Grande São Paulo

Grande Hotel Bristol

Comments (8)
  1. Quando fotografei o prédio em 2007, lembro dos noias vindo em nossa direção de maneira ameaçadora, quando viram a câmera. Estávamos dentro do carro, mas não é a sensação mais confortável que existe. O pessoal acabou parando quando alguém gritou, lá de trás: “Deixa, deixa, eles estão fotografando o prédio, não a gente!”

    1. Pardo disse:

      Só acrescentando ao colega ai em cima, os “nóias” não só fumam pedra, mas quando veem uma câmera eles também atiram pedras…

  2. Tadeu disse:

    Lamentável um prédio histórico nesta condição de conservação. A região da Luz sofreu uma degradação incomparável. Foi do requinte das famílias dos Barões do Café a uma região dominada pelos usuários de drogas que vagam pelas ruas dia e noite.

  3. Veridiana disse:

    É lamentável o que acontece com os prédios tombados em São Paulo. Acredito que o descaso é proposital pois, quando os prédios ruírem, o governo poderá dizer que não há mais como restaurar e que deve ser demolido e, dessa maneira, venderão os terrenos… É uma hipótese, mas tenho a nítida impressão que é isso que, infelizmente, ocorre. É triste constatar que brasileiro não tem cuidado com o passado, com a sua história…

  4. Rolando disse:

    Sâo Paulo que já foi um dia uma cidade visualmente agradável, esta cada vez mais feia, prédios magnificos foram demolidos para dar lugar a construções modernas (a grande maioria horrenda) ai chega um gringo tipo o Anthony Bourdain, diz que a cidade parece algo como se “Los Angeles tivesse vomitado em cima de Nova York” e tem gente que acha ruim o comentário, vamos encarar a realidade, esses politicos de 5ª categoria que temos, destruiram esta cidade, numa sequencia lamentável de intervenções a partir dos anos 40, a população que veio depois também ajudou (curioso ver em fotos antigas, tiradas em frente ao mercado municipal central, que embora caótico em razão do fluxo de gente e mercadorias, não se vê lixo nas calçadas, não sei em que época isso se perdeu). Uma lástima ver isso ocorrendo com esses edifícios, uma vez perdidos não tem mais como recuperar, os argentinos cuidam melhor de seu patrimônio!

  5. Janice disse:

    Olá
    Ano passado comentei de um prédio nas imediações da luz, não sabia o nome e nem me lembrava da rua, e agora vendo essas fotos é exatamente desse prédio que eu falava, o que me fez lembrar foi do desabamento da cúpula que citei como referência na época….que pena….

  6. Marilena Cardoso de Almeida M Fraletti disse:

    Boa noite,Douglas.Aprecio demais o seu trabalho e as suas cronicas sobre a Sao Paulo antiga, pois eu sou uma paulistana apaixonada pela cidade, como tambem por sua historia!Ai passei minha infancia e parte de minha mocidade quando mudei me para o interior acompanhando a familia.Meus avos maternos foram propritarios de um pequeno hotel(porem muito conceituado ) localizado na esquina das ruas Sta Ifigenia com Duque de Caxias, cujo predio ainda esta em parte em pé.Foi ai que eu nasci (apos sair da maternidade da Cruz Azul, como diria minha mãe ).Tenho passado algumas vezes por ai, para ver o predio. Gostari demais de conhecer sua historia,quem o construiu, seus primeiros moradores etc..Hoje em dia, no terreo funciona uma loja de calçados…Se por ventura voce fizer uma pesquisa sobre ele, ficarei mto. agradecida se vc me enviar.Parabens pela sua ideia de pesquizar nossa Sao Paulo antiga,fazendo com que sua memoriaseja preservada.Um grande abraço da Marilena.

  7. Bom dia, Douglas! Estou fazendo o meu trabalho de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo, e meu trabalho é sobre o bairro da luz e arredores. A minha proposição é de intervir neste edifício e reabilita-lo, visando construir um anexo no terreno vago do seu lado esquerdo, no atual estacionamento. Porém existe um pequeno edifício de 2 pavimentos tombado ao lado deste hotel, onde atualmente encontra-se apenas a sua fachada, acredito ser uma antiga residencia. Você teria alguma informação sobre esse edifício?

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.