Algumas ruas de São Paulo são grandes corredores de casas antigas. Embora cada vez menos tenhamos o que admirar pela capital paulistana, graças a especulação imobiliária, alguns bairros de São Paulo ainda oferecem boas surpresas.

A Rua Adolfo Gordo, na Santa Cecília, é uma delas. O belo sobrado abaixo, aparentemente centenário, resiste ao tempo bravamente.

O velho imóvel está resistindo bem ao tempo, apesar da fachada um tanto quanto descuidada. O térreo sofreu várias modificações ao longo dos anos, como uma nova porta comercial e uma janela moderna do lado direito. A porta original (centro da construção) está por lá ainda, mas ganhou uma grade de segurança que a esconde.

No andar superior, a fachada permanece intacta e com as janelas originais preservadas. No alto, o frontão perdeu um pedaço da arte, exatamente onde ficava até alguns anos atrás o ano da construção.

Apesar das alterações, feitas por pessoas que não se atentam em preservar as características originais de uma construção tão antiga, o sobrado permanece bastante conservado. Uma pintura e uma boa recuperação da fachada seriam muito bem vindas.

Veja outras fotografias deste sobrado (clique na miniatura para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Paulo Cesar 10/02/2013 at 13:07

    Coitadas destas casas. Tiveram seus dias de pompa e glória como residências familiares, hoje relegadas a meros depósitos e criadouros de roedores. O tempo é cruel tanto para as mulheres como para as casas!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: