Quando assistimos programas policiais como “Brasil Urgente” ou “Cidade Alerta” temos a impressão de que a violência está espalhada como nunca antes neste país. Entretanto, crimes hediondos, chocantes e terríveis acontecem por todo o Brasil há muito tempo. E entre 1949 e meados dos anos 50, uma revista de crime fez o maior sucesso, especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro: A Repórter Policial.

Como na época a fotografia em capas de revistas eram caras, a Repórter Policial usava e abusava de excelentes ilustrações. Fizemos uma seleção das 12 mais legais de nosso acervo e publicamos aqui. Divirta-se!

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

A revista foi editada no Rio de Janeiro por Roberto Monteiro e Ernesto Gabastou e de lá enviada para vários cantos do Brasil. Hoje raríssimas de se encontrar, são disputadas em sebos e antiquários por valores bem altos, tantos por aqueles que colecionam revistas policiais, como por ilustradores que encontram nas capas da Repórter Policial fonte de inspiração e aprendizado histórico.

O São Paulo Antiga dispõe de 90% do acervo da revista e está digitalizando o acervo. Entretanto, não temos dados dos editores da publicação, citados no parágrafo anterior. Se você possui alguma informação a respeito, não deixe de entrar em contato conosco, clicando aqui.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • JEFFERSON 10/07/2013 at 15:53

    Nossa acho muito interessante esses crimes do passado. Aqui no site não me canso de visitar os post do crime do poço, do castelinho etc. Fiquei curioso com o crime da primeira revista… Vou aguardar as digitalizações. Parabéns pelas jóias raras, guarde-as bem no fundo do cofre afinal, são realmente raras….

    Abraços

    Reply
  • wilson mendo zazula 07/08/2013 at 13:04

    Gosto de tudo saber do passado gostei muito parabens

    Reply
  • Márcia 18/09/2013 at 16:18

    Poderíamos voltar pra esse sensacionalismo ilustrado! As imagens reais e o falatório da TV não deixariam saudades…

    Reply
  • Angela 11/04/2014 at 12:39

    Sinto uma estranha e incrível nostalgia ao ler sobre o passado da nossa cidade, e até mesmo de como as pessoas viviam naquela época.

    Estou encantada com este site!

    Reply
  • Fabio 14/04/2014 at 16:52

    Meu avõ foi proprietario de uma revista contemporanea ou talvez mais antiga que essa e que chamava Revista Policial, feita aqui mesmo em São Paulo

    Reply
  • Maria da Gloria Bach Goncalves 23/10/2014 at 00:21

    Minha falecida mae,comprava estas revistas. Eu tentava ler, mas ficava com medo somente em olhar a capa.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: