Um passeio pelo agradável e bucólico Parque da Luz é também um delicioso roteiro pela história.

Ali existem atrações interessantes e variadas, como a residência do antigo administrador do local, diversas esculturas, as ruínas do antigo ˝Canudo dr Dr. João Teodoro˝ e o monumento a Giuseppe Garibaldi:

Declarado como o ˝herói de dois mundos˝ em virtude de sua participação em conflitos tanto na Europa como pela América do Sul, Garibaldi foi um dos grandes e admiráveis nomes da unificação italiana, juntamente com figuras como seu xará Giuseppe Mazzini¹ e o Conde de Cavour.

No Brasil, especificamente no Rio de Janeiro, Garibaldi atuou na Congrega della Giovine Itália, fundada por Giuseppe Stefano Grondona. Foi neste momento em que conheceu Luigi Rossetti, com quem se juntou à Revolução Farroupilha. Foi em terras brasileiras também que Garibaldi conheceu seu amor, Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida na história como Anita Garibaldi.

Com a grande comunidade italiana espalhada por São Paulo, a ideia de homenagear Garibaldi com um monumento em São Paulo surgiria logo nos primeiros anos do século 20, precisamente em 1908. Foi neste momento que a escultura foi encomendada ao escultor italiano Emílio Gallori. Com a escultura pronta, foi escolhido o Jardim Público da Luz (hoje parque) como o local para receber o monumento.

Para a grande inauguração, em 1º de maio de 1910, foi preparado um grande evento. Entidades de italianos de vários cantos do país participaram das festividades. As celebrações se iniciaram na Praça da República e de lá saíram em cortejo pelas principais ruas da cidade, conforme anunciou o jornal Correio Paulistano:

Ao chegar no então Jardim da Luz, as festividades e homenagens a Giuseppe Garibaldi prosseguiram com discursos de Alceste de Ambris, fundador do Partido Socialista Italiano e do ilustre poeta brasileiro Olavo Bilac.

O monumento é feito em bronze e consiste em uma herma que está instalada sobre uma base de granito, totalizando aproximadamente 6 metros de altura. Na base há os seguintes dizeres, em italiano:

O monumento encontra-se em excelente estado de conservação e recebe constante manutenção, sendo um dos mais importantes atrativos do Parque da Luz.

Ficha técnica:
Monumento a Giuseppe Garibaldi
Escultor: Emílio Gallori
Ano da obra: 1908
Inauguração: 1º de maio de 1910
Medidas:
Base de granito: 4,37m de altura
Escultura de bronze: 1,43m de altura
Localização: Parque da Luz

(1) Giuseppe Mazzini

Em 1922, doze anos após a inauguração do monumento de Giuseppe Garibaldi, uma atualização foi feita ao monumento para homenagear a figura de outro importante líder na unificação italiana, Giuseppe Mazzini. Em sua base foi instalada a seguinte placa de bronze:

Homenagem a Giuseppe Mazzini (clique na foto para ampliar)

 

Bibliografia consultada:
Correio Paulistano – Edição 16788 de 01/05/1910 – Página 4
Correio Paulistano – Edição 16789 de 02/05/1910 – Página 3

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Rodolfo Bendinelli 19/09/2017 at 19:44

    Tradução do italiano:
    “A Giuseppe Garibaldi
    braço heróico
    pela liberdade dos povos
    coração generoso
    por cada aspiração mais humana
    de justiça social”

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor