A curta Rua Jairo Gois, no Brás, que faz a ligação da Rua do Gasômetro até a avenida Rangel Pestana, é conhecida principalmente por abrigar uma das mais famosas pizzarias de São Paulo, a Castelões. O que pouca gente nota ao passar por esta rua é que ali está um pequeno prédio que é uma das mais belas e antigas construções da região, o Palacete Andrioli.

Centenário, este imóvel do início do século 20, e que atualmente funciona como um hotel, chama a atenção pela belíssima construção e pela riqueza de detalhes mas que infelizmente está um tanto mal conservado. A edificação possui dois andares e mais um sótão que é também habitado, no térreo o imóvel é destinado ao comércio.

Na quina da construção, direcionada para a avenida Rangel Pestana, chama a atenção um lindo brasão com as iniciais “G.A” que representa o nome de seu primeiro proprietário e construtor Gabriel Andrioli.

clique para ampliar

clique para ampliar

Confira outras fotos do Palacete Andrioli (clique na miniatura para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • Alexandre Giesbrecht 29/05/2010 at 13:40

    Que prédio espetacular! Ao lado pelo visto estão subindo um espigão, o que deve significar que o prédio ao lado que aparece no Google Maps, que também parece (parecia) ser bonito visto de cima, agora já é história. Se for isso mesmo, é uma pena.

    Reply
    • SPA 29/05/2010 at 15:15

      Oi Alexandre

      Não é espigão, é a igreja Bom Jesus do Brás que quando eu tirei a foto estava reformando suas torres.
      Tudo lá esta como antes, inclusive o prédio ao lado que tem uma história bonita também.

      Reply
    • ELI MENDES 14/01/2011 at 08:59

      O imóvel é o Palacete Andreolli, moradia da familia Andreolli, construido nas primeiras décadas do século XX. Dois andares mais sótão habitável, sacadas, varandas e um grande florão ornando o ângulo. Obra típica do ecletismo da época.

      Reply
      • Luiz Mario Andrioli 18/05/2012 at 08:31

        Não é ANDREOLLI, é Andrioli!!!

        Reply
  • Alexandre Giesbrecht 29/05/2010 at 15:27

    Ufa! Menos mal.

    Reply
  • Silvio Luiz Antunes 07/06/2010 at 19:39

    Rapaz!
    Você precisa entrar nesse hotel!!!
    Parece cena de filme, o digamos porteiro fica dentro de uma especie de gaiola, por falar em gaiola existem varias penduradas no vão das escadas tem também gatos passeando pelos corredores, no corredor tem um cartaz com o aviso: quem jogar lixo no corredor pode ser expulso do Hotel!!!!

    Reply
  • silva leite 13/08/2010 at 10:19

    q.pena q. ñ tem nenhuma lei,ou projeto de vereadores,deputados q. obriguem no mínimo q. se pintem as fachadas desses lindos prédios e q. é história,e a gente vai vendo os mesmos trasformados em cortiços,estacionamento,bordeis e descarecterizando suas sublimes fachadas transformando-as em favelas e deixando cada vez mais feia nossa querida cidade

    Reply
    • ademar 23/08/2010 at 15:01

      Em 1983 fizeram um filme chamado A próxima vitima em que o prédio era um hotel decadente que servia como prostibúlo, no filme pode-se ver muitas cenas do prédio que já na época apresentava os sinais de desgaste.

      Reply
    • Daniel 31/01/2011 at 20:22

      não adianta só querer obrigar o proprietário a conservar a fachada se devido à omissão do poder público sempre tem algum filho de uma meretriz para fazer uma pichação, fazendo parecer ainda mais degradado…

      Reply
      • Luiz Henrique 12/11/2015 at 11:02

        Exato: precisa haver lei contra vandalismo.A certeza da impunidade, alavanca a criminalidade.

        Reply
  • David Tamamoto 30/08/2010 at 10:45

    Belíssimo!!! Só precisa de uma reforma

    Reply
  • Gilberto Alves 07/12/2010 at 14:05

    Quando garoto por volta 1976, estuda no Romão Puiggari, bem próximo do hotel em questão, e na época ja estava degradado, e mesmo assim era frequentado pelas prostitutas que faziam ponto em frente a igreja, em frente a escola e ao Cine Piratininga, que foi o maior cinema do Brasil.

    Reply
  • Tweets that mention Palacete Andreolli — São Paulo Antiga — Topsy.com 17/01/2011 at 16:53

    […] This post was mentioned on Twitter by SuelenGracielaLopes and others. SuelenGracielaLopes said: RT @SaoPauloAntiga: Palacete Andreolli, uma das mais belas construções do bairro do Brás (e de São Paulo) – http://vempra.ca/12w […]

    Reply
  • Daniel Fontes 31/01/2011 at 00:35

    Pena que estes belos imóveis estão esquecidos pelos seus proprietários!!!!

    Reply
  • PCCARVALHO 10/07/2011 at 13:37

    Enquanto não guilhotinarem as mãos de uma meia dúzia destes malditos pixadores eles vão continuar a emporcalhar as nossas cidades.

    Reply
  • maria cecilia andrioli 11/09/2011 at 14:07

    Fiquei emocionada com esta esquina!!!!!esse imóvel pertencia ao meu avô Gabriel Andrioli( é G e não C as inicias );eram 3 filhos:Helena(não tinha filhos),Dario
    (2 filhos) e meu pai Dino , 2 filhas.Qdo meu avô faleceu em 1968,a mulher do Dario nos tirou tudo e nunca + estivemos no local,por isso este imóvel ficou tão deteriorado….e o nome correto é Palacete Andrioli.um abraço,Cecilia.

    Reply
    • Douglas Nascimento 12/09/2011 at 17:29

      Maria Cecilia, muito obrigado pela sua colaboração!

      Reply
    • Luiz Mario Andrioli 10/10/2011 at 16:59

      Maria Cecilia, realmente é uma pena que tenha ocorrido isto.
      Esta construção faz parte da arquitetura paulistana e faz parte de nossa história, mesmo estando distantes.
      Abraços
      Luiz Mario Andrioli
      Ramo sul da familia Andrioli(RS)

      Reply
    • Marcelo 26/04/2017 at 14:11

      Completamente correto o comentário: acabo de verificar mais atidamente a foto inicial e de fato é um G maiúsculo juntamente com o A no monograma do frontão de canto.

      Reply
  • Arnaldo N M Neto 21/02/2012 at 13:37

    Com tristeza vejo a cada dia que passa a história da arquitetura brasileira e o respeito pelas construções antigas vão se extinguindo sem nenhum respeito ao patrimônio aos arquitetos, a cultura urbanística e aos cidadãos que contribuíram para sociedade . Mereciam maior respeito e atenção por parte do Estado e Instituições do Poder Executivo que deveriam preservar nossa história.. Lamentável pois o povo que nao conhece sua história está fadado ao esquecimento e a ignorância em todos sentidos … Abraços Arnaldo N M Neto São Paulo, capital

    Reply
  • Lucia maria Bonato Branco 21/02/2012 at 13:47

    Estou farta de tanto descaso com minha São Paulo. Estou farta desses pixadores. Será que não há um meio EFICIENTE de acabar com eles. A copa está se aproximando. Será que ninguém percebe que nossa cidade precisa de cuidados, de zelo, de amor pelo que representou para o Brasil e o que representa hoje. Que idéia os estrangeiros levaraão daqui? Um país que não reconhece o passado, terá o futuro comprometido.
    A história de São Paulo pede socorro!

    Reply
  • Lucia Maria BonatoBranco 21/02/2012 at 13:50

    Srs do poder, acabem com os pixadores antes que eles acabem com São Paulo! Minha cidade pede socorro. Sua história precisa ser preservada.

    Reply
    • Luiz Henrique 12/11/2015 at 11:06

      É isso mesmo: enquanto não haver lei, não haverá inibição dos pichadores/ vândalos que assolam a Metrópole.
      A CERTEZA DA IMPUNIDADE, ALAVANCA A CRIMINALIDADE!

      Reply
  • Danian Dare 21/02/2012 at 14:12

    Imagino essa construção restaurada de forma a resgatar a beleza.

    Danian.

    Reply
  • Romeu Nardini 21/02/2012 at 16:57

    Eu nasci um pouco mais adiante, no lado oposto na Av Rangel Pestana, 1646.
    No predio Piatininga, do cinema que foi mesmo considerado por muito tempo o maior do Brasil.
    Nos anos 50 havia na porta da igreja, um ponto de taxis.
    Todos os carros eram da marca Nash, recem importados e novos em folha.
    Há alguns meses estive na Cantina Castelões e revi o lindo e ainda imponente Palacete Andrioli.
    É uma pena o estado em que se encontra.
    Romeu

    Reply
  • Cristiano Silva 10/11/2012 at 00:48

    Tem umas duas semanas que eu “percebi” esta bela construção… Mais uma bela casa fadada ao esquecimento…
    Trabalhei aí perto… Torço por uma revitalização neste belo exemplar de arquitetura…

    Reply
  • Luiz Henrique de Souza Alineri 14/10/2013 at 11:36

    Simplesmente magnífico!E é uma pena que esteja esquecido! E a família,onde anda?

    Reply
  • SavianoMarcio 06/02/2015 at 14:51

    Interessante que mesmo mal cuidado ele ainda mantenha a maioria dos detalhes externo originais, o que facilita muito uma restauração.

    Douglas, o proprietário do imóvel não permitiria uma visita interna se explicado o motivo?

    Reply
  • maria teresa andreolli pulheis 05/04/2015 at 21:16

    Andriolli ou Andreolli simplesmente é erro de registro dos nossos antepassados portanto ver brasão da família, tudo começou com o sr. Andres ele é o pai de todos que iniciou esta família, portanto vieram para o Brasil na 2ª guerra mundial com toda família e aqui os irmãos cada um tomou seu rumo formando famílias numerosas e que cada uma desta família foi se multiplicando e se espalhando neste Brasil portando somos todos parentes cria do Sr. Andres

    Reply
  • Marcelo 16/03/2016 at 16:21

    É um estilo muito bonito, notadamente na parte do sótão, em parte com janelinhas, uma janela maior, talvez como um mirante maior e uma torre com cúpula como um possível mirante menor. Deve ser preservado e, se preciso, antes de tudo restaurado.

    Reply
  • Ewerton 31/01/2017 at 20:55

    São Paulo antiga por favor me tire umas dúvidas !!! Queria saber se o imóvel é tombado será que vocês têm essa informação? Eu estava querendo abrir um processo de tombamento mas não sei se abriram e está aguardando ou se já está tombado! O site do governo é muito confuso ! Se alguém souber me fale por favor obrigado!

    Reply
  • Marcelo 10/05/2017 at 17:38

    Acabei reparando melhor e a cúpula com o galo é da igreja ao lado. Foi uma ilusão visual que se criou na foto.

    Reply
  • Helio Vennezziti 20/12/2017 at 21:34

    Alguém tira uma duvida no cartaz do filme A Próxima Vítima de 1983 aparece um palacete cujo é o mesmo nome Andreoli , seria esse o mesmo do filme?

    Reply
%d blogueiros gostam disto: