Em uma recente viagem pelo leste do Estado de São Paulo, percorremos inúmeras cidades como Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Bananal, Areias e muitas outras. São localidades ricas em cultura e, especialmente, em patrimônio histórico.

Aos poucos estaremos publicando os imóveis aqui no site, deixando pro final os que necessitam de pesquisa histórica mais abrangente. Para abrir as publicações, vamos como esta pequena casa do município de Cruzeiro:

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

clique na foto para ampliar

Localizada no número 43 da rua Coronel José de Castro, próximo ao centro da cidade, a pequena e esquecida casa é um exemplo de como construções antigas mais simples acabam por desaparecer sem quase nenhum registro para a posteridade.

Nossa cultura preservacionista, que infelizmente ainda apenas engatinha, é fraca para a proteção deste tipo de imóvel, especialmente em nosso Estado. Se em pequenas cidades do nordeste, por exemplo, casas pequenas são preservadas intactas com o apoio do Iphan, em São Paulo elas tendem a desaparecer.

Aqui parece que só palacetes e casarões importam, o que é longe de ser uma verdade. No patrimônio repete-se a mesma exclusão social que vemos no cotidiano de nossas cidades.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Por fim, há um agravante neste caso. É possível observar que esta casa é a última sobrevivente de uma série (de ao mínimo duas) geminadas. Basta observar no lado esquerdo da fachada, onde vemos que o frontão continuava para o outro imóvel, o que não ocorre do lado direito. O recuo da casa é também diferente das demais vizinhas.

Apesar do estado de conservação, não é um imóvel de difícil restauração. Os detalhes da fachada permanecem todos lá e as janelas estão preservadas. Recuperada, daria um ótimo consultório, escritório ou mesmo uma bela residência. Será que é pedir demais ?

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Walkiria Claudete Pintucci 18/08/2016 at 15:38

    Douglas,você devia de se candidatar a prefeito de São Paulo.Leio tudo que você escreve,e como o Haddad quer mudar até o nome das ruas, derrubar o Minhocão.Os próximos Prefeitos deviam de preservar a História de Sampa…

    Reply
    • danielpardo2015 20/08/2016 at 21:55

      WALKIRIA: Inclusive o “nosso” prefeito mudou o nome do Minhocão, tipo, eu sou radicalmente contra qualquer tipo de ditadura, seja ela de direita ou de esquerda, mas mudar o nome do Minhocão não vai consertar a ca#ada que o cara que teve seu nome posto no Minhocão fez no passado, logo, essa mudança é inútil.

      Mas enfim… quanto a casa desse post, provavelmente ela já vinha sendo alvo de vândalos, pois o muro construído na frente dela não nos deixa mentir.

      Reply
  • Aristoteles dos Santos Capucho 20/08/2016 at 15:30

    Moro em Cruzeiro! Fiquei muito contente com esta matéria! Parabéns, Douglas!

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor