Creio que todo bairro paulistano tem um imóvel peculiar ou curioso que chame a atenção. Nas andanças por São Paulo sempre encontrei construções que entraram para uma lista de favoritos. Na região da Água Branca e Vila Romana, a mais bela para mim é, sem dúvida, esta:

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Um dos imóveis mais antigos da rua Crasso, este belo palacete antigo foi construído nas primeiras décadas do século 20, possivelmente nos anos 20. É uma residência que não importa seu estado de conservação, transmite uma elegância e beleza bastante rara nas construções atuais.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Palacete típico dos bairros residenciais paulistanos do século passado, o imóvel tem muitos detalhes em sua fachada, como os adornos sob a sacada, as colunas na entrada da sala principal e os belos portões baixos de ferro. Ao fundo da construção, após um portão mais novo, em alumínio, nota-se a pequena garagem construída em estilo similar ao restante do imóvel.

Portão da garagem (clique na foto para ampliar)

Portão da garagem (clique na foto para ampliar)

Este estilo arquitetônico é bastante comum na nossa São Paulo antiga. É possível encontrar em outras regiões de São Paulo, como Pinheiros, Jardim América e Ipiranga, construções como esta ou bem próximas a isso, como na rua Cardeal Arcoverde.

Nos anos 60, neste imóvel, residiu um senhor chamado Diogo Austuriano. Existiu um proprietário de cinemas, com ampla atuação no Paraná, com este nome. Não foi possível concluir se trata-se da mesma pessoa ou não.

Detalhe da sacada (clique na foto para ampliar)

Detalhe da sacada (clique na foto para ampliar)

Se algúem tiver informações sobre este imóvel e sua história, entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo.

A seguir, mais duas imagens deste palacete (clique na foto para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • milerdemarchi 09/04/2015 at 11:49

    Que construção magnífica !

    Reply
  • Arnaldo Andreolli 09/04/2015 at 12:03

    Caro Douglas, parabéns pelo seu belíssimo trabalho. Passo diariamente em frente a este imóvel e fico sempre apreensivo com uma possível demolição dele, já que naquele pedaço da Vila Romana, os imóveis históricos estão sendo derrubados continuamente dando lugar a prédios, semelhantes ao que ocorreu no quarteirão seguinte ao deste imóvel, onde um antigo e belo casarão também já foi ao chão onde atualmente se ergue um prédio!. Pena, mas a cidade fica historicamente mais pobre a cada dia. Abraço!.

    Reply
    • Norma 09/04/2015 at 17:00

      Conheço esse casarão, na minha época de adolescente, era magnifico, infelizmente vai ser demolido para dar lugar a mais uma gaiola de concreto.

      Reply
  • João Ramon 09/04/2015 at 12:07

    é uma pena que não se constrói mais casas assim 🙁

    Reply
  • Carla Silva 09/04/2015 at 12:24

    Lindo! Imagina ele restaurado!

    Reply
  • Marilena 09/04/2015 at 12:55

    Conheci este prédio,desde minha infância e juventude,pois eu ia muito á Água Branca (Parque) morei no bairro das Perdizes,na Rua Dr. Homem de Melo

    Reply
  • Gildo Baleiras Nascimento 09/04/2015 at 15:21

    Lamentável que a lateral deste belíssimo imóvel ficou sem luz por força da construção vizinha que não respeitou o afastamento necessário, esse problema continua existindo ainda hoje em São Paulo.

    Reply
  • José Márcio 09/04/2015 at 16:21

    O muro que está ao lado esquerdo da casa nas fotos, muito próximo do imóvel, com certeza foi construído pegando uma parte desse terreno, pois não era comum um casarão como esse ser construído sem áreas livres laterais, já que o programa arquitetônico à época acompanhava o estilo dos antigos chalés franceses, com rez-de-chaussée espaçoso, inclusive nas laterais.

    Reply
  • nazarethlmperes 09/04/2015 at 19:58

    Sempre terte que as belezas de outros tempos não são preservadas!

    Reply
  • Vieira Rodrigo 10/04/2015 at 06:05

    Belíssimo! Existe registro ou ideia do ano de construção? Parabéns pelo seu trabalho espetacular.

    Reply
  • Zilda Barradas 10/04/2015 at 20:43

    Que pena, ficaremos somente com as fotos.

    Reply
  • Rafael Lins 13/04/2015 at 03:58

    Às vezes passo de ônibus em frente a este palacete, próximo à Praça Cornélia. E pensei: bem que o SP Antiga poderia fazer uma reportagem sobre ele. Aliás, a Lapa (mais precisamente a Vila Romana) e Lapa de Baixo possuem construções típicas do início do século 20. Só percorrendo o bairro para encontrar pérolas como essa, antes que deixem de existir.

    Reply
  • Silvia Inês 01/05/2015 at 22:52

    Talvez para se encontrar a origem, sua história, teria que se fazer uma pesquisa nas redondezas. Sempre há alguém de mais idade, um morador do bairro que vai se lembrar da história. Infelizmente nossos velhinhos não dividem conosco o gosto pela internet. Pena.

    Reply
  • Ketlyn 13/05/2015 at 09:15

    Poxa vida, eu viajo nesse site. Certeza que eu nasci na época errada, pois morro de vontade de ter vivido nos anos retratados aqui. Tudo muito simples, mas de uma beleza e significados indescritíveis. A casa dos meus avós já tem mais de 100 anos, reformamos para a festa de 60 anos de casados deles, respeitando, claro, a arquitetura original, pois celebramos a festa lá. Não se encaixa aqui no site, pois fica lá no Ceará. Mas, de qualquer forma, o amor e a paixão pelo passado é o mesmo. Parabéns pelo site e, por favor, não pare com esse trabalho.

    Reply
  • marcelo cunha 01/08/2015 at 12:54

    esse imóvel está à venda

    http://www.imovelweb.com.br/propriedades/casa-a-venda-na-vila-romana-912743661.html

    Reply
  • Vanessa Alves 14/09/2015 at 20:17

    É possível comprar esses imoveis para restauração e moradia?

    Reply
  • Ana Lavorato 29/06/2016 at 14:29

    Moro próximo a esse palacete e sempre o admiro e lamento o estado de conservação em que se encontra…Realmente, uma bela construção!! Se eu tivesse condições tentaria comprá-lo para que fosse preservado!

    Reply
  • Silvio M 17/08/2017 at 21:35

    Morei na Rua Crasso de 1974 a 1990, quase defronte a essa casa. Realmente pertencia a um Senhor de nome Diogo, conhecido na região da Vila Romana por ter casas de aluguel, incluso esta. Durante o período que morei por lá, diversos inquilinos utilizaram a casa, tanto fazendo uso residencial como comercial do imóvel. Entre as pessoas que por lá passaram, lembro de ter visto por um curto período dos anos 80, o comentarista esportivo Juarez Soares e a jornalista Helena de Gramont no imóvel. Hoje é uma pena que esteja mal conservado.

    Reply
  • Fabiano 17/09/2018 at 21:04

    Morro bem perto dessa linda casa está a venda queria muito poder comprá-la mas estão pedindo um bom dinheiro por ela espero que a pessoa que comprasse não demolice a casa

    Reply
%d blogueiros gostam disto: