E mais um imóvel antigo do bairro do Pari desapareceu neste mês de novembro. A vítima agora foi este sobrado localizado no número 803 da Rua Barão de Ladário.

Mesmo não sendo um imóvel de grande importância histórica tanto para a cidade, como para o Pari e região, é importante notar a crescente onda demolições que está atingindo este bairro, especialmente desde meados de 2011. Em nosso visita recente pelo bairro, na primeira quinzena de novembro de 2012, podemos notar que em quase todas as ruas do Pari tem alguma demolição ocorrendo.

O que chama mesmo a atenção é a rapidez avassaladora das demolições, talvez para evitar qualquer tipo de tentativa de proteção pelos órgãos e entidades ligados ao patrimônio histórico. Essa construção foi demolida tão rápida que sequer conseguimos chegar a tempo, mesmo recebendo o aviso poucos dias antes. Ao chegarmos no local, só conseguimos esse singelo registro de uma ruina de algo que um dia foi um lar.

Será que a bolha especulativa que atinge não só São Paulo, mas o Brasil como um todo, deixará algum imóvel antigo sobreviver ? Está muito difícil responder esta pergunta.

Veja o local através de nosso mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Sara 20/01/2013 at 12:25

    O que me deixa mais triste com o povo brasileiro é não termos o instinto conservador. As coisas ficam velhas, jogamos fora ou destruímos, não temos na nossa cultura o hábito de restaurar e preservar! As pessoas não sabem que manutenção é a chave pra que as coisas durem e se mantenham bonitas! Espero que isso mude!

    Reply
  • Renato 29/01/2013 at 22:59

    É isso aí… a questão é conservar… As vezes demolir é questão de segurança…

    Reply
%d blogueiros gostam disto: