Uma boa novidade aos paulistanos será inaugurada oficialmente neste próximo domingo, dia 23 de agosto. Desativado e sem utilização há décadas, o mirante do Túnel 9 de Julho finalmente recebeu uma destinação apropriada e digna.

Os leitores mais antigos do São Paulo Antiga devem lembrar de quando entramos no mirante, em 2010, e denunciamos o absurdo estado de abandono em que ele se encontrava:

O local em 2010: abandono, sujeira e usuário de drogas (clique para ampliar)

O local em 2010: abandono, lixo e usuário de drogas (clique para ampliar)

Depois de todo esse tempo, tivemos finalmente uma luz no fim do túnel. Fruto de uma parceria público privada entre a prefeitura de São Paulo e o Grupo Vegas o célebre mirante foi reformado e reabrirá oficialmente como uma ocupação cultural, com o nome oficial de Mirante 9 de Julho.

A imagem abaixo dá uma mostra da grande transformação que o mirante recebeu:

Foto: Divulgação / Grupo Vegas

Foto: Divulgação / Grupo Vegas

A proposta do Mirante 9 de Julho, segundo Facundo Guerra, responsável pela reabertura do local, é de ser um centro cultural com cinema, artes plásticas, comida, bebida, café, música ao vivo e festas.

O local está apenas há 30 metros da avenida Paulista e tem tudo para ser um novo ponto de sucesso na capital. Além do próprio Mirante, o Grupo Vegas administra também de outros espaços paulistanos consagrados, como  Cine Jóia e o tradicional Riviera.

Este pequeno mapa indica o local do Mirante 9 de Julho

Este pequeno mapa indica o local do Mirante 9 de Julho

No que tange ao Grupo Vegas, só temos que louvar a iniciativa que revitaliza um lugar que está abandonado há décadas. Porém, não podemos esquecer que o restante do complexo, como a fachada do túnel e principalmente os chafarizes estão bastante degradados, além de pichados e sem previsão de um futuro melhor. A Prefeitura de São Paulo poderia dar uma colaborada, não é mesmo ?

Se mantiverem a qualidade que já conhecemos no Bar Riviera, o local terá tudo para dar certo. Nossa equipe está animada e ansiosa. Estaremos amanhã conferindo o Mirante 9 de Julho e esperamos ver nossos leitores por lá também.

Quem não puder prestigiar a abertura, vamos dar nossa avaliação do local ao vivo através de nosso Snapchat. Se você ainda não nos segue por lá, estamos te aguardadando. Nosso usuário é: saopauloantiga

Veja mais fotos do Mirante 9 de Julho já recuperado:

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Foto: Divulgação / Grupo Vegas

Foto: Divulgação / Grupo Vegas

Serviço:
Mirante 9 de Julho
Rua Carlos Comenale s/n
Telefone: (11) 3111-6342
www.facebook.com/mirante9dejulho

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • MarceloT 22/08/2015 at 13:22

    Sensacional!!!! Faço questão de dar uma passada por ai quando for à Paulista!!

    Reply
  • flávia durante 22/08/2015 at 13:26

    Os chafarizes estão na segunda fase do projeto 😉

    Reply
    • Carlos Alkmin • Photographer 22/08/2015 at 18:44

      Há de dar tudo certo. Com esse novo modelo de uso do local e com a ajuda dos canais colaborativos, aquele lindo conjunto de chafarizes vai ganhar nova vida. Torço para que os envolvidos cotinuem dispostos a lidar com as contradições da cidade.

      Reply
    • Elayne 23/08/2015 at 09:35

      Parabéns! Fizeram um trabalho excelente!!!

      Reply
  • paulo max 22/08/2015 at 13:36

    TEM MUITOS ESPAÇOS ABANDONADOS EM SÃO PAULO OU ESQUECIDOS E QUE PODEM VIRAR MIRANTES OU OUTRA FORMA DE LAZER EM SÃO PAULO POR EXEMPLO A IGREJA DE SANTA ISABEL NA ZONA LESTE NO BAIRRO DE VILA CARRÃO, VAMOS RECUPERAR POIS TEM UM MIRANTE DE 100 METROS DE ALTURA E A IGREJA É LINDA, ALÉM DE MUITO ESPAÇO PARA EVENTOS , PODE SER USADA NA VIRADA ESPORTIVA DA CIDADE PARA FAZER RAPEL OU OUTRAS ATIVIDADES ESPORTIVAS E NA VIRADA CULTURAL APRESENTAÇÕES DE CORAL E ORQUESTRAS…. MAS O QUE PRECISAMOS É DE PARCERIAS PRIVADAS PARA PODER ILUMINA-LA E FAZER COM QUE ELA APAREÇA NA CENA DA CIDADE COMO UM PONTO TURÍSTICO…. PROCURE NO FACE…..https://www.facebook.com/vilasantaisabel?ref=ts&fref=ts VALE MUITO APENA CONHECER…. ELA É IMPONENTE,,,MUITO LINDA… UM GRANDE ABRAÇO PAULÃO MAX (no face)https://www.facebook.com/profile.php?id=100001645855006&ref=ts&fref=ts

    Reply
  • Alef Henrique 22/08/2015 at 13:42

    Em uma matéria publicada pela FOLHA foi ressaltado que essa inauração e revitalização é apenas o começos de uma etapa que envolve três estágios e que posteriormente os chafarizes passaram por uma transformação e que receberam Food Truck e feiras gastronômicas.

    Reply
  • Laurita Yara Gentile 22/08/2015 at 15:51

    Tenho 80anos, e qdo crança acho que já estive com meu pa nesse lugar

    Reply
  • Vera L arrn 22/08/2015 at 16:49

    Memória da infância: todos domingos percorriamos à Av. 9 de Julho e passávamos pelo seu túnel, anos 50.
    Saudades…

    Reply
  • André 22/08/2015 at 22:50

    Parabéns pela reportagem. Eu adoraria que toda a estrutura do túnel fosse restaurada, principalmente a parte que foi estupidamente cortada. E que o viaduto que fica bem em cima, fosse demolido pois ele praticamente apaga a beleza da construção.

    Reply
  • Carlos Gama 23/08/2015 at 11:31

    Excelente o seu trabalho, Douglas.
    Excelente sabermos, que alguns pontos da cidade vão sendo recuperados da degradação e bem aproveitados.
    Parabéns a você!
    Parabéns ao Grupo Vegas!

    Reply
  • Clayton 23/08/2015 at 12:00

    Ficou lindo, espero que revitalize outros lugares na cidade.

    Reply
  • Mirante 9 de Julho (GRÁTIS) | Pindaiba 28/08/2015 at 20:46

    […] ⇒ Site ‘São Paulo Antiga’ […]

    Reply
  • danielpardo2015 07/09/2015 at 19:03

    Mas ai terá que ter policiamento constante ai para não voltar a ser o que era.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: