Imóveis Antigos

Grupo Escolar Afrânio Peixoto

Comments (34)
  1. Viviane Marcolino disse:

    Verdade!!! Moro na Vila Guilherme há treze anos, e esse bairro é tudo de bom para morar. Fico triste em ver uma parte da História, abandonada deste jeito. Sim senhores prefeitos, zelem pelo que tem de bom, e invistam no que a população mais precisa. Hospitais, escolas, creches, e não coisas fúteis que vemos por aí.

  2. Thiago Cruz disse:

    Trabalhei e morei muito próximo deste casarão e imaginava qual seria a história dela. Aguardei pacientemente o dia em que iria aparecer neste maravilhoso site.
    Obrigado por trazer paz à minha curiosidade.

  3. Que material séria e importante. Parabéns, espero que alcance o objetivo de salvar esse local cheio de histórias e lembranças de nossos antepassados.

  4. Claudia disse:

    Que triste um patrimônio histórico seja abandonado e tal descaso do Governo. Onde estão os governantes desse país? Que tal começarem a trabalhar em prol da população da Zona Norte, conservando e utlizando o prédio para beneficio social…

  5. Aparecida J. Pereira disse:

    Esse local precisa ser preservado. E a história viva da VilaGuilherme. Meus avos foram os primeiros a habitar a vila, minha mãe como seus irmãos e seus filhos aí estudaram.
    Senhores governantes, procurem dar um um uso digno a esse casarão que e marco histórico do bairro.

  6. Alexandre Fontana disse:

    A casa é lindíssima mas, é como você falou, é uma pena que não esteja sendo utilizada, Há muito tempo que se fala em dar uma utilidade a ela mas nada é feito. É uma pena. E, com certeza, nossos prefeitos só vão aos bairros na época de eleições.

  7. José de Almeida Amaral Júnior disse:

    Caro sr. Douglas Nascimento, boa tarde!
    Sou leitor desta página da internet e fiquei muito contente ao ver a imagem do tradicional prédio na Praça Oscar da Silva, onde trabalhei junto à Administração Regional por mais de uma década. É mesmo uma bela construção e num local muito bonito, arborizado, agradável.
    Nos últimos anos, após a saída da subprefeitura para outro endereço, o espaço ficou mesmo sem o devido cuidado e sem o devido uso. Bastante comum, ao transitarmos por ali, é vermos pessoas utilizando os degraus da construção como bancos para sentar e passar um tempo. Lamentável, porque a região não dispõe de um equipamento cultural que possa ser utilizado para biblioteca, cinema, teatro, sala de música ou afim. Um autêntico desperdício. Experiências do gênero ali já foram realizadas e mostram a viabilidade para tanto. É só o poder publico assim desejar e adaptar o local de forma adequada. Em anos mais recentes a Abaçaí, que realiza o magnífico “Revelando São Paulo”, encontro anual da cultura paulista, tem ocupado o casarão durante os 15 dias com atividades. Por que não convidar uma entidade desse porte para desenvolver trabalhos ali? Seria ótimo e contemplaria uma demanda há muito existente, como já mencionei: atividades culturais para uma região que cada vez mais tem sido objeto da especulação imobiliária e vê, aos poucos, suas antigas casas, com cara de chácaras, com jardins e árvores frutíferas, sumirem para dar lugar a prédios imensos, impactando a região.
    Em 2002 publiquei, junto com a pesquisadora em Sociologia da PUCSP Benedita C. Carvalho Silva o livro “São Sebastião e a Vila Guilherme – Memórias Paulistanas da Zona Norte”, com edição já esgotada, mas presente em bibliotecas públicas. Nele há uma centena de entrevistas com moradores e suas histórias. Incluindo algumas sobre a antiga escola da Vila que virou Administração Regional e hoje, vazia, espera um futuro digno, condizente com seu significado para a região e tudo o que já presenciou.
    Prof. José de Almeida Amaral Júnior

  8. Paulo Branco disse:

    há em s.paulo uma enorme demanda por creches, e a prefeitura diz que faltam terrenos. No entanto abandonam os predios publicos, muitas vezes pra pagar aluguel em outros locais. É lastimavel o pouco caso com o dinheiro do povo.

  9. José Francisco de Campos Filho disse:

    Fiquei muito feliz em ver as fotos do Grupo Escolar Afrânio Peixoto. Estudei nesta Escola no anos 50 e tenho lembranças desse local. Morava na Rua Antônio Pontes e ia a pé até a Escola. Realmente. é um prédio histórico e é lamentável saber que esta abandonado. Tenho lembranças dos arredores da praça Oscar e torço para que as autoridades tombem, historicamente, essa valiosa relíquia.

    1. Antonio José disse:

      Caro José
      Eu também estudei no Afrânio Peixoto na década de 50. Penso em criar um grupo no face de ex-alunos
      Antônio

      1. José Francisco dos Reis disse:

        Eu também estudei nos anos 50- Meu nome é Jose Francisco dos Reis

    2. Jose Francisco dos Reis disse:

      Eu também estudei nos anos 50, no grupo.

  10. Henrique Ollitta disse:

    Prezado Douglas,

    Parabéns pelo ótimo artigo. Para seu conhecimento e de todos os interessados estamos já em avançado processo para transformar o Prédio em um Centro Cultural. Segue abaixo um convite do movimento.
    Henrique Ollitta, presidente do Diretório Zonal do PT de Vila Maria.
    ___________________________________________________________
    Aos jovens
    Aos artistas populares
    Aos grupos de teatro, de música, de dança
    Aos poetas e escritores
    Aos movimentos populares
    As entidades do povo e dos trabalhadores

    Como já deve ser de conhecimento geral iniciamos desde o ano passado uma mobilização popular para criar no atual espaço desativado da antiga sub-prefeitura de Vila Maria da Praça Oscar da Silva, 110 em Vila Guilherme um CENTRO CULTURAL PÚBLICO.

    Baseada em antiga aspiração popular da região nossa proposta é conquistar um CENTRO CULTURAL completo com salas de cinema, teatro, oficinas culturais, espaços de apresentação e lazer. Uma CASA DO POVO que abrigará os debates e reuniões dos movimentos e entidades de nossa região. Um ESPAÇO LIVRE de formação e apresentação de todas as diversas formas culturais da juventude, dos grupos e dos artistas.

    Lutamos por um CENTRO CULTURAL com orçamento público, gerido pela Prefeitura, com funcionários concursados para que nossa conquista seja definitiva e duradoura, independentemente do governo de turno.

    Para organizar, ampliar a mobilização, unificar as iniciativas e informar sobre o atual estágio das tratativas com diferentes níveis de governo convidamos para esta reunião.

    DIA 08 DE OUTUBRO, TERÇA-FEIRA, AS 20 HORAS
    Praça Oscar da Silva, 110

    MOVIMENTO – AGITO CULTURAL ZONA NORTE
    BLOG A CULTURA DA ZONA NORTE
    COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO
    CICAS-CENTRO INDEPENDENTE DE CULTURA ALTERNATIVA E SOCIAL
    TPC-TEATRO POPULAR COMUNITÁRIO
    SARAU DA MARIA
    AMIGOS DA VILA
    DIRETÓRIO ZONAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES-PT DE VILA MARIA
    NÚCLEO DE VILA MARIA JUVENTUDE REVOLUÇÃO
    SUPERVISÃO DE CULTURA DA SUB-PREFEITURA DE VILA MARIA

  11. Alexandre Fontana disse:

    No último fim de semana, o jornal SP Norte, de circulação na Zona Norte, publicou matéria onde afirma que a Prefeitura pretende transformar a casa em Centro Cultural mas ainda não há prazo para isso. Espero que realmente isso aconteça, é um desperdício um imóvel tão bonito abandonado

  12. Arnaldo Vinagre disse:

    Tirei minha carteira de trabalho neste lugar e tambem me alistei para o servico militar. E’ pena que uma joia rara de arquitetura e historia estejha se deteriorando…. Senhor Governador ajude a memoria da Vila Guilherme permancer viva!!! Obrigado.

  13. Carlos disse:

    QUATRO IRMÃO MEUS, ESTUDARAM NESTA LINDA ESCOLA !

    1. Antonio José disse:

      Prezado Carlos
      Pretendo criar um grupo no face de ex-alunos do Afrânio Peixoto

      1. TANIA APARECIDA FANTUSSI disse:

        Antonio José, você já montou esse grupo

  14. Alexandre Fontana disse:

    Voltando novamente a esse assunto, no último dia 03/10/2013, foi publicado o tombamento, pelo Compresp, tanto do Grupo Escolar Afrânio Peixoto quanto do Parque do Trote.

  15. Hoje fiquei muito feliz ao ver a foto do meu querido e 1º grupo escolar, estudei pouco tempo ai e logo nos mudamos para o outro prédio da rua Maria Candida, mas nunca vou esquecer o meu primeiro grupo. Parabéns pela reportagem e a todas as pessoas que estão se empenhando para trazer novamente vida a este lindo lugar.

    1. luiza disse:

      talvez vc faz parte da turma de 1696 a1976 quem sabe fomos amigas de escola? tenho vontade de rever as minhas amigas

  16. gilmar disse:

    essa escola eh linda por dentro toda de madeira tem um gde salão interno a
    que na epoca era assoalhado, fiz ai meu primeiro ano escolar, depois de algunns anos passou para junta militar realmente eh um prédio muito lindo e digno de ser recuperado , espeo q alguem tome uma iniciativa, passei por ai a poucos dias, e tbm reparei o descaso do p publico.

  17. JOSE PEREIRA VIDINHA disse:

    Fico feliz em ver o prédio da escola onde em 1953 fiz o primeiro ano ,lembro do Sr. Otavio que morava nos fundos, nasci ao lado era uma chacara onde está a nova escola, sinto saudades daquele tempo, na praça tinha uma escola infantil, tinha a garagem de ônibus hoje é o Sondas, tinhas as lagoas na parte baixa, enfim tudo passa, só nos resta as lembranças.

    1. JOSE PEREIRA VIDINHA disse:

      onde se lê, nova escola, leia-se, ginásio, praça oscar.

    2. Jovem José Pereira Vidinha, faça uma visita no Site: http://www.vilaguilherme-sp-com.webnode.pt e no Facebook: Vila Guilherme – Moradores e amantes deste bairro de SP
      VILA GUILHERME BRASIL

  18. ANTONIO CARLOS PETERLINI VARGAS disse:

    Estudei neste Prédio entre os anos de 1961 a 1966 – quando funcionava o Ginásio Estadual de Vila Guilherme, e participei da fanfarra do GEVG e os desfiles eram em Setembro, mês de aniversário do bairro.
    Quem lembra destes fatos e outros que possam existir.
    Tempos bons dos shows de rock da praça Oscar Silva.
    abraços aos amigos e companheiros daquela época.

    1. Amigo Antonio Carlos…uma boa tarde !
      Veja o Site: http://www.vilaguilherme-sp-com.webnode.pt
      Sua participação será fundamental para aprimorarmos constantemente a qualidade do nosso Bairro de Vila Guilherme. Por isso sempre que tiver críticas, sugestões ou elogios escreva a sua opinião neste Site.
      E se possível, faça uma “garimpagem” em seu Baú de fotos, e veja se há algumas sobre o Bairro de Vila Guilherme e poste no FaceBook
      Vila Guilherme-Moradores e amantes deste bairro
      Vila Guilherme BRASIL
      Vila Guilherme Bairro da Zona Norte da Cidade de SP
      Fortes abraços e um Feliz Ano Novo
      Edgard Martins (Vô ED)

  19. luiza disse:

    eu estudei nesse colégio , antes dele passar para atual sede , eu faço parte dessa historia

    1. qual é o seu nome todo?

      1. luiza disse:

        luiza vc talvez estudou comingo na mina turma tinha um antonio carlos,edson,belmiro,joão, marisa,adnije,debora se vc se lembra de alguns desses nomes me responde ok?

      2. luiza disse:

        meu nome completo maria luiza raimundo estou no face

  20. TANIA APARECIDA FANTUSSI disse:

    Meu nome é Tânia Aparecida Fantussi, hj estou com 55 anos e no ano de 1967 com 7 anos ingressei no meu !º ano primário, saia azul-marinho pregueada, blusa branca, cabelos presos com 1 fita brança, meias 3/4 branca e estudei neste maravilhoso prédio de 1967 até 1969 ou 1970, sendo transferida para o outro prédio da Rua Maria Candida. Neste prédio da Oscar da Silva, estudaram minha mãe e meus tios, inclusive alguns professores que foram deles também foram os meus.E gostaria de fazer parte do grupo de alunos do Afranio Peixoto.

    1. Querida Tania Aparecida…uma boa tarde !
      Veja o Site: http://www.vilaguilherme-sp-com.webnode.pt
      Sua participação será fundamental para aprimorarmos constantemente a qualidade do nosso Bairro de Vila Guilherme. Por isso sempre que tiver críticas, sugestões ou elogios escreva a sua opinião neste Site.
      E se possível, faça uma “garimpagem” em seu Baú de fotos, e veja se há algumas sobre o Bairro de Vila Guilherme e poste no FaceBook
      Vila Guilherme-Moradores e amantes deste bairro
      Vila Guilherme BRASIL
      Vila Guilherme Bairro da Zona Norte da Cidade de SP
      Fortes abraços e um Feliz Ano Novo
      Edgard Martins (Vô ED)

  21. Higor disse:

    Tenho uma fotografia de uma turma desse grupo escolar, na fotografia não tem data mas é bem antiga pois ainda é em preto e branco.

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.