A contribuição dos leitores do site São Paulo Antiga é fundamental para que possamos ampliar o catálogo de imóveis antigos registrados. E foi a nossa leitora Taisa Borges que enviou a foto deste belo imóvel antigo.

Crédito: Taisa / São Paulo Antiga

Localizado no número 951 da Rua Coriolano, na Vila Romana, esta residência possui uma fachada esplêndida. Seu pé direito é bastante alto, típico em casas muito antigas, e apesar de estar bastante desconfigurada no nível da rua, com uma espécie de garagem onde antes muito provavelmente foi o porão, seu frontão está totalmente preservado com todos seus adornos conservados. Chama a atenção também as venezianas de madeira nas laterais da fachada, bem compridas e estreitas.

O proprietário poderia colaborar um pouco mantendo a fachada do imóvel padronizada, mesmo que tenha feito uma garagem no nível da rua. Se pintado tudo com as mesmas cores o visual teria um resultado muito mais harmonioso. A pintura de tom amarelo, mesmo sendo bem feita, poderia ter sido feito sem textura.

Foto: Fernando Lemos (clique para ampliar)

Foto: Fernando Lemos (clique para ampliar)

A aplicação de tinta com textura em ambientes externos suja rapidamente com a poluição dos carros, além de não combinar com construções mais antigas. Por fim, não há como não deixar de notar como o poste e a fiação suspensa na nossa cidade realmente atrapalha e causa uma grande poluição visual.

Sua rua ou bairro tem alguma casa interessante e curiosa que você gostaria de ver aqui no São Paulo Antiga ? Envie um email para nós! Basta clicar lá em cima em nosso formulário de contato.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • antonio carlos novelli 22/12/2012 at 17:21

    Eu moro quase em frente a esse antigo imóvel!

    Reply
  • Júlia Cleto 11/01/2013 at 17:19

    Morei muitos anos na Rua Clélia, paralela à Rua Coriolano e “nunca” reparei nessa construção. Moro na Lapa e vou passar por lá e observar de perto. Obrigada

    Reply
  • batis gerard 15/01/2014 at 13:34

    Passei em frente hoje, e esse predio tem placarte de projeto na fachada. Do que me disse, existe um projeto de demolição para realisar um ampliação de estaçionamento… . Se alguem soubesse como eu poderia confirmar essa triste informação, e melhor como talvez nos poderiamos tentar um ação de preservação. agradeço.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: