Imóveis Antigos

Palacete – Rua Conselheiro Cotegipe, 670

Comments (18)
  1. Marcio Leandro disse:

    Eh de chorar ver tanta memoria ruindo assim.
    Se a profeitura nao faz nada pela memoria de seus cidadoes, poderia ao menos permitir que a mesma cuidasse de si.

  2. JOSÉ FERNANDONEGER DE PÁDUA E CASTRO disse:

    Eu achei muito lindo esse palacete, tanto que irei construir minha casa no mesmo estilo que esse palacete, ou seja, pretendo reconstruí-lo novamente aqui em minha cidade!

  3. Octávio disse:

    Existe pelo menos uma pintura do Minarete, alguns a creditam ao próprio Monteiro Lobato, é fácil de encontrá-la na internet. Era um chalé de características oitocentistas, com um amplo terreno a volta. Se há uma pintura, é povável também que haja uma fotografia, em algum lugar, ou talvez até mesmo em posse da família do escritor.

    1. Luiz disse:

      A pintura está exposta na Biblioteca Monteiro Lobato, no centro de São Paulo. Não encontrei notícias sobre a demolição do casarão. Gostaria de saber em que ponto da Rua 21 de Abril, que dava para a R. Cesário Alvim, no bairro do Belenzinho, ficava o casarão. Não descobri. A numeração nova não corresponde ao número 372 antigo.

    2. Luiz disse:

      Há, pelo menos, uma aquarela, uma pintura e uma fotografia do Minarete. Lobato, em Literatura do Minarete (Memórias de um Velho II), escreve uma crônica em que, saudoso, buscando “reviver o delicioso momento do passado”, nada acha do “minarete querido”; “no seu lugar, um boçalíssimo palacete alvarmente incolor habitado por um negociante de fivelas aposentado. A paineira cortada e a própria terra avermelhada da rua desapareceram sob a sórdida uniformidade do calçamento a paralelepípedos”.

  4. Karin Peixoto disse:

    Como se não bastasse o desgaste do tempo, mais uma vez esta maldita, pichação! è muito triste. O palacete é um sonho!

  5. Gustavo disse:

    Incrivel…
    Acho que essa palavra ja resume tudo.
    Imagina restaurado e funcionado?
    Glória da antiga SP que voltaria à vida.
    Espero que este nao tombe em ruinas ou pelas britadeiras de alguma demolidora inescrupulosa.

  6. eduardo entrebato disse:

    Maravilhosa residência, deteriorada pelo tempo e pelo vandalismo burro dos pichadores ignorantes

  7. aquinaojacare disse:

    Maravilhoso! Malditos e bastardos pichadores!

  8. André Gomes dos Santos disse:

    A cúpula em destaque lembra a do Palacete Mourisco (Avenida Paulista).

    1. Cristiane disse:

      sim, é quase idêntica.

  9. Eduardo ritschel disse:

    A “República” do Minarete: rua 21 de abril, 372, (fronteiro `rua Cesário Alvim) bairro do Belenzinho

    “O Minarete é um pequeno chalé amarelo no Belenzinho, fronteiro à rua Cesario Alvim. ..É a casa número 372 da rua 21 de abril.
    Ocupávamos o andar superior, composto de dois compartimentos apenas e como da janela se dominasse a cidade de todos os lados, batizamo-lo – o Minarete….
    No quintal da casa, muito amplo, visto que naquele tempo a cidade morria ali e as ruas, hoje construídas, não passavam de simples arruamentos, cobertos de mato, com trilhos de vacas e sebes marginais de roseira silvestre, erguia-se a “nossa” paineira. Objeto de perene contemplação para Ricardo (Gonçalves), ora nua de folhas e apendoada de frutos oblongos, ora recamada de flores róseas que atraiam todos os colibris da vizinhança, era essa paineira nossa árvore querida, a musa vegetal do poeta.”
    (Monteiro lobato – Prefácio e entrevistas – página 5 e 6)

  10. Yara disse:

    Puxa Eduardo, que legal, você ter achado isto do Monteiro Lobato, acho este bairro bem lindo, pena que a especulação imobiliária vai acabar com ele, mas o casarão da rua Marquês de Abrantes esquina com Conselheiro Cotegipe esta sendo todo restaurado, mas ainda não sei se é morador ou empresa, mas esta ficando lindo…

    1. Guacira disse:

      Yara,

      Tenho uma vaga lembrança da infância onde eu tinha amigas (Fátima, Ana e Claúdia) e os pais se chamavam Sr. João (português) e Dona Beatriz (filha de italianos) que era proprietária de uma quitanda na praça do Belém, acho que são deles este casarão que cheguei a conhecer na infância.
      Você os conhece ou consegue informações?
      Um abraço.
      Guacira

      1. Gustavo Rollo disse:

        Alias este casarão esta a venda. Seria interessante alguma pessoa ou empresa reforma-la para embelezar o meu tão saudoso bairro do Belém. A prefeitura não toma nenhuma atitude para preservar casarões antigos do Belém, grande parte desses casarões deveriam ser tombados e reformados da mesma forma com que fizeram com os edificios antigos localizados no parque do Belém,

  11. Cristiane disse:

    Minha dúvida é: e os herdeiros? Sim, porque, alguém tem que estar vivo, mesmo vivendo fora do país, enfim, porque nunca sabemos quem são?

  12. Carlos Hoty disse:

    Este belo exemplar arquitetônico acaba de receber Abertura de Processo de Tombamento pelo Conpresp a pedido do Ver. Adilson Amadeu, antes tarde do que nunca!!!

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.