Clique na imagem para ampliar

Este antigo imóvel comercial, originalmente um sobrado do início do século XX, já não existe mais. Foi demolido para dar lugar a uma nova construção.

A rua Barra Funda está sofrendo uma série de intervenções imobiliárias e vários imóves ocupados estão sendo demolidos. A fachada deste imóvel foi o que restou para nós documentarmos.

Confira o mapa do local:

Visualizar São Paulo Abandonada em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Francisco 20/09/2009 at 10:27

    Prezados Senhores, gostaria de registrar que achei muito interessante este site, e os parabenizo pela iniciativa. Minha família reside na Barra Funda há aproximadamente 80 anos, e pude presenciar a demolição de muitos imóveis de real valor arquitetônico. Data Vênia, me perdoem, este imóvel da rua Barra Funda, nº 249/255, foi muito mal escolhido, uma vez que semelhante a este, existem mais de uma dúzia, só na Barra Funda sem contar em outros bairros adjacentes. Poderia até fornecer imagens de imóveis irmãos deste, mais preservados. O estilo do imóvel em questão pertence a arquitetura rentista, ou seja foram imóveis construídos para serem sobradinhos de aluguel, duas moradias em um mesmo imóvel, uma térrea e outra assobradada. Os proprietários, na maioria portugueses, alugavam os sobradinhos para famílias operárias. Aliás, a Barra Funda nasceu como um bairro operário, de terras desmembradas da Chácara do Carvalho, pertencente a família Silva Prado, do Conselheiro Antonio Prado, cuja a residência está sendo degradada por uma ordem religiosa, no mesmo bairro, no tocante a sua arquitetura original. Bom, Concluindo, eu acho que alguns dos sobradinhos devam ser preservados como registro arquitetônico da história operária da cidade, entretanto outros já destruídos e irrecuperáveis devem dar lugar ao progresso da cidade e do bairro, sendo substituídos por outros imóveis.

    Reply
  • SPA 20/09/2009 at 19:02

    Olá Sr Francisco, muito obrigado pela visita.

    A intenção do site é registrar todos os imóveis, por isso este foi escolhido também. Em breve outros imóveis da região serão adicionados ao site.

    Concordamos que os irrecuperáveis e destruídos devem dar lugar ao progresso, por isso os fotografamos. Assim, quando outra edificação surgir no local teremos uma imagem de como era antes para registro.

    Volte sempre!!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: