Museu da Pessoa

Muitas vezes quando criança ou adolescente vislumbramos um futuro para a vida adulta que nem sempre é o que seremos. Eu mesmo, quando criança, sonhava em ser astronauta. Com José Robson Cavalcante, do Empanadas Bar também foi assim:

Crédito: Divulgação / Museu da Pessoa

Sua infância foi movida pela paixão ao futebol. Foi para Recife para estudar e jogar em clubes grandes. Quando mudou para o Estado de São Paulo também fez uma tentativa de ingressar no Santos Futebol Clube.

Depois, foi morar com sua irmã em São Paulo, no bairro de Vila Madalena. Naquela época, a vila não tinha a badalação que encontramos nos dias de hoje e muitos não falavam que moravam no bairro, optando por “alto de Pinheiros”.

Foi nesta época que Robson começou a trabalhar no Martín Fierro, bar inaugurado por um argentino e um chileno, na Vila Madalena.

Robson como balconista em 1987

Robson como balconista em 1987

No bar, trabalhou como garçom, cozinheiro e copeiro. A mudança de funcionário para dono do estabelecimento aconteceu em 1990, quando ele e outros funcionários arrendaram o local.

A partir dai o velho Martin Fierro passaria por grandes transformações e passava a ser chamado de Empanadas Bar. Desde então o local passou a cada vez mais ser conhecido como um point de sucesso na Vila Madalena, frequentado principalmente por estudantes, intelectuais, cineastas e jornalistas.

E você, já foi no Empanadas Bar ?

A história de sucesso de Robson Cavalcante é apenas uma das milhares de histórias interessantes que o Museu da Pessoa tem a disposição de estudantes e pesquisadores. Você também gostaria de contar sua história ? Faça uma visita!

Depoimento anterior: Catharina Serroni (clique para conhecer)

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Juan Ferranti 11/02/2015 at 21:09

    Gostei muito de ver essa reportagem sobre a Vila Madalena e o meu grande amigo Robson. Pessoa digna, que possui uma linda família e tudo que conseguiu foi com grande esforço e trabalho. É a pessos certa para representar essa região comercial de hoje.
    Dr. Juan Ferranti

    Reply
  • danielpardo2015 08/03/2015 at 21:39

    Ah… a década de 80 e seus “crássicos mullets”… 😀 😀 😀 😀

    Reply
  • YONE FERREIRA DE SOUZA 08/09/2018 at 02:08

    Assisti a história de Robson na TV Cultura, adorei, muito interessante!!! Ele n perdeu a simplicidade, como muitos , sendo empresário de sucesso, continua sendo uma pessoa simples o que o torna mais poderoso!!! Parabéns Robson

    Reply
%d blogueiros gostam disto: