A Rua Barra Funda, no bairro homônimo, é um endereço bastante interessante de São Paulo. Por toda a sua extensão encontramos muitos imóveis antigos, desde residências, comércios até o belo Theatro São Pedro. E, recentemente, observei que este imóvel foi abaixo.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Trata-se de um imóvel que eu já havia fotografado em 2010 mas que nunca publiquei a foto. Lembro que na época, pouco depois de fotografar, um senhor que morava no imóvel veio conversar comigo e pediu para não publicar a foto naquele momento, pois a casa seria reformada e estaria melhor apresentável em breve.

Pelo visto a promessa não se cumpriu, a casa foi vendida e veio abaixo em meados do ano passado. Localizada no número 209 da Rua Barra Funda, nem mesmo no Google Street View ela existe mais, onde é possível ver um novo imóvel sendo construído.

Crédito: Google Inc / Google Street View

No tapume estava a escrita frase: “A arte não ama os covardes”

Hoje o novo imóvel já está concluído e suas linhas simples e pouco criativas nem de longe lembram a velha e simpática casa que antes havia naquele lugar. A memória da região vai se apagando como luzes que queimam e que são trocadas por outras.

Veja mais fotos (clique na foto para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Rafael 17/07/2013 at 11:37

    Olá, Douglas. Parabéns pelo seu trabalho. Moro em Interlagos. Gostaria de sugerir que publicasse material sobre o bairro. Não somente o autódromo, mas tb as ruas da região.

    Reply
  • Camis 17/07/2013 at 14:22

    Eu gostaria muito de morar em uma casa assim, ou em um apartamento daqueles prédios lindos e antigos do centrão… mas não tenho grana… dói saber q construções lindas como esta se foram para sempre…

    Reply
  • Luciana Candido de Lima 17/07/2013 at 19:24

    Eu fui numa peça da Cia São Jorge e andamos pela rua Barra Funda e a casinha ainda estava lá isso foi em junho do ano passado 2012,uma pena que tenha sido derrubada

    Reply
  • João Fernando Homor 18/07/2013 at 19:05

    TRISTE……MUITO TRISTE !!!!
    UM PAÍS SEM INCENTIVO…….FALTA DE ATITUDE……FALTA DE CULTURA
    EU COMO ARQUITETO DIGO
    ESSAS INSTITUIÇÕES DE PRESERVAÇÃO…..NESSE PAÍS……NÃO SERVEM DE NADA!!!
    UM BANDO DE METIDO À INTELECTUAL……CABIDE DE EMPREGO
    ESTÃO LA SÓ PRA MAMAR ÀS NOSSAS CUSTAS !!!!
    SE TIVESSEM UM POUCO DE IDEAL…SAIRIAM ÁS RUAS…..MUDARIAM AS LEIS !!!!
    INCOMPETENTES !!!!!

    Reply
  • André 21/07/2013 at 22:20

    eu acho que os arquitetos deveria tentar intervir mais com os proprietarios e e pensarem em uma construção que preservasse a fachada e intervisse o menos possivel. Claro, em residencias que possam suportar certas reformas…

    Reply
  • Mariana Araujo 23/10/2015 at 16:11

    Infelizmente no local foi erguido um galpão comercial. Triste.

    Reply
  • Alexandre Marcus 06/07/2016 at 01:10

    Morei boa parte de minha pre-adolescencia e adolescencia nesse quarteirão da Rua Barra Funda. O tio de um amigo de infância morou nela por boa parte dos anos 80…Triste noticia…Sugestão: já reparou no casarão das esquinas Vitorino Carmilo e al.Ribeiro da Silva?

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor