Palacete da Rua Crasso

Este artigo está desatualizado pois o imóvel foi restaurado. Clique AQUI para ser redirecionado para o novo artigo.

Creio que todo bairro paulistano tem um imóvel peculiar ou curioso que chame a atenção. Nas andanças por São Paulo sempre encontrei construções que entraram para uma lista de favoritos. Na região da Água Branca e Vila Romana, a mais bela para mim é, sem dúvida, esta:

Um dos imóveis mais antigos da Rua Crasso, este belo palacete antigo foi construído nas primeiras décadas do século 20, possivelmente nos anos 20. É uma residência que não importa seu estado de conservação, transmite uma elegância e beleza bastante rara nas construções atuais.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Palacete típico dos bairros residenciais paulistanos do século passado, o imóvel tem muitos detalhes em sua fachada, como os adornos sob a sacada, as colunas na entrada da sala principal e os belos portões baixos de ferro. Ao fundo da construção, após um portão mais novo, em alumínio, nota-se a pequena garagem construída em estilo similar ao restante do imóvel.

Este estilo arquitetônico é bastante comum na nossa São Paulo antiga. É possível encontrar em outras regiões de São Paulo, como Pinheiros, Jardim América e Ipiranga, construções como esta ou bem próximas a isso, como na rua Cardeal Arcoverde.

Portão da garagem (clique na foto para ampliar)
Portão da garagem (clique na foto para ampliar)

Nos anos 60, neste imóvel, residiu um senhor chamado Diogo Austuriano. Existiu um proprietário de cinemas, com ampla atuação no Paraná, com este nome. Não foi possível concluir se trata-se da mesma pessoa ou não.

Se algúem tiver informações sobre este imóvel e sua história, entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo.

Veja mais fotos deste palacete (clique na foto para ampliar):

ATUALIZAÇÃO – 14/02/2022:

Recebemos a informação de que o imóvel estaria sendo demolido. Entretanto fomos até o local e conferimos que o que foi demolido é na verdade o sobrado antigo ao lado. Todavia a residência agora está com sua fachada bloqueada por um tapume, como mostra a fotografia abaixo.

Será que o futuro desta construção encantadora é vir abaixo ou podemos aguardar uma reforma ou restauração que recuperará o esplendor dela ? Estamos de olho e atualizaremos o artigo caso surja alguma novidade.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

32 respostas

    1. Eu morei desde que nasci, de 1942 até 1954 bem perto desses sobrado. Ele é de número 180 e a minha casa era 214. Conhecia muito os moradores, Sr Diogo Asturiano, dona Therezinha e os filhos Myrian, Stael e Dioguinho. Brincávamos juntos, naquela época brincávamos na rua, de Amarelinha, Caracol, pega-pega, pular corda, pião, bolinha de gude, etc. O Sr. Diogo era Fiscal de Imposto de Renda. A minnha casa fazia parte de um correr de casinhas pequenas que ainda sobrevivem lá na Rua Crasso. Muitas saudades! Você me fez reviver a infância maravilhosa que vive naquele local, com meus amigos, Ayrton, Genny, Paulinho, Alba e tantos outros. Muito obrigada por isso e por todos os outros artigos.

      1. Recordações, Vera, de um tempo indiscutivelmente melhor. Eu morei em São Paulo e,principalmente, VIVI aquele São Paulo inesquecível.
        Também residi, como você, perto de uma das mais belas construções antigas: o palacete da Rua Apa, que felizmente escapou da fúria imobiliária.

  1. Caro Douglas, parabéns pelo seu belíssimo trabalho. Passo diariamente em frente a este imóvel e fico sempre apreensivo com uma possível demolição dele, já que naquele pedaço da Vila Romana, os imóveis históricos estão sendo derrubados continuamente dando lugar a prédios, semelhantes ao que ocorreu no quarteirão seguinte ao deste imóvel, onde um antigo e belo casarão também já foi ao chão onde atualmente se ergue um prédio!. Pena, mas a cidade fica historicamente mais pobre a cada dia. Abraço!.

    1. Conheço esse casarão, na minha época de adolescente, era magnifico, infelizmente vai ser demolido para dar lugar a mais uma gaiola de concreto.

  2. Conheci este prédio,desde minha infância e juventude,pois eu ia muito á Água Branca (Parque) morei no bairro das Perdizes,na Rua Dr. Homem de Melo

  3. Lamentável que a lateral deste belíssimo imóvel ficou sem luz por força da construção vizinha que não respeitou o afastamento necessário, esse problema continua existindo ainda hoje em São Paulo.

  4. O muro que está ao lado esquerdo da casa nas fotos, muito próximo do imóvel, com certeza foi construído pegando uma parte desse terreno, pois não era comum um casarão como esse ser construído sem áreas livres laterais, já que o programa arquitetônico à época acompanhava o estilo dos antigos chalés franceses, com rez-de-chaussée espaçoso, inclusive nas laterais.

  5. Às vezes passo de ônibus em frente a este palacete, próximo à Praça Cornélia. E pensei: bem que o SP Antiga poderia fazer uma reportagem sobre ele. Aliás, a Lapa (mais precisamente a Vila Romana) e Lapa de Baixo possuem construções típicas do início do século 20. Só percorrendo o bairro para encontrar pérolas como essa, antes que deixem de existir.

  6. Talvez para se encontrar a origem, sua história, teria que se fazer uma pesquisa nas redondezas. Sempre há alguém de mais idade, um morador do bairro que vai se lembrar da história. Infelizmente nossos velhinhos não dividem conosco o gosto pela internet. Pena.

  7. Poxa vida, eu viajo nesse site. Certeza que eu nasci na época errada, pois morro de vontade de ter vivido nos anos retratados aqui. Tudo muito simples, mas de uma beleza e significados indescritíveis. A casa dos meus avós já tem mais de 100 anos, reformamos para a festa de 60 anos de casados deles, respeitando, claro, a arquitetura original, pois celebramos a festa lá. Não se encaixa aqui no site, pois fica lá no Ceará. Mas, de qualquer forma, o amor e a paixão pelo passado é o mesmo. Parabéns pelo site e, por favor, não pare com esse trabalho.

  8. É possível comprar esses imoveis para restauração e moradia?

  9. Moro próximo a esse palacete e sempre o admiro e lamento o estado de conservação em que se encontra…Realmente, uma bela construção!! Se eu tivesse condições tentaria comprá-lo para que fosse preservado!

  10. Morei na Rua Crasso de 1974 a 1990, quase defronte a essa casa. Realmente pertencia a um Senhor de nome Diogo, conhecido na região da Vila Romana por ter casas de aluguel, incluso esta. Durante o período que morei por lá, diversos inquilinos utilizaram a casa, tanto fazendo uso residencial como comercial do imóvel. Entre as pessoas que por lá passaram, lembro de ter visto por um curto período dos anos 80, o comentarista esportivo Juarez Soares e a jornalista Helena de Gramont no imóvel. Hoje é uma pena que esteja mal conservado.

  11. Morro bem perto dessa linda casa está a venda queria muito poder comprá-la mas estão pedindo um bom dinheiro por ela espero que a pessoa que comprasse não demolice a casa

  12. Passo em frente dessa suntuosa residencia, sempre que volto da casa da minha namorada, brinco com ela dizendo que vamos morar em uma casa assim…fico olhando…olhando…viajo em meus pensamentos…fico imaginando nos anos em que essa casa estava ocupada…pensando nas historias vividas ali…enfim…ela é linda demais…

  13. Foi vendida e está com tapumes. Alguém sabe se vai ser restaurada ou demolida?

  14. Descrição , sobrado 3 dormitórios, 1 sala, 1 banheiro, cozinha, lavanderia, 5 vagas na garagem, – 37 anos de construção, quintal _ jardim, casa com sala para 2 ambientes – precisa de reforma

  15. Passei por lá esse fim de semana. Foi completamente restaurada e até uma grade baixa de ferro foi instalada. A edícula do fundo foi reconstruída do zero.

  16. Olá, bela reportagem, não sei se já esta sabendo , mas a casa da rua Grasso, 280 já esta sendo reformada e prioritariamente estão mantendo as caracteristicas da mesmo, pelo menos na fachada, por dentro não tive oportunidade ainda de verificar.