Uma das áreas com mais imóveis catalogados aqui no site São Paulo Antiga é o bairro da Bela Vista, no centro de São Paulo. E trata-se de uma região tão incrível que a cada vez que retornamos ao bairro acabamos por encontrar alguma novidade para registrarmos.

E passando novamente pela Rua Condessa de São Joaquim, importante via que liga o bairro da Liberdade a Avenida Brigadeiro Luis Antônio, encontramos este belo imóvel antigo.

Crédito: Douglas Nascimento /  São Paulo Antiga

Localizada no número 253 da via, esta antiga residência do início do século 20 está, segundo um vizinho, completamente fechada há aproximadamente dois anos. A casa de fato, inclusive, está fechada até há mais anos do que isso, no entanto no porão funcionou até ser fechada um chaveiro.

Impossível não notar o quão peculiar é a fachada desta residência que, apesar de até possuir um visual bastante comum das casas do início do século 20, ostenta, na parte superior do frontão, traços bem diferentes (note acima das janelas emparedadas). Esses detalhes se mantiveram preservados até hoje.

Vê-lo nesta situação é muito entristecedor. Sabemos que não é possível manter preservados todos os imóveis antigos da Cidade de São Paulo, mas alguns mais peculiares, como este com seus traços curiosos na fachada, precisam ser restaurados e ocupados.

Enquanto o restauro não vem, a casa segue abandonada. E a única coisa que dá vida ao imóvel no momento, é o grafite.

Conheça outros imóveis na Rua Condessa de São Joaquim:

Veja o local deste imóvel através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Cristiane Moscou 03/01/2013 at 14:41

    Gostei disto.. o graffite é o que dá vida a este imóvel. Este é o princípio do graffite: ocupar o que está abandonado, evidenciar a arquitetura seja ela qual for. Lamentável que a história de nossa cidade sofra tantas agressões como o abandono e o descaso.

    Reply
  • Leandro Souza 03/01/2013 at 21:53

    Moro próximo ao local. Esse imóvel está emparedado porque era invadido. Pegou fogo ano passado (2012) e, com a saída dos moradores, por causa do fogo, a Prefeitura aproveitou para limpar o terreno e lacrar todas as entradas com esses muros de concreto, para evitar novas invasões. Depois é que veio o grafite. Aparentemente, do incêndio só restou a fachada.

    Reply
    • Gustavo Campos 26/03/2015 at 01:24

      E depois do incêndio, os moradores ainda improvisaram um “acampamento” bem em frente, com lonas. Uma situação surreal na época.

      Reply
%d blogueiros gostam disto: