A avenida Brigadeiro Luis Antônio e o bairro da Bela Vista estão repletas de construções em estado de abandono. Desde casas simples a hotéis e casarões, quem passa pela região tem a sensação nítida de que o poder público está errando em alguma coisa por ali. Só hotéis abandonados encontramos três, sendo dois deles construções centenárias.

E um dos hotéis que nos referimos é este, no número 311 desta avenida:

A bela construção já sofreu algumas alterações (veja janelas) mas mesmo assim está bem conservada e com uma pequena reforma pode tornar-se hotel novamente, residência ou até mesmo um elegante ponto comercial.

A localização é bem privilegiada e valorizada, estando poucos metros do famoso Teatro Abril, do Palácio Anchieta, da Praça da Sé e até mesmo da Liberdade. Ao lado deste hotel, mais próximo da rua Asdrúbal do Nascimento, encontra-se o Edifício Salvatore, prédio que pertenceu ao saudoso e talentoso fotógrafo paulistano Eduardo Salvatore, pai do fotoclubismo em São Paulo.

A construção vizinha, geminada a esta, também encontra-se abandonada.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Alexandre Mauj Imamura 27/04/2010 at 13:12

    Tanto o hotel como o sobrado são lindos.
    Uma pena que estejam abandonados.
    É muito desperdicio deixar estas edificações abandonadas. E eu diria até que é muita falta de sensibilidade.

    Reply
  • Ralph Giesbrecht 23/09/2010 at 17:48

    Em 1962, segundo a lista de endereços da CTB, ali ficava um restaurante (Giordano) tel 32-2452

    Reply
  • Paulo 24/01/2011 at 11:13

    No momento faço uma pesquisa sobre o restaurante Giordano que funcionaou no 311 até 1957. caso alguém possua fotos antigas do Giordano agradeceria um contato.
    Grato

    Reply
  • Gustavo Campos 20/04/2015 at 03:19

    O hotel foi reaberto, agora se chama Tenda e tem um estacionamento funcionando embaixo. O prédio foi pintado de vermelho e teve as janelas trocadas. Já o imóvel ao lado, continua abandonado.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: