A feroz especulação imobiliária recentemente fez mais uma vítima, no bairro do Paraíso. Desta vez o imóvel que sucumbiu foi este belo sobrado antigo localizado no número 501 da Rua Apeninos.

Trata-se de uma casa que em seus derradeiros dias estava funcionando como um estabelecimento comercial, especificamente um restaurante. O sobrado era bem amplo e possuía porão habitável, garagem e dependências ao fundo.

Graças ao alerta de um leitor do São Paulo Antiga conseguimos chegar a tempo de documentar o sobrado antes que a demolição se iniciasse ou que o imóvel fosse isolado por tapumes. É mais uma casa antiga que perde seu espaço.

Aos poucos, as casas da Rua Apeninos estão desaparecendo (clique para ampliar).

Seja lá o que for construído ali, a Rua Apeninos já é bastante saturada especialmente neste trecho, com poucas vagas de estacionamento para os veículos e apenas uma faixa de rodagem para cada sentido da rua, já que é permitido estacionar de ambos os lados. Incrível que apenas as autoridades municipais não enxergam o esgotamento de nossas vias públicas.

Veja mais fotos do sobrado (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça a região através de nosso mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Rodrigo Lopes 10/08/2012 at 19:57

    Esse sobrado por muitos anos serviu para um restaurante, que tinha como nome ” sobradinho ” homenageando a construção. Depois disso, ficou um bom tempo também sem ” utilidade comercial ” e sucumbiu às grandes construtoras.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: