Recentemente adquirimos pro acervo do Instituto São Paulo Antiga um bonito cartão postal antigo onde são apresentados os seis primeiros Presidentes da República do Brasil, de 1889 a 1909:

clique no postal para ampliar

Este tipo de material era bastante comum no Brasil de outrora e é até hoje bastante comum em outros países onde o patriotismo é mais importante do que a rivalidade política ou ideológica. Nos Estados Unidos, por exemplo, é possível encontrar souvenires de presidenciais de todos os tipos, desde a cards com a biografia dos presidentes até barras de chocolate em formato do brasão americano.

São itens interessantes e educativos pois ensinam sobre a história do país. Você não precisa gostar de Jânio Quadros, por exemplo, para estudar a sua trajetória como presidente. Também não precisa gostar de José Sarney para saber de seu mandato. História é conhecimento, aprendizado.

Pensando nisso fizemos uma trabalho divertido aqui no instituto: Pegamos o cartão postal circulado em 1909 e adaptamos para 2019 mantendo o mesmo estilo, fonte e padrão de informações. Ao invés do gentílico, optamos pelo Estado de origem dos presidentes e utilizamos as fotos oficiais de cada um. Também substituímos o Brasão da República da época, ainda com a inscrição “Estados Unidos do Brazil” para o atual. Todas as fotografias e o brasão receberam um tratamento em sépia para ficarem com aspectos envelhecidos.

Então clique na foto abaixo para ampliar ao tamanho grande e divirta-se compartilhando a imagem!  Esperamos que tenham gostado, quem sabem não fazemos dos demais presidentes ?

clique no postal para ampliar

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Fábio Peres (@fps3000) 20/12/2019 at 15:15

    Muito bonito.

    Reply
  • Andréia 20/12/2019 at 18:06

    Achei bonito o trabalho, mas me faz ver que a república não mudou muito… continuamos na política do café com leite…kkkkk…. Paulistas e mineiros predominam.

    Reply
  • Bolívar Pinta Júnior 20/12/2019 at 19:39

    …/… interessante registro !

    Reply
  • Marcia Torres 22/12/2019 at 17:24

    Credo, Douglas! Essa montagem reúne o que houve de pior no governo brasileiro. Obrigada mas passo.

    Reply
    • Douglas Nascimento 23/12/2019 at 09:06

      Seja bom ou ruim é a história do nosso Brasil. Faremos de todos os presidentes 🙂

      Reply
      • Jefferson Eduardo 10/01/2020 at 06:37

        Bom trabalho!
        Que venham os outros!

        Reply
  • Elizete 23/12/2019 at 18:04

    Aplausos pelo trabalho….pena que o time final é de quinta categoria (uau!)

    Reply
%d blogueiros gostam disto: