Por toda a cidade encontramos diversas casas nos mais diferentes estados de conservação. Também encontramos muitas casas fechadas ou em situação de abandono, que não só causam uma má impressão visual, como também acabam sendo pontos de acúmulo de lixo descartado ilegalmente, invasões ou atos de vandalismo.

Localizado na esquina das ruas Barão de Bananal e Venâncio Aires, este velho sobrado em avançado estado de abandono é um bom exemplo de como um imóvel abandonado ou fechado pode trazer problemas para a vizinhança. Além de estar fechado, sujo e com muitas pichações por toda a fachada, o local, segundo reclamações de alguns vizinhos, por estar deteriorado e fechado tornou-se ponto de descarte de lixo irregular, entulho, restos de móveis e até aparas de papel já foram encontradas jogadas ali.

Quando chove é fácil notar pela fotografia anterior onde vão parar os detritos: no bueiro próximo. A Prefeitura de São Paulo envia regularmente um caminhão para retirar os entulhos deixados no local, mas entre uma visita do caminhão e outra, com certeza ocorre de algum destes restos irem para o bueiro.

O triste é que este ato insustentável é praticado por cidadãos que ao invés de darem um fim correto aos seus descartes, optam por deixar em uma esquina qualquer como se a esquina fosse a solução de seus problemas.

Se vamos cobrar mais eficiência de nossas autoridades, devemos antes termos coerência de quais são nossos deveres e obrigações. Quem joga lixo na rua não exerce cidadania e não pode reclamar das mazelas do poder público.

Veja mais fotos deste imóvel (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça a região através de nosso mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • VALERIA FULP 30/08/2012 at 16:09

    Como se nao bastasse o abandono, ainda tem que sofre a injuria dos pixadores ignorantes…

    Reply
  • Sebastião Leandro Rodrigues 21/03/2013 at 20:21

    Ola Gostaria de saber o que posso fazer para, alugar
    esta casa ou até mesmo compra…

    Reply
  • Lamara Arêas 16/12/2014 at 14:25

    Sebastião Leandro Rodrigues boa tarde,não sei se ainda tem interesse nesse imóvel,mas sugiro que procure algumas imobiliárias que existem ali perto dessa casa.Quem sabe,eles podem lhe ajudar ou procurar pelos moradores das casas vizinhas,quem sabe eles tem alguma informação sobre o proprietário.A casa é linda,pena estar judiada.

    Reply
  • Maria Angela Orlando Gardner 04/08/2015 at 16:40

    eu gostaria demais de poder ve-la por dentro e recordar…. minha tia viveu nela nos anos 50 e 60. Lembro bem porque moravamos na Barão do Banananl 222 esquina com a Venâncio e era só atravessar a rua (Venâncio) e estavamos na casa da tia. Aí morou também meu primo Gino Orlando (jogador do São Paulo futebol Clube) antes de casar-se. Essa casa era muito bonita e bem cuidada!

    Reply
  • Vinicius Lauria 16/03/2018 at 17:01

    Está casa, pelo que sei, será demolida para a construção da Estação Sesc-Pompéia do Metro

    Reply
%d blogueiros gostam disto: