Infelizmente a etiqueta do bom jornalismo, a ética profissional e o companheirismo entre os colegas de imprensa nem sempre são levados em consideração.

Nos quase 10 anos de existência do São Paulo Antiga, são inúmeras as minhas colaborações – muitas delas ocultas – a diversos veículos de comunicação. São repórteres de jornais, revistas, rádios e televisão que me escrevem ou telefonam em busca de ajuda com uma ou outra pauta, geralmente oriunda de algum artigo que publiquei – primeiro – aqui neste blog.

Reprodução: Twitter Jornal da Gazeta

A TV Gazeta sempre foi uma delas. Basta você que lê este texto ir até a sessão ´Repercussão´deste site e verá várias participações minhas ao jornal noturno desta emissora.

A este mesmo jornal, inclusive, já auxiliei outras incontáveis vezes quando alguém da redação me liga, pedindo uma nova fonte para alguma reportagem ou alguma fotografia para usar em alguma matéria. Sempre os ajudei.

Infelizmente nos últimos tempos a cordialidade da redação do Jornal da Gazeta parece ter sido deixada de lado. Ficou, aparentemente, mais fácil ver algo que publicamos aqui em nossas páginas e simplesmente dar uma adaptada e mandar pro ar no jornal.

Na edição de 31 de agosto do Jornal da Gazeta, o novo alvo escolhido foi uma artigo que fiz sobre cofres de depósito noturno, que publicamos no site em 7 de agosto último.

Dos locais filmados até a condução do texto da reportagem é possível ver onde veio a inspiração. Pena que esta mesma inspiração não serviu de base para me convidar para falar sobre o tema ou citar a fonte.

Talvez este blogueiro que vos escreve seja aquela espécie de inspiração proibida. Afinal, onde já se viu dar crédito a um blog ? E pouco importa se ele já os ajudou passado.

Sempre tive um profundo respeito pela Gazeta e em especial pelo Jornal da Gazeta. É de se lamentar que desrespeitem alguém que sempre os ajudou.

JORNAL DA GAZETA NÃO CITA CRÉDITOS ATÉ QUANDO USA NOSSO MATERIAL:

Como eu já disse, esta não foi a primeira ou segunda vez que isso ocorreu. Houve até casos piores, como uma matéria do jornal sobre o Mirante do Jaguaré.

A pauta usa várias fotos do nosso acervo (uma inclusive está errada pois é da Casa Verde) e sequer nos menciona nos créditos. Onde aparece a marca d´água do site a imagem é borrada.

A imagem abaixo é uma reprodução do vídeo do Jornal da Gazeta em seu canal do YouTube:

E abaixo a imagem nossa, que eles borraram a nossa marca d´água:

Fica aqui o meu protesto a esta postura deselegante do Jornal da Gazeta.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • ScorpionTeck 01/09/2017 at 15:42

    Parabéns Douglas!

    Passamos anos em nossa formação, aprendendo a citar fontes e dar os devidos créditos a cada trabalho acadêmico para um meio de comunicação ignorar o trabalho de outros a seu bel prazer.

    Acompanho a tempos seu trabalho, já nos falamos brevemente quando de meu trabalho sobre a Casa do Engenheiro da Estação (em Itaquera) e sei o quanto é solicitado para auxílios dos mais diversos fins, e sem cobrar um centavo pela ajuda.

    Repasso para os colegas historiadores e estudante da Unifesp e grupos de estudo que participo (entre eles o CAPPH, sob orientação do Prof. Dr. Fernando Atique).

    Abraços!

    André Oliveira

    Reply
  • Myrian Dauer ن (@MyrianDauer) 01/09/2017 at 15:51

    Nossa mídia anda cada vez mais ordinária e sem credibilidade. Sinto muito
    Seu site além de útil é lindo e interessante!

    Reply
  • Edda Frost 01/09/2017 at 15:51

    LAMENTÁVEL!

    Reply
  • Fernando Teixeira da Silva 01/09/2017 at 15:53

    Tem que pedir ao “professor nimbus” para colocar o responsável ajoelhado no milho de castigo.

    Reply
  • Gualberto Cappi 01/09/2017 at 16:09

    Olà Douglas! Està mesmo lamentavel esta postura tao pouco correta!
    Mas infelizmente è a imprensa no seu complexo e a profissao do jornalista que està em profunda decadencia.
    Aqui na Italia os que eram os principais jornais (La Stampa de Turim, Il Corriere della Sera de Milao, La Repubblica de Roma) jà ha tempo fazem vendas ridiculas, e nao tanto por causa da internet, da tv, etc., mas porquè a gente nao està interessada em comprar o que hoje nada mais è que a voz do pensamento unico e politicamente correto; a informaçao è cada vez mais jenuflexa aos interesses dos poucos que a financiam …
    Os verdadeiros jornalistas aquì contam-se nos dedos da mao …
    Um abraço solidario
    Gualberto

    Reply
    • Douglas Nascimento 01/09/2017 at 16:32

      Olá Gualberto! Quanto tempo…
      Forte abraço a você!

      Reply
      • Gualberto Cappi 01/09/2017 at 17:14

        Olà Douglas, sempre sigo o seu blog! Gosto muito do su trabalho e nao me faz maravilha que os poucos jornalistas dignos deste nome sejam na maioria blogueiros!
        Um abraçao e quando chegar teria prazer de te convidar (com a tua esposa, obvio) para uma espaguetada na minha casa!

        Reply
  • notlih9Hilton Takahashi 01/09/2017 at 16:17

    Douglas, sempre insisti que,
    por respeito aos autores e fontes, deve-se obrigatóriamente citá-las. É um total desrespeito à sua equipe. Infelizmente, devido à precariedade das instituições de ensino superior, os profissionais formados se especializaram na lei do menor esforço ou seja: pressionar as teclas Ctrl+C e Ctrl+V. Assim fica fácil!

    Reply
  • Ilmar Fernandes Souza Junior 01/09/2017 at 16:39

    Se a Gazeta faz esse tipo de coisa, imagino o que o SBT, a Globo, a Record, a Rede TV!, e a Bandeirantes devem fazer…

    Reply
  • Jorge Roberto Coelho Ferreira 01/09/2017 at 17:09

    Caro Douglas, Repudiamos o usufruto dessa emissora, no seu trabalho, esforço e dispêndios. Eles te devem
    satisfação. Me parece que muitos tem em pouca conta a autoria dos trabalhos publicados em blogs, pois sem muito esforço se acha textos e fotografias já publicados, novamente publicados por diferentes pessoas e instituições, sem a mais leve menção aos autores. Já vi fotos do SPA publicados sem menção à propriedade e autoria. Desse jeito é fácil.

    Reply
    • Douglas Nascimento 01/09/2017 at 17:32

      Pois é Jorge, eu confesso que não esperava isso da Gazeta, que é da Fundação Cásper Líbero…
      Acredita que atualmente estou processando um historiador que usou fotos minhas em um livro sem autorização ? E o pior é que foi na capa…

      Reply
      • Jorge Roberto Coelho Ferreira 01/09/2017 at 21:47

        O caso desse historiador é pior ainda. A fé que merece um historiador está em fundamentar suas afirmações nas ciências auxiliares da história e sobretudo se encontrou as informações em documentos ou publicações em geral, é essencial que decline a fonte e autores para que se possa melhor aferir sua veracidade.

        Reply
  • Tiago Endrigo 02/09/2017 at 07:49

    Triste e lamentável! Faltou ética e o bom profissionalismo. Sou jornalista e repudio tal ato. É realmente uma pena que um veículo de comunicação como a Gazeta que tanto gosto e respeito tenha tal postura. Que ela verifique junto a seus profissionais o responsável por tal ato e o corrija. Por vezes me inspirei em informações de blogs, um deles inclusive foi o do Ralph Mennucci, do Estações Ferroviárias, e creditei os dados, dado ao excelente trabalho realizado por ele. Fica aqui nossa pequena manifestação, torcendo para que a Gazeta daqui em diante não repita o erro.

    Reply
  • Carlos Antonio Lopes 02/09/2017 at 09:24

    Infelizmente não tenho nada de positivo senão engrossar o coro de admiradores do bom jornalismo , dizendo que o jornalismo no Brasil há muito tempo deixou de ser sério!Temos cá e lá um ou outro profissional com perfil decente mas a grande massa lambe os pés dos patrões e saqueia a criatividade alheia sem pejo algum- reflexo da falta de educação brasileira que incentiva a prática terrível de “levar vantagem”!Continue seu trabalho valioso pois somos sempre gratos pelos resultados que vem obtendo!!!Sucesso hoje e sempre!

    Reply
  • TV Gazeta 02/09/2017 at 10:50

    A resposta do Jornalismo da TV GAZETA

    SÃO PAULO ANTIGA descobre e divulga informaçoes raras e importantes sobre a cidade. Tem sido fonte de muitas reportagens, o que agradecemos com entusiasmo.
    Lamentamos profundamente termos falhado em não creditar ao SÃO PAULO ANTIGA a origem de algumas das pautas e imagens que o site reproduz. Como se sabe, e o site chega a mencionar, esse não é o procedimento que sempre adotamos. Vamos corrigir o erro. Peço desculpas e agradeço a crítica, em nome de nossa redação,
    Raquel Traldi – Chefe de Reportagem.

    Reply
  • Helen Sylvia 02/09/2017 at 13:24

    LAMENTÁVEL!!! EM PLENO ANO DE 2017 EXISTIREM JORNALISTAS SEM UM PINGO DE ÉTICA!!

    Reply
  • Rafael 03/09/2017 at 00:49

    Douglas, me solidarizo com seu repúdio. Não é de hoje que certos jornalistas estão mais canibais do que um canibal silvícola mesmo.

    E diante disso lembrei-me de um pedido com que o cronista André Ferrer, que publica no site “Crônica do Dia”, encerra cada postagem em seu blog: “A reprodução do texto é livre desde que o autor seja referenciado. Escrever custa tempo, educação e trabalho. Respeite isso.”.

    Para a grande mídia de hoje isso é perfumaria… Triste constatar tal sendo feito a um colega deles, que luta com as mesmas dificuldades, sabe como é a faculdade, o mercado de trabalho, as pedras do caminho etc.

    Só que, ainda assim, a situação é ainda pior na relação das redações com os leitores, ou potenciais leitores. Basta visitar o portal de editoras e jornais, e os sites das publicações, e não há mais nenhum e-mail disponível. Eles se insularam em suas redações, e os leitores que guardem seus apontamentos, sugestões e críticas para si mesmo.

    A grande mídia, com isso, reconheceu que suas linhas editoriais são iníquas, voltadas somente para doutrinação ideológica, querem a ferro e fogo mudar a cabeça das pessoas, e as pessoas comuns não são bobas e nem tão indefesas como eles gostariam que fosse. Eu presumo que eles estavam recebendo enxurradas de e-mails nas redações, vindas de leitores que estão acordando para a situação e estavam cobrando mudanças de enfoque e mostrando que elas estavam cientes da desonestidade intelectual com que os grandes veículos trabalham.

    A solução das redações? (me refiro a jornais e revistas) Não divulgar mais endereços de e-mail de editores, jornalistas e repórteres. Afastaram de si os leitores com a famosa afetação de superioridade através do silêncio. Assim, assumiram que escrevem apenas para um seleto grupo de gente tão desonesta e narcisista como eles, a pequeno círculo de assinantes esnobes e idiotas úteis e patrocinadores tão anticristãos como eles, desejosos de transformar o Brasil em uma cópia dos EUA ou da Inglaterra. Eles têm ódio de nossa raiz ibérica, de nossas formas pré-capitalistas de organização, em que a Igreja e a família são centrais, e as relações de compadrio são moeda franca. Eles têm ódio de si mesmos, ódio do que eles têm em comum conosco, os anônimos e obscuros que trabalhamos em coisas realmente essenciais, e não temos tempo para odiar o que não se pode mudar. O que muitos jornalistas querem sepultar com seu trabalho é o que nos faz brasileiros, é a índole nacional, da Terra de Santa Cruz, e nisso não se mexe.

    Admiro muito o trabalho do “São Paulo Antiga”, que com a graça de Deus vocês superem esse problema, e que prossigam com o bom trabalho!

    Reply
  • Lucio Gomes Machado 14/09/2017 at 16:31

    Solidariedade total!!!

    Reply
    • Daniel Pardo 22/10/2017 at 21:40

      Dois…

      Reply
  • Vozdobrasil Chicolobo 17/09/2017 at 18:38

    Em nenhuma hipótese pode se acreditar na MIDIA GOLPISTA. Eles mentem, enganam, escondem a verdade, criam factoides hipócritas e falaciosos. Agora passaram a ROUBAR propriedade intelectual.
    abaixo o uso indevido de imagens e textos produzidos por terceiros por parte dessa midia marrom e fascista.
    Parabens SAO PAULO ANTIGA. estamos do seu lado por entender o magnifico trabalho que vocês fazem com a preservação da história arquitetônica da nossa cidade.

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor