A Vila Buarque é um dos bairros mais agradáveis e completos da região central de São Paulo. Pode-se dizer que é possível fazer qualquer coisa sem sair para outro bairro vizinho. Tem supermercados, bancos, universidade, a Santa Casa e até uma das melhores unidades do SESC.

O bairro também tem muitas construções antigas interessantes, como o casarão que abriga a FESPSP, a simpática Biblioteca Monteiro Lobato, além do prédio do Mackenzie e o próprio palacete de Dona Veridiana Prado. E é por ali que temos esta preciosidade:

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Localizada no número 48 da rua Amaral Gurgel encontramos este que é o segundo imóvel mais antigo desta rua (o “primeiro colocado” abordaremos muito em breve) e também uma das mais interessantes expressões arquitetônicas do bairro. Construído nos primeiros anos do século 20, é um amplo casarão que há vários anos funciona como um hotel.

Apesar de ter recebido algumas alterações, como a abertura do espaço do porão, colocação de cerâmica em parte da fachada, abertura de alguns novos vitrôs e a troca de duas belas “janelonas” de madeira por outras, o imóvel ainda preserva – especialmente em seu frontão – suas características arquitetônicas mais marcantes.

Detalhe da fachada (clique na foto para ampliar)

Detalhe da fachada (clique na foto para ampliar)

O velho casarão recebeu estas alterações para poder funcionar como o Hotel Dela Rose, e apesar das alterações está sempre bem cuidado, inclusive com pintura frequente da fachada, com uma alternância entre as cores a cada nova reforma.

O fato de estar bem diante do Elevado Costa e Silva esconde um pouco a beleza da fachada para quem passa pela Amaral Gurgel. Mas quando estiver por ali não deixe de admirar este sobrevivente de outros tempos. Uma dica: é mais fácil fotografar o imóvel a partir do minhocão, fica aqui a sugestão para um passeio dominical.

Abaixo uma foto dele na cor anterior:

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Enio 03/03/2016 at 16:23

    Douglas

    E internamente, sabe das condições?

    Reply
    • Douglas Nascimento 03/03/2016 at 16:49

      muito modificado

      Reply
  • danielpardo2015 06/06/2016 at 22:11

    Essa região poderia ser uma das mais belas de São Paulo, mas graças ao Maluf que enfiou o minhocão onde não coube (oops!!!) a maioria das construções antigas ao redor estão com a fachada prejudicada.

    Reply
  • danielpardo2015 06/06/2016 at 22:20

    Essa região poderia ser uma das mais belas de São Paulo, mas graças ao Maluf enfiar o Minhocão onde não coube (ooops!!!) a maioria das fachadas das casas ao redor estão prejudicadas.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: