Infelizmente nem sempre é possível contar com o respeito de alguns veículos de comunicação. O blog São Paulo Antiga tornou-se uma referência em notícias de patrimônio histórico e urbanismo e é bastante comum que nosso conteúdo seja reproduzido em outros blogs, jornais e revistas.

Quase que diariamente recebemos pedidos para uso do material e normalmente cedemos. Acreditamos que pedir para usar uma foto ou texto nosso é um gesto gentil de quem quer usar o nosso conteúdo. Desde que foi inaugurado em janeiro de 2009, o São Paulo Antiga não utiliza-se de matérias de terceiros, produzindo sempre seu próprio material.

Porém o jornal Tribuna do Norte da cidade de Pindamonhangaba utilizou recentemente trechos de um de nossos artigos escritos pela historiadora Glaucia Garcia de Carvalho sem pedir autorização nenhuma de uso.

A texto e as imagens foram copiadas do artigo  1932: A Arte da Revolução nos Cemitérios Paulista. Confira o texto original que nós publicamos:

Agora abaixo, o mesmo texto copiado pelo jornal sem qualquer menção a quem realmente o escreveu e nem mesmo aos créditos das fotografias. Notem que a foto esquerda foi recortada bem onde aparecem os créditos da foto:

Para quem lê a Tribuna do Norte e não conhece o blog São Paulo Antiga fica a impressão de que o texto e as fotografias são de autoria do jornal, o que entendemos não ser legal.

No final do texto do mesmo jornal, é citado outro trecho de nosso artigo citando finalmente o nome da autora, mas não é esclarecido que as imagens e o texto anterior também são de autoria de nosso blog e não há um link de retorno ao São Paulo Antiga:

O blog São Paulo Antiga repudia o uso de fotografias e imagens de nosso acervo sem um prévio pedido de autorização. Até compreendemos quando o ocorrido é proveniente de pessoas que não possuem conhecimento, mas não cremos que um jornal como a Tribuna do Norte desconheça que é preciso pedir antes de usar.

Copiar e colar não é uma prática do qual compartilhamos.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Tweets that mention Jornal copia texto e imagens do blog São Paulo Antiga — São Paulo Antiga — Topsy.com 14/10/2010 at 16:33

    […] This post was mentioned on Twitter by Douglas Nascimento, São Paulo Antiga. São Paulo Antiga said: Jornal Tribuna do Norte copia fotos e trechos de texto do São Paulo Antiga sem citar os créditos: http://vempra.ca/tj […]

    Reply
  • Fernanda 14/10/2010 at 20:07

    Ate criancinha de escola sabe que nao vale copiar …

    Reply
    • Passado Brasileiro 16/10/2010 at 22:17

      Hahahhaha disse tudo…. Ctrl C e Ctrl V não vale!!! Se fizer, coloca um link po!! O que custa???

      Reply
  • Hora de Preservar 18/10/2010 at 15:37

    Se for para a preservação e divulgação do patrimonio histórico não vejo mal nenhum, afinal o objetivo do site não é este? mas é lógico poderia ter colocado os créditos de quem criou.

    Reply
  • perséfone 19/11/2010 at 21:06

    hahaahaa! Sou de pindamonhangaba e acredite: boa parte das notícias dos jornais daqui são notícias de outros jornais!
    E as notícias locais são escritas de forma péssima! Não colocam legenda em fotos.
    Por conta disso nem duvido que tenham mesmo copiado. Nenhum “jornalista” dessa cidade sabe escrever direito! E seria ótimo – se o blog abrangesse o Estado – uma matéria sobre as casa antigas da cidade que estão colocando no chão nos últimos 3 anos. Inclusive uma que recentemente virou pó foi visitada pelo nosso Principe Dom Pedro II!! Falta total de respeito com nossa história. Tenho muitas fotos das casas antigas daqui.

    Reply
  • GLAUBER GLEIDSON PERES 22/03/2015 at 15:54

    Isso porque Gen. Julio Marcondes Salgado é nascido em Pindamonhangaba é o ÚNICO General das Forças Públicas de Segurança de São Paulo – Hoje POLÍCIA MILITAR – e seu patrono.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: