Pouco lembrados pelas pessoas quando o assunto é patrimônio histórico, os postos de combustíveis raramente são preservados.
A necessidade de atualização de bombas e equipamentos, dos tanques no subsolo e também extinções de bandeiras (marcas) e alterações na identidade visual acabam por deixar os postos distantes de um laço histórico as cidades.
Na capital paulista hoje restam, que se tem notícias, apenas dois postos de combustíveis com herança arquitetônica: um na Avenida Tiradentes e outro na Avenida Aclimação. Os demais viraram pó, sejam substituídos por outras construções ou modernizados.
Alguns postos de combustíveis antigos eram muito pequenos, consistindo de apenas uma única bomba de combustível instalada na calçada, e uma pequena porta comercial onde se fazia troca de óleo, vulcanização de pneus e pequenos reparos. Vejam o exemplo abaixo:

Pai (à direita) e filho posam para a fotografia
Precioso registro fotográfico de 1950, o Posto Gulf da foto era localizado no então número 3879 da Avenida Adolfo Pinheiro, numeração esta que, tal qual o posto de combustíveis não existe mais.
O estabelecimento era propriedade de A. Ramalho Felix (anteriormente sociedade Felix & Braga Ltda) e a fotografia mostra dois funcionários do posto, sendo que à esquerda abastecendo o carro trata-se de uma Cláudio Ramalho Félix e seu pai Antônio Ramalho Félix, dono da posto e avô da leitora Cecília Lobo que doou a imagem ao São Paulo Antiga.
Sobre a localização exata do posto atualmente, equivale a aproximadamente o número 4690 da Avenida Santo Amaro. Na década de 1970 parte da Avenida Adolfo Pinheiro foi incorporada à Avenida Santo Amaro. O estabelecimento era localizado em frente a antiga empresa Orquima, que também não existe mais (há um condomínio no local).
Abaixo, cartão de visitas do antigo Posto Gulf:

cartão de visitas do Posto Gulf (sem data)
Agradecemos a leitora Cecília Lobo pela doação desta e outras fotografias para o acervo do São Paulo Antiga.
Artigo atualizado em 07/02/2019.
Comments