Até o término do mês de agosto, a Fundação Energia e Saneamento, promove uma grande liquidação de suas publicações, com descontos a partir de 50%.

A área editorial da instituição, que conta com lançamentos voltados à história do Estado de São Paulo, e às temáticas da energia e do saneamento, entre outros, oferecerá livros como “Belle Époque na Garoa” e “São Paulo em 200 imagens”, que reúnem belas fotografias da Capital e do Estado na virada do século 19 para o 20, pela metade do preço (de 60 por 30 reais, e 80 por 40 reais, respectivamente).

promocao50off

As publicações podem ser adquiridas na sede da instituição, de segunda a sábado, das 10 às 17 horas, ou por encomenda pelo e-mail biblioteca@energiaesanemento.org.br.

No endereço nos Campos Elíseos, que também abriga o Museu da Energia de São Paulo, o público que conferir a ação promocional também poderá receber, gratuitamente, a obra “Patrimônio: atualizando o debate”. O livro, produzido por meio de parceria com a Sabesp e o IPHAN, reúne artigos de profissionais da área de patrimônio cultural que exploram temas como a arquitetura e a arqueologia, com destaque para a área de arqueologia urbana realizada na cidade de São Paulo.

Abaixo uma breve resenha e apresentação de dois dos livros em oferta:

As publicações ofertadas, em geral, foram produzidas com base no acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento, constituído por um universo de 260 mil itens. A instituição ainda detém uma biblioteca com 50 mil itens, 3.500 objetos museológicos, 1.600 metros lineares de documentos textuais, 10 mil plantas e desenhos técnicos e 2.300 documentos audiovisuais e sonoros, disponíveis a pesquisadores brasileiros e estrangeiros interessados nos eixos temáticos da história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Confira a lista das publicações ofertadas na ação promocional:

São Paulo em 200 imagens” – reúne fotografias de diferentes cidades, lugares, pessoas, cenários e momentos de relevância histórica do Estado. As imagens, datadas do final do século 19 a meados do século 20, registram um período de transformação da sociedade marcado por intenso processo de urbanização e industrialização. Valor promocional: 80 por 40 reais.

Belle Époque na Garoa” – com texto da historiadora Marcio Camargos, o livro retrata a Belle Époque na capital paulista, com destaque para as mudanças urbanas, políticas e culturais ocorridas na cidade no início do século 20. Valor promocional: 60 por 30 reais.

Imagens de São Paulo: Gaensly no acervo da Light (1899 – 1925)” – o livro reúne belas imagens do fotógrafo suíço Guilherme Gaensly, que registrou as obras de implantação dos serviços de energia na cidade de São Paulo, entre 1899 e 1925. Valor promocional: 75 por 37 reais.

Guarapiranga 100 anos” – um dos mais importantes reservatórios de água da Capital, a antiga “Represa de Santo Amaro”, atual Guarapiranga, é apresentada desde a sua construção até os dias de hoje. As belas imagens da obra provêm do acervo da Fundação e de coleções particulares. Valor promocional: 60 por 30 reais.

Catullo Branco: o homem dos moinhos de vento” – perfil biográfico do engenheiro paulista Catullo Branco (1900 – 1987), pioneiro nos estudos sobre energia eólica no Brasil na década de 1930 e um dos especialistas em energia elétrica de seu tempo. Valor promocional: 60 por 20 reais.

1924 O Diário da Revolução: os 23 dias que abalaram São Paulo” – Escrito pelo jornalista Duarte Pereira e inspirado em imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento, o livro, baseado em ampla pesquisa histórica, transporta o leitor para o ano de 1924, narrando desde a tomada dos primeiros quartéis até a retirada das tropas rebeladas. Valor promocional: 30 por 15 reais.

Caderno História & Energia (volume 9)” – a publicação tem por objetivo aprofundar o conhecimento da história de São Paulo e do Brasil com base nos arquivos da antiga São Paulo Light & Power, empresa responsável pela implantação dos bondes elétricos e da iluminação pública por eletricidade na Capital no início do século 20. Valor promocional: 15 reais.

História e Energia: memória, informação e sociedade” – Organizado por Gildo Magalhães (USP), a obra reúne artigos de estudiosos sobre os sistemas energéticos e seu papel singular tanto na organização do trabalho e da produção, quanto na sobrevivência e no padrão de vida coletivo da sociedade, frente à consciência dos limites estreitos das fontes energéticas não renováveis. Valor promocional: 67 por 30 reais.

Anais II – Seminário Internacional História e Energia” – apresenta dezenove trabalhos apresentados no seminário realizado pela Fundação Energia e Saneamento, que teve o tema “Potencial estratégico e cultura de negócios”, com textos de Ana Maria de Almeida Camargo e Ulpiano Bezerra de Menezes, da Universidade de São Paulo, entre outros acadêmicos e profissionais do setor. Valor promocional: De 15 reais por 7,50 reais.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Luiz Henrique 29/08/2016 at 11:31

    Legal!
    Pena que a promoção seja por pouco tempo.Estou querendo ir até lá amanhã de manhã. Se eu for mesmo, vou adquirir pelo menos uns dois exemplares.
    Valeu, Douglas, mais uma vez!

    Reply
    • Douglas Nascimento 30/08/2016 at 11:55

      A promoção está desde julho, nós que apenas divulgamos agora.

      Reply
  • Luiz Henrique 29/08/2016 at 16:29

    Entrei em contato com a biblioteca do Museu, no endereço fornecido, para saber como adquirir um dos livros citados e a resposta foi seca, direta: “não entregamos”.
    Mas valeu pela dica e reportagem.

    Reply
    • Douglas Nascimento 30/08/2016 at 11:54

      O museu tem recursos limitados, por isso não deve entregar.
      Porém os mesmos livros estão com os mesmos descontos pelo site da Fundação Energia e Saneamento, e parece que há entrega via Correio.

      Reply
      • Luiz Henrique 30/08/2016 at 15:26

        Então, eu só acho que essa possível “explicação” que você deu, poderia ser expressa na resposta enviada à mim.
        A pessoa (um comprador/cliente em potencial) tem a melhor das intenções, uma bela educação e cuidado com as palavras e, em contra-partida, recebe um “NÃO” bem sonoro, sem maiores formalidades.Mas deixa pra lá.

        Reply
%d blogueiros gostam disto: