Uma das praças mais charmosas de São Paulo, a Dom José Gaspar, é o endereço de um dos mais tradicionais estabelecimentos paulistanos, o Paribar.

Misto de bar e restaurante, foi fundado em 1949 e seu nome vem da junção das sílabas iniciais de ‘Pastifício, Ristorante e Bar‘.

Foto: Divulgação

O Paribar foi um ponto de grande efervescência cultural nas décadas de 50, 60 e 70, onde beberam e festejaram intelectuais, políticos, jornalistas, poetas e os boêmios paulistanos.

Entre os muitos artistas que figuram na lista de clientes assíduos, podemos citar nomes como o dos cantores Caetano Veloso, Chico Buarque e Roberto Carlos. Entre os intelectuais podemos citar Marcos Rey e Sergio Milliet além de muitos outros.

Cozinha do Paribar em meados dos anos 60 (clique para ampliar)

Cozinha do Paribar em meados dos anos 60 (clique para ampliar)

O antigo Paribar recebeu Mick Jagger e Keith Richards entre 1978 e 1979, período em que estavam em São Paulo e hospedados no Hotel Jaraguá, no centro da cidade.

Paribar tem festona no Dia dos Trabalhadores

Para comemorar os 10 anos de reabertura do Paribar, Luiz Campiglia, chef e dono do restaurante, está armando uma grande festa no dia 1º de maio.

Com a curadoria de Neto Niggaz, o evento começa às 11hs da manhã, traz o cardápio dos brunchs dos domingos e um dia inteiro de muita cultura de rua na Praça Dom José Gaspar. Neto convidou grafiteiros, artistas plásticos e djs. Num dado momento da festa, Marcelo Gugu traz uma Batalha de Mcs.

Luiz Campiglia, chef e dono do restaurante

Luiz Campiglia, chef e dono do restaurante

Atrações do dia:

DJs:

Neto Niggaz é curitibano e nasceu numa família de músicos ouvindo muito rock n roll. Quando era adolescente o hip hop e a música eletrônica dos anos 90 o influenciaram muito. Seguindo o lema que pista boa é para sensualizar, Neto toca uma mistura quente e cheia de energia de música negra com batidas variadas, R&B e influências latinas. Ninguém fica parado.

A novidade é que Neto traz para o aniversário do Paribar seu sobrinho de 10 anos, Joao Pedro, também curitibano que promete além de encantar a pista com sua jovialidade um set lotado de hip hop.

Foto: Divulgação

Destaque: o Dj JP.Kids (ao fundo) tem apenas 10 anos de idade.

Além da dupla, o dia primeiro de maio recebe os Djs Mime (Tech House/House/Loungue),B.Mendez (Hip Hop/Pop), a Djéia Gi.Créia (Black/ Soul/Funk), e Fefo (Hip Hop/ Black) do Coletivo Lage Chic (Curitiba) que é campeão do DJ CONTEST AIMEC & YELLOW TRIBALTECH REBORN e desafio de djs do JUCS em Jaraguá do Sul – SC.

ARTISTAS / EXPOSIÇÃO:

Rodrigo Kupfer: ArtWorks
Erika Santos: Fotografias
Rote BC: Art Grafites

GRAFITEIROS LIVE:
Rote BC / Rocket

BATALHA DE MC’s:

Curadoria de Marcelo Gugu.

Serviço:
Aniversário de 10 anos do Paribar
Sexta, 01/05/2015, das 11h às 20h
Praça Dom José Gaspar 42, Centro – Tel. 3237-0771
Site: www.paribar.com.br
Area de Fumante: não (só a Praça)/Acesso a deficiente: Sim
Cartões de crédito: Amex, Diners, Mastercard, Visa
Cartões de débito: Maestro, Rede Shop, Visa Electron

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Marli S. Moreira 30/04/2015 at 20:12

    Saudade. Grandes lembranças. Grandes amizades e momentos maravilhosos.
    Vivi intensamente o Paribar desde os anos 60. Bar elegante, bem frequentado, comida ótima, bom serviço, onde encontrávamos os amigos(as) no fim do dia vindo do escritório próximo para um drinque e altos papos. Consertávamos o Brasil !
    Lamento não poder estar no dia 1/maio. Sou paulistana mas mudei para Florianópolis.
    Grande abraços a todos.

    Reply
  • danielpardo2015 08/05/2015 at 15:36

    Um lugar que teve como frequentadores Chico, Caetano, Jagger e Richards NUNCA deveria ter fechado.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: