Acervo

As fotografias da Quinta Divisão Panzer ˝Wiking˝

Comments (6)
  1. Bolívar Pinta Júnior disse:

    …/… fotografias que preenchem lacunas de uma história que precisa se conhecida … parabéns pela aquisição !

  2. Parabéns por esse acervo tao interessante Douglas!

  3. Fabio Chonkiw disse:

    Pode ser que as fotos sejam de meados de 1941, quando da invasão da URSS. Meu avô, que era Ucraniano e lutou na segunda guerra, disse que em um primeiro momento a população ucraniana recebeu os alemães como libertadores do stalinismo soviético, que tanta desgraça causou ao povo ucraniano. Talvez isso justifique esse “clima cordial” entre militares e civis demonstrado nas fotos.

    Mas pouco tempo depois a barbárie nazista foi imposta também na Ucrânia, e a resistência ucraniana (que aproveitou o levante da guerra para lutar contra a dominação soviética) teve que começar a lutar contra os nazistas que haviam ocupado o território do país.

    A esperança dos ucranianos era sair da segunda guerra como nação independente da URSS.

  4. Evandro Cordeiro disse:

    FABIO CHONKIW … comparando o que você nos relatou com o que sabemos da verdadeira face do Nazismo (Socialismo / Comunismo / Fascismo … etc … não importa a forma de escravidão do Regime Ditatorial …) é difícil realmente acreditar em fotos cordiais … como se fosse um Domingo no Parque … um passeio na Disney. Fora de brincadeiras acredito ser esta a versão correta do antes e depois. Abraço.

  5. Fabio Chonkiw disse:

    Evandro, segue o link de um documentário que aborda o tema:

    https://youtu.be/3Zb4ThJp-G8

    A partir de 18:10 – recepção das tropas alemãs nos estados bálticos (Estônia, Letônia, Lituânia).
    A partir de 32:35 – recepção das tropas alemãs na Ucrânia (o mesmo que meu avô descreveu muitos anos antes de produzirem esse documentário).

    O Stalinismo soviético foi tão cruel no trato com esses países que a invasão nazista virou momento sim para fotos cordiais entre o exercito alemão e a população civil desses países. Por pouco tempo, mas aconteceu.

    Abraço.

    1. Daniel Pardo disse:

      Uma vez vi um vídeo aqui na internet da Elke Maravilha dizendo que “3 Hitlers não davam a maldade de um Stalin”, e ela disse isso porque o pai dela na época saiu fugido do regime do Stalin do país dele então ela provavelmente devia saber muito bem disso, mas enfim… sei que ambos foram ruins.

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.