Inaugurada em 1960 para servir como a terceira capital do Brasil, Brasília também serviu de inspiração para inúmeros projetos arquitetônicos espalhados por todo o mundo, que seguiam os traços que Oscar Niemeyer colocou em edificações como o Palácio do Planalto.

Um dos modelos que foram copiados a exaustão nos anos seguintes foi aquele que Niemeyer aplicou na fachada da residência oficial do Presidente da República, o Palácio da Alvorada. Aqueles traços que são reconhecidos por boa parte dos brasileiros podem ser encontrados, de forma mais modesta, em vários lugares do país entre eles na zona norte da capital paulista:

clique na foto para ampliar

Localizada na Rua Assano, no Jardim Japão, o sobrado é um exemplo de como Brasília foi de fato inspiradora. Salvo as devidas proporções, é realmente interessante ver a fachada do Alvorada replicada em uma residência paulistana.

Conversando com alguns moradores da região que passavam em frente, a maioria soube dizer que a casa lembrava a residência oficial lá de Brasília. O andar superior onde se encontra a sugestiva fachada tem seu entorno ornamento com pastilhas amarelas.

Um interessante achado em uma tarde de primavera. Veja abaixo mais duas imagens da residência:

clique para ampliar

clique para ampliar

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Antonio Ferrara 25/09/2018 at 18:58

    Douglas, você quer noticiar “falecimento” de dois sobrados construídos em 1944 e preservados até hoje? Estão sozinhos, no Paraíso, cercados por terrenos comprados pela construtora. Se estiver interessado, favor entrar em contato.

    Reply
  • Patrícia Malta 25/09/2018 at 20:32

    em Atibaia tem uma também, Av. 9 de Julho, 222.

    Reply
  • SANDRA 26/09/2018 at 15:04

    Pena que o sobrado está sem manutenção a algum tempo, mas ele era bem bonito e chamava a atenção.

    Reply
  • Dan 16/10/2018 at 16:23

    Se não me engano, na cidade da Praia Grande ou em Mongaguá (litoral de SP), tinha uma casa que tinha uns detalhes que remetem a arquitetura de Brasília… não sei se ainda existe, mas lembro que eu vi por volta de 2000 essa residência.

    Reply
    • Patrícia Malta 23/10/2018 at 16:44

      Tem uma em Santos.

      Reply
%d blogueiros gostam disto: