O fato de estar localizado na pequena e pouco conhecida rua Floriano Peixoto, na Sé, faz com que muito pouca gente preste atenção em dois edifícios abandonados que ali se encontram. Um deles é este que apresentamos aqui.

A construção de 13 andares está vazia há vários anos e sua entrada e seus primeiros andares foram emparedadas com blocos para evitar invasões. Além disso há pichações por quase toda a fachada, além de várias janelas do prédio estarem com os vidros quebrados.

Apesar disso a robusta construção está em excelente estado de conservação e poderia ser rapidamente recuperada e transformada novamente em salas comerciais.

As razões do abandono tanto deste como do edifício vizinho são desconhecidas mas incomodam os ocupantes de outros prédios próximos e de transeuntes que reclamam que a calçada destes prédios viraram abrigo de moradores de rua e, à noite, de usuários de drogas.

As duas edificações estão localizadas apenas 50 metros de distância do Páteo do Colégio e mesmo a presença constante de policiais ali não afasta os usuários de drogas do local.

Veja outras fotos do imóvel (clique na foto para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça outro edifício cadastrado nesta rua:

Confira o local através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Renata 29/07/2010 at 12:50

    Este edifício daria um bom espaço para salas comerciais ou até mesmo um centro educacional da prefeitura para jovens e idosos.
    Ideias existem inúmeras, só falta mesmo fazer.

    Reply
  • Thierry 01/08/2010 at 05:21

    Pediu a razao desse abandono para o proprietario?

    Reply
  • Daniel 25/08/2010 at 16:42

    não adianta vir com essa história de “direitos humanos”, tinham que dar carta branca para a polícia descer a lenha nesses usuários de drogas que ficam vagando e incomodando pessoas de bem ou então meter logo chumbo… são paulo tem a rota que poderia fazer o serviço, mas tem mta politicagem por trás do tráfico e isso acaba servindo para tentarem amarrar a polícia………

    Reply
    • Charles Cornell 23/01/2012 at 02:39

      calma Daniel! vc está mtu nervoso, e não éh por aeh; imagina só se um Usuário de drogas desse fosse o seu filho?! pois vc sabe que infelizmente existem pessoas que mesmo com a melhor educação do mundo pendem para o lado errado da vida. Douglas o seu trabalho éh Fantástico, sou novo 22 anos, mas mtu interessado nessas Históricas da minha, da nossa São Paulo. Um forte abraço.

      Reply
  • Dora Oliveira 14/09/2014 at 16:23

    Eu odeio pichadores, deveria haver uma medida corretiva para essas pessoas, pois eles emporcalham os imoveis, lembrando que nao sendo deles, nao tem nenhum direito de desgraçar com a aparencia dos imoveis. Quanto a essa bela construçao antiga, precisa.se urgente de restauro. Douglas nunca pare, voce e a voz do passado no presente.

    Reply
  • Renato 17/02/2016 at 08:55

    Bom dia todos,
    Eu gostaria de saber como fica a situação da dívida de IPTU de imóveis abandonados, alguns por décadas.
    A prefeitura pode tomar estes imóveis de seus proprietários?
    Imaginem a dívida de prédios como estes do artigo…

    Reply
%d blogueiros gostam disto: