Todos os dias recebemos por email e pelas redes sociais inúmeros pedidos de estudantes, curiosos e leitores pedindo dicas de livros para aprender mais sobre São Paulo, tanto de uma maneira geral como sobre assuntos específicos.

Pensando nisso agora teremos uma coluna de vídeos focada em livros em nosso canal no YouTube.

Falerei sobre livros em geral, mas com enfoque especial em história de São Paulo, história do Brasil e curiosidades. Resenharemos e apresentaremos não apenas livros novos, mas também livros raros que estão esgotados nas livrarias, mas que podem ser encontrados em bibliotecas paulistanas ou online.

Para iniciar, o primeiro programa aborda dois livros recém lançados que contam com detalhes a história de São Paulo: A Capital da Solidão e A Capital da Vertigem, ambos de Roberto Pompeu de Toledo.

IMG_9262

Portanto se você além de amar São Paulo é apaixonado por livros, inscreva-se em nosso novo canal para semanalmente receber vídeos novos. Prometo que vão descobrir, a cada semana, livros interessantíssimo sobre São Paulo.

O primeiro vídeo já está no ar, basta assistir ai embaixo:

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Luiz Henrique 28/08/2015 at 14:48

    Um livro sensacional, que circulou nas livrarias há cerca de uns vinte anos(pra mais!), chamava-se Lembrança de São Paulo.
    O que era mais legal nele, é claro, eram as fotografias.Eu tive essa preciosidade nas mãos por muitas vezes e nunca o adquiri. Hoje, está difícil de encontrá-lo.Até em sebos.

    Reply
  • Jose Carlos Mota Recacho 28/08/2015 at 18:08

    Capital da solidão do Sr. Roberto Pompeu, achei péssimo livro, sempre tentando denegri a imagem e a historia de São Paulo, com comentários infelizes e sem base históricas é obvio que ele não é Paulista.
    NÃO RECOMENTO A NINGUEM .

    Jose Carlos Mota Recacho

    Reply
  • Edison W. Junior 29/08/2015 at 08:17

    Acho esses livros imperdíveis e fundamentais para se conhecer a história de São Paulo. São muitíssimo bem fundamentados historicamente e escritos com muito bom humor.

    Reply
  • Maria do Carmo Vargas madureira 02/09/2015 at 09:13

    Os dois livros de Roberto Pompeu de Toledo ( Capital da Solidão e Capital da Vertigem) são super interessantes. Você realmente caminha com o autor no passado e aprende de uma forma leve como era a vida de nossos antepassados.

    Reply
  • Paulo R Razza 02/09/2015 at 10:17

    E aí? Um diz que é péssimo, outro diz que é imperdível. Um diz que é sem base histórica, outro diz que é muito bem fundamentado.
    Quem desempata?

    Reply
    • Beatriz 26/03/2019 at 23:38

      Que tal voce ler e desempatar? Se não quiser comprá-los, pode emprestá-los na biblioteca Mário de Andrade, por exemplo. Por sinal, uma visita a este local histórico já é algo que vale a pena. 🙂

      Reply
  • João Farina di Madonìa 02/09/2015 at 22:05

    Gostei muito do seu Ler é DIVERTIDO, adoro a minha terra, apesar de tudo, e devido à desencantos não estou mais comprando livros, uma coisa que no passado era fundamental para mim.
    Estou, inclusive tentando doar cerca de 200 livros à Prefeitura de Diadema e, pasme, nem Ela quer. A desilusão da vida se deu quando perdi meu elo mais querido, isto é: A SENHORA THEREZA PÉREZ FARINA, minha grande mãe.
    Deixando de lamentos quero lhe dizer que, gostei dos posts: SÃO PAULO ANTIGA E LER É DIVERTIDO, e vou continuar te acessando pois ainda amo a história de São Paulo e, gosto de pessoas cultas. Obrigado.

    Reply
    • Beatriz 26/03/2019 at 23:40

      Tente doar `a uma ONG que trabalha com educação. Ou para um lar de idosos ou para uma ETEC ou uma faculdade.

      Reply
  • marcosmazo 08/09/2015 at 15:15

    Eu já tinha lido A Capital da Solidão e ao assistir ao novo canal (que irei acompanhar com muito interesse daqui por diante), resolvi comprar o A Capital da Vertigem. Ótimo livro, da mesma forma que o anterior. Recomendo ambos os livros, bem como o novo canal. Um abraço forte e sucesso nesse novo canal!

    Reply
    • Douglas Nascimento 08/09/2015 at 15:57

      Obrigado Marcos!

      Reply
%d blogueiros gostam disto: