Localizado na rua Dr. Ramos de Azevedo, 212 , centro de Guarulhos. O Hotel Palacete está abandonado há alguns anos. Em seus tempos aureos era um hotel bem frequentado, especialmente no período em que ainda funcionava o Tramway da Cantareira, uma vez que não está distante da estação Guarulhos que hoje também está desativada.

Veja mais fotos deste hotel (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Glaucia 16/03/2009 at 21:54

    Logo na frente do antigo Hotel Palacete existia o antigo palacete da família Carbonel que foi demolido nesta semana. Logo publicaremos as fotos deste absurdo.

    Reply
  • chico penteado 16/03/2009 at 22:30

    Eu questiono se esse é um caso prioritário.Acho que devemos nos concentrar em arquitetura anterior aos anos 40.Esses edificios fifties e sixties,temos uma infinidade deles.

    Reply
  • SPa 17/03/2009 at 10:17

    Olá Chico,

    No caso específico de Guarulhos faz uma diferença pois é uma cidade com poucas construções mais antigas.Acreditamos que aqui há espaço para todos as épocas, mesmo os mais recentes.

    Reply
  • Emerson Lima 14/06/2009 at 19:15

    Caro Chico, veja o que acontece com muitas construções não só em São Paulo mas no Brasil todo, não damos a devida atenção a certas construções por que são recentes e devemos nos concentrar em construções mais antigas (mais de 60 anos). Daqui a alguns anos estas mais novas não existirão por falta de atenção, então não teremos construções com mais de “60 anos”. Assim como muitos pensavam a uns 30 anos atrás. Quando muitas construções foram demolidas.

    Reply
  • Miguel 20/07/2009 at 19:32

    o detalhe é q nesse espaço, existiu um cinema e tem toda uma história. hj no espaço do cinema é um estacionamento, onde deixo meu carro, me chama a atenção, pelo hotel abandonado ao fundo e o tamanho que era o cinema.

    Reply
  • sergio 06/08/2009 at 15:43

    Miguel, você se refere ao Cine São Francisco??? Neste cinema, desativado nos anos 80, entrava-se pela praça Tereza Cristina, em frente à Matriz, e o salão principal(que era grande)ia até quase os fundos do prédio do Hotel Palácio, hoje abandonado.
    Havia também um salão de baile(o Sunday´s)atrás do prédio do cinema…as noites de sábado e as domingueiras eram animadas…BONS TEMPOS!!!!

    Reply
    • Miguel Oliveira….. 01/09/2017 at 11:43

      Dancei muito na discotheque Sunday nas noites de sábado ao som dos Bee Gees…….realmente bons tempos….saudades….saudades…..

      Reply
  • Geraldo 13/09/2009 at 19:29

    Atras deste hotel, ficava o cine Sao Francisco, cuja entrada era pela Praca Tereza Cristina em frente a Igreja da Matriz, hoje um galpao usado como estacionamento.

    Reply
  • Nina 25/11/2009 at 19:44

    Guarulhos é toda abandonada além destes locais apresentados, este Hotel Palacete abandonado, admira-me ainda não ter sido invadido, porque aqui em Guarulhos se invade qualquer lugar vazio. Onde era o Sundays agora virou o restaurante de R$ 1,00, descendo tem um posto de gasolina abandonada há tempos, em frente o Colégio Carbonell que mudou para perto do Shopping Internacional e tudo foi demolido para se fazer apartamentos, o casarão José Maurício na Sete de Setembro que também está em ruínas, o Shopping da Vila Fátima parado há mais de 20 anos e que não querem que seja terminado de forma alguma. Enfim, Guarulhos é uma cidade suja, pichada e sem nenhuma beleza, diferentemente de outras cidades grandes de SP. Hoje em dia onde há uma escultura tem que se fazer também uma cerca ou grade para não destruírem tudo.

    Reply
    • Annelise 20/06/2010 at 21:09

      Não tem nada a ver esse comentário incoveniente dessa Nina aÊ. Guarulhos, como qualquer cidade, tem lugares ruins e abandonados, mas nao é Guarulhos inteiro. Quem vê pensa que ela está coberta de razão. Garota, Já passei por muitas esculturas sem grades e mais preservadas que a pele do seu rosto tá? Sem contar que existem prédios lindos aqui, e um que inclusive se chama Alegria, e que todos querem morar, até ouvi comentários de amigas minhas que moram em sao paulo e querem morar nele. Vai se informar primeiro pra dps falar alguma coisa!

      Reply
  • denise lara 08/07/2010 at 15:28

    Sou nascida em Guarulhos e amo essa cidade, moro a 17 anos em Curitiba, e vou todos os meses pra visitar familiares em Guarulhos , e infelizmente fico muito triste em ver no que a minha cidade se tornou, não existe mais nada que lembre a minha mocidade, por exemplo, Cine São Francisco , Ponto Chic ( aonde ficavam reunidos os rapazes mais bonitos da cidade ) Grego , Colegio Monteiro Lobato , Claretiano, tinha até o Cine Republica, Igreja Matriz ( dificil não ver ela pichada e na maioria das vezes fechada) Igreja do Rosário ( aonde já se viu chegarmos ao cumulo de gradear ao seu redor)o casarão da 7 de Setembro foi alguma coisa do Exercito,depois virou um pequeno museu, quem não lembra do Guarulhão, dos Bailes Pró Formatura e dos Bailes de Formatura realizados no Recreativo e no Fioravante Ierviolino, quantas saudades.A minha cidade está abandonada pq a maioria das pessoas não nasceu aqui e por isso não dão valor nas coisas que para os descendentes dessa cidade são muito importante.Infelizmente tudo está mudado e dizem que é o progresso , progresso esse que já destruiu muitos lugares maravilhosos,é uma pena tantos lugares sumirem , mas ainda amo essa cidade com muita dor no coração mas amo.

    Reply
    • Sidney de Paula 05/05/2012 at 11:46

      Ola, Denise eu sou de guarulhos,

      que lugar de guarulhos vc mora.

      eu faço parte do Patrimonio Historico de Guarulhos

      Sidney

      Reply
  • Miguel Cardoso 04/02/2011 at 18:55

    Na década de 70…Assisti muitos filmes Brasileiros
    no cine São Francisco…Foi uma época muito boa.
    Saudades.

    Reply
    • Miguel Cardoso De Oliveira 10/04/2017 at 16:52

      Nooooooosa fiz meu primeiro comentário aqui há 7 anos…..muitaaa saudades do cine são francisco…..

      Reply
  • SONIA MARIA 11/07/2011 at 19:45

    Sou guarulhense com muito orgulho, também frequentei o cine São Francisco ( assisti Dona Flor e seus dois maridos na decada de 70) o Recreativo, o Guarulhão e o cine Star que era um luxo na época.
    Acho que não vai demorar muito e o Hotel Palacete vai ser demolido e dar lugar a um edificio, uma pena.

    Reply
  • aquinaojacare 07/10/2011 at 20:52

    Que triste =(

    Reply
  • sergio 23/01/2012 at 13:33

    Puxa, já faz mais de dois anos que comentei aqui, como o tempo passa depressa!!!! Pois é, e o engraçado(TRISTE, na verdade)é que não há registro fotográfico nenhum do cine São Francisco em seus áureos tempos, assim também como do saudoso Cine Star, NENHUMA foto para relembrar… Há outras localidades em Guarulhos, que mudou MUITO, de 20~25 anos para cá, que também não tem registro fotográfico, digo isso me referindo à INTERNET. Navegando, observo que há muitas fotos antigas de outras cidades, várias páginas de fotos antigas, como Mogi das Cruzes, por exemplo…Exceto na página do Massami, o fotógrafo “oficial” de Guarulhos entre as décadas de 50 a 90, onde ainda se encontram algumas fotos, não há nenhum outro cristão que tenha colocado fotos de Guarulhos dessas épocas, tendo então de contar somente com a memória que se esforça em tentar lembrar detalhes de certos lugares…uma PENA!!!

    Reply
    • Sergio Riganelli 13/11/2012 at 19:01

      Caro Sergio, meu chará, nasci nesta maravilhosa Guarulhos em 1960 e moro aqui até hoje, sou viciado em fotos antigas desta cidade e é através delas que vejo como mudou muito a nossa Guarulhos. Pesquisando muito na internet garimpeu algumas fotos, inclusive umas do Cine São Francisco, do Cine República, mas do Cine Star não achei nenhuma. A tarefa para achar fotos antigas de Guarulhos não é fácil mas a minha luta vai continuar. Um abraço, Sergio!!!!!

      Reply
      • Roberto dos Santos 10/12/2014 at 18:25

        PREZADOS SÉRGIO RIGANELLI… gostaria de saber se vocês tem fotos, informações e outros materiais sobre o CINE SÃO FRANCISCO DE GUARULHOS??? Estou realizando um trabalho sobre esse tema e gostaria de fazer cópias de algumas fotos e IREI certamente dar os créditos a você, sobre essas fotos. ABRAÇOS

        Reply
  • Miguel Cardoso 12/08/2012 at 15:12

    No saudoso cine Star assisti os Embalos de sabado a noite no final da decada de 70…

    Reply
  • Eduardo Coelho 21/10/2012 at 13:19

    O meu tio mais velho utilizava o tramway cantareira para ir do centro de sp até a base aérea de cumbica. Ele era cabo da aeronáutica. Foi o que disso minha mãe.

    Abraço do Bob.

    Reply
  • Sonia Evangelista 20/12/2012 at 20:31

    Sou Guarulhense e amo minha cidade mas é uma pena que a história de Guarulhos vai acabar ficando apenas em fotos, estão derrubando tudo que encontram pela frente para construir prédios.

    Reply
  • Hilton Segantini 03/04/2014 at 18:00

    alguem tem fotos do Cine São Francisco?

    Reply
  • Alviverde/SP 18/06/2015 at 19:12

    Pior de tudo ainda por cima é que NEM FOTOS existem mais de Guarulhos dos anos 1960 a 1980…é RARISSIMO se ver fotos desse período glorioso de Guarulhos, antes das demolições para se levantarem centenas de empreendimentos imobiliários que distorceram os horizontes da outrora pacata cidade…

    Reply
  • Suellen Lima 22/10/2015 at 13:41

    Boa Tarde Douglas Nascimento,
    Quero primeiramente parabenizá-lo pelo seu excelente trabalho de registrar parte da nossa história. E sobre esse prédio em particular, gostaria de saber se você possui mais informações, sou estudante de Arquitetura e urbanismo, e minha equipe se interessou por este imóvel para desenvolver um trabalho acadêmico. Muito obrigada desde já.

    Reply
  • Beatriz 09/11/2017 at 15:34

    Alguém saberia a história do Hotel Palacete de Gru? (Qd foi construido, por quem, para que), ou um lugar que eu possa encontrar tais informações.

    Reply
    • Douglas Nascimento 09/11/2017 at 16:31

      Tente obter informações no Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos

      Reply
      • Beatriz 15/11/2017 at 15:03

        Ok. Obrigada.

        Reply