Antiga residência da Família Remo Capobianco

Quando falamos sobre as edificações do centro de São Paulo, sabemos que prevalecem os grandes edifícios. Entretanto, imóveis residenciais antigos ainda são encontrados coexistindo com os arranha-céus de outrora ou da atualidade. São casos conhecidos como o Solar da Marquesa de Santos ou Castelinho da rua Apa ou então construções menos famosas, como esta da rua Álvaro de Carvalho.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Construído em 1928, o casarão foi por décadas a residência da família Remo Capobianco, que morava no andar superior. No piso térreo e porão funcionava a empresa da família, a Oficina de escultura e Fabrica de Ladrilhos R. Capobianco & Cia.

Restaurado pela iniciativa privada em 2005, o casarão, que possui estilo florentino, teve sua estrutura interna adapta para ser um instalação de cultura. No local foi estabelecido no mesmo ano o Instituto Cultural Capobianco, que possui duas salas de teatro com uma terceira ainda sem previsão de inauguração.

Veja mais fotos do local:
Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

O Abandono do Túnel 9 de Julho

O triste e revoltante estado de abandono que se encontra o Túnel 9 de Julho, e a polêmica que envolve a desastrosa tentativa de Marta Suplicy em mudar seu nome e apagar sua história.

Leia mais »

Casarão Splendore 1

Conheça um dos três casarões Splendore, erguidos por Afonso Splendore para seus filhos entre os anos 1930 e 1940 e que agora está em fase final de demolição.

Leia mais »

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *