06/2014 at 14:52

    olá Douglas. no Google Street View esse imóvel aparece com teto e tudo. a Captiva do Google deve ter passado por lá há bastante tempo.
    por outro lado, muito interessante o imóvel que fica à direita de quem olha para esse armazém. você tem alguma informação sobre esse outro imóvel?

    Reply
  • danielpardo2015 28/02/2015 at 19:42

    Dá para aproveitar a fachada e construir uma laje para proteger o imóvel.

    Reply
  • William Lima 31/05/2015 at 16:10

    o imóvel da direita, é um belo casarão restaurado, e funciona uma seguradora, pelo que parece essa garagem é parte do terreno do casarão, mas por algum motivo não foi recuperado

    Reply