Em virtude do grande fluxo de mensagens que recebemos diariamente, tornou-se impossível responder à todos que nos escrevem. Pensando nisso, decidimos criar aqui um FAQ com as perguntas mais frequentes que chegam até nós.

Antes de fazer alguma pergunta, procure ler esta página. Caso não encontre aqui uma resposta para o que está procurando ou ainda está com alguma dúvida, entre em contato conosco através do formulário de contato. Ocasionalmente esta sessão será alterada, a medida que surgirem novas dúvidas.

PERGUNTAS FREQUENTES:

1 – Qual o objetivo do site São Paulo Antiga ?

Blog jornalístico e de pesquisa direcionado à história de nossa cidade. Tem também como objetivo catalogar o maior número de imóveis e monumentos de São Paulo, criando assim um banco de dados iconográfico da cidade de São Paulo. Outras cidades do nosso estado também são cobertas.

2 – Qual a finalidade deste banco de dados ?

Devido a constante mutação da nossa metrópole, muitas vezes imóveis são demolidos pela cidade sem qualquer registro histórico ou fotográfico. Assim sendo, vistas da cidade do presente e do passado correm o risco de jamais serem vistas no futuro. Para isso, o São Paulo Antiga os cataloga, permitindo perpetuar através de fotografias aquilo que muitas vezes a ação do tempo e a especulação imobiliária colocam abaixo.

3 – Quem é responsável pelo site ?

O responsável pelo site é o jornalista Douglas Nascimento.

4 – Qual o critério para um imóvel constar no site ?

O critério é amplo e não segue uma norma fixa. Envie-nos sua sugestão.

5 – Só casas abandonadas são inseridas no site ?

Não, nossa missão é catalogar a memória arquitetônica da cidade de São Paulo.  Inicialmente, quando o site ainda chamava-se São Paulo Abandonada, apenas imóveis e monumentos abandonados eram catalogados. Hoje, com o crescimento do site e da demanada, qualquer imóvel que se encaixa em nosso objetivo pode ser cadastrado no site. Quando o mesmo for abandonado, estará explicitamente divulgada na categoria que o apresenta.

6 – De quem é a culpa se este ou aquele imóvel está abandonado ?

Não cabe a nós do site estabelecermos inicialmente culpados pelo estado que um imóvel se encontra. Se está abandonado, podem existir as mais diversas razões que o leva até esta situação. O valor absurdo do IPTU, situações de partilha de bens, degradação da região, morte dos herdeiros ou espólio do poder público. O que cabe a nós e a qualquer outro cidadão, é pressionarmos as autoridades que tem o dever zelar pela cidade para reverter este quadro. É para cuidar de nosso município que votamos em prefeitos e vereadores.

7 – O site tem fins lucrativos ?

Não, primeiramente o São Paulo Antiga é um hobby. Surgiu pelo amor de seus mantenedores por São Paulo, que decidiram juntar seus dons de jornalismo, fotografia e história em prol da memória histórica e urbana da cidade de São Paulo. Não visamos portanto o lucro. Entretanto, o site possui gastos e precisamos de patrocinadores que possam colaborar em mantê-lo funcionando.

8 – Sou estudante, posso usar alguma foto do site ?

Sim, o uso de qualquer fotografia do site por estudantes e com fins acadêmicos é livre e estimulado por nós desde que seja sempre citada a fonte. Quando não constarem créditos de terceiros na imagem que atestem a propriedade da mesma, o mesmo deve ser indicado como: Crédito: Douglas Nascimento

9 – Sou político, posso usar alguma foto do site ?

Não, de maneira nenhuma. O uso de qualquer imagem ou texto do site é vetado para fins políticos. Não importa qual o seu partido.

10 – Posso usar algum texto ou artigo do site ?

Para utilizar qualquer artigo ou texto do site em outra publicação, seja ela site, revista, livro, jornal ou qualquer outra forma de publicação que venha a ser inventada, é permitido o uso desde que previamente solicitado por email. Se usar antes e só depois pedir autorização a permissão será negada.

Também será negada autorização se o uso pretendido for político.

11 – Só o centro da cidade é foco do São Paulo Antiga ?

Não, pelo contrário. Não priorizamos jamais esta ou aquela região da cidade. Acreditamos que o município como um todo mereça a mesma atenção. Esteja ele em Moema, Sé, Itaquera ou Capão Redondo. Onde estiver o local, iremos fotografar. O site já está presente em mais de 40 bairros e em várias outras cidades como Guarulhos, Itapecerica da Serra e Botucatu.

12 – Como posso contribuir com o site ?

Você contribui com o São Paulo Antiga através de comentários nos locais cadastrados no site, caso conheça a história de algum imóvel que ainda desconhecemos sua origem ou caso queira complementar o que já foi descrito, ou então através de denúncias ou sugestões de locais que gostariam que fossem cadastrados.

13 – Quero fazer uma denúncia mas não quero meu nome divulgado.

Isso é fácil de resolver. Ao clicar no link “Contato” preencha o formulário com todos os dados que julga pertinente e depois escreve ao final da mensagem “desejo permanecer anônimo”. Assim, seu anonimato será preservado. Lembre-se que ao optar pelo anonimato, quaisquer fotografias que tiver enviado ao site não levarão seu nome e sim: Crédito – Divulgação.

14 – Como comprar fotografias do site ?

Qualquer fotografia disposta no site São Paulo Antiga que foi produzida por nós está disponível para venda. Para isso utilize nosso formulário de contato.

15 – Vocês fazem palestras ?

Sim, os autores deste site estão sempre participando de palestras e workshops. Se você estiver interessado na participação da equipe em um de seus eventos basta entrar em contato conosco através do formulário de contato.

16 – O site antes chamava-se São Paulo Abandonada e agora mudou de nome, qual a razão ?

A partir de 01 de setembro de 2010 o site recebeu uma atualização e seu nome foi atualizado para São Paulo Antiga. Inicialmente, em janeiro de 2009, foi lançado como São Paulo Abandonada, porém a medida que o tempo passava o site foi crescendo e passou a fazer cobertura de temas que não são necessariamente relacionados a abandono. Foi ai que decidimos mudar o nome do site, com uma transição gradual. Inicialmente, mantendo o endereço antigo e mudando o nome para São Paulo Abandonada & Antiga, até a transição final para somente São Paulo Antiga.

Patrocínio Institucional
Publicidade:

SP ANTIGOS

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.096 outros assinantes

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga