Posto Gulf

Pouco lembrados pelas pessoas quando o assunto é patrimônio histórico, os postos de combustíveis raramente são preservados.

A necessidade de atualização de bombas e equipamentos, dos tanques no subsolo e também extinções de bandeiras (marcas) e alterações na identidade visual acabam por deixar os postos distantes de um laço histórico as cidades.

Na capital paulista hoje restam, que se tem notícias, apenas dois postos de combustíveis com herança arquitetônica: um na Avenida Tiradentes e outro na Avenida Aclimação. Os demais viraram pó, sejam substituídos por outras construções ou modernizados.

Alguns postos de combustíveis antigos eram muito pequenos, consistindo de apenas uma única bomba de combustível instalada na calçada, e uma pequena porta comercial onde se fazia troca de óleo, vulcanização de pneus e pequenos reparos. Vejam o exemplo abaixo:

Pai (à direita) e filho posam para a fotografia

Precioso registro fotográfico de 1950, o Posto Gulf da foto era localizado no então número 3879 da Avenida Adolfo Pinheiro, numeração esta que, tal qual o posto de combustíveis não existe mais.

O estabelecimento era propriedade de A. Ramalho Felix (anteriormente sociedade Felix & Braga Ltda) e a fotografia mostra dois funcionários do posto, sendo que à esquerda abastecendo o carro trata-se de uma Cláudio Ramalho Félix e seu pai Antônio Ramalho Félix, dono da posto e avô da leitora Cecília Lobo que doou a imagem ao São Paulo Antiga.

Sobre a localização exata do posto atualmente, equivale a aproximadamente o número 4690 da Avenida Santo Amaro. Na década de 1970 parte da Avenida Adolfo Pinheiro foi incorporada à Avenida Santo Amaro. O estabelecimento era localizado em frente a antiga empresa Orquima, que também não existe mais (há um condomínio no local).

Abaixo, cartão de visitas do antigo Posto Gulf:

cartão de visitas do Posto Gulf (sem data)

Agradecemos a leitora Cecília Lobo pela doação desta e outras fotografias para o acervo do São Paulo Antiga.

Artigo atualizado em 07/02/2019.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Estação de Itapira

Fomos até a cidade de Itapira conhecer a antiga estação ferroviária local, construída em 1939. Conheça a história e veja fotografias.

Leia mais »

9 respostas

  1. Seguramente, tomando-se como base a numeração, devia estar localizado na última ou penúltima quadra antes de atingir o Córrego da Traição, hoje Av. dos Bandeirantes. Antes de 1964 ambas as Avenidas, Santo Amaro e Adolfo Pinheiro terminavam justamente no Córrego da Traição, hoje Av. dos Bandeirantes. Com o prolongamento da Avenida Santo Amaro, até a João Dias, a Av. Adolfo Pinheiro foi reduzida ao trecho entre o Largo Treze e o Borba Gato. Lembramos ainda que antiga Estrada de Santo Amaro, começava no Largo do Piques, hoje Praça da bandeira e terminava no Largo Treze, abrangendo as atuais Rua Santo Amaro, Brigadeiro Luiz Antonio, Av. Santo Amaro e Rua Adolfo Pinheiro

  2. Que bela reportagem sobre esse posto de gasolina. Pai e filho trabalhando juntos! A vida era mais simples e as pessoas mais felizes! Parabéns pela bela foto publicada e mostrando como era os costumes da época!

  3. Morei no Brooklin desde 1959 até 2015 ao lado da Orquima, na R. Eleutério e nunca havia visto um letreiro da Gulf, a não ser o do topo do prédio em frente à Praça da Bandeira e olha que nos anos ’60 eu percorri vários bairros pedindo chaveiros, decals e adesivos em todos os postos de combustíveis, oficinas e casas de auto-peças, formando uma imensa coleção…

  4. Este é o seu post mais recente? É do dia 04/02/2019 e, desde então, não recebi mais nada…

    1. Olá Luiz, é sim.
      Infelizmente estamos com muita dificuldade em manter o site no ar e poucos são os leitores que contribuem com nossa vaquinha mensal.
      Temos mais de 25.000 leitores/dia mas apenas 22 pessoas contribuem. Em virtude disso é possível que não tenhamos mais condições financeiras de manter o São Paulo Antiga no ar a partir de março ou, no máximo abril.
      Caso queira nos ajudar: https://apoia.se/saopauloantiga

  5. Boa tarde. Estou a procura de uma imagem (que conheci na juventude) da bomba de gasolina bem antiga dos postos gulf, vermelha, um tubo vertical, parece que tinha uma luz (globo) por cima. Pass-me se tiver Fico grato (Dom Moyses Barbosa (Bispo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *