Neste Antes & Depois apresentamos um local do centro antigo de São Paulo que mudou bastante, mas não completamente: O Largo da Sé e a Rua da Fundição, na primeira década do século 20 e no ano de 2013.
A primeira imagem (sem data) mostra a região entre aproximadamente 1906 e 1911.
É possível notar a transformação desta região em pouco mais de um século. A mudança mais notável, a primeira vista, é a demolição da Igreja de São Pedro dos Clérigos, que foi abaixo tal qual a antiga Igreja da Sé em 1911.
O largo também é bem tranquilo se comparado com a agitação dos dia atuais, com poucas pessoas caminhando pela rua.
Também notamos que há apenas um carro na rua, um Hupmobile Model 20, estacionado e algumas poucas carroças ao fundo, além do bonde elétrico, na época ainda uma novidade, no centro da imagem.
No final da Rua da Fundição é possível notar a então Rua do Carmo e o Solar da Marquesa de Santos, já nesta época já funcionando como a sede da The São Paulo Gaz Company.
Agora observem a fotografia tirada em 2013:
Primeiro vamos falar da mudança do nome de ruas. A Rua da Fundição foi renomeada para Rua Floriano Peixoto, em homenagem ao ex-presidente da República.
Ao fundo, a Rua do Carmo foi dividida e trecho após o início da Avenida Rangel Pestana chama atualmente Rua Roberto Simonsen. Por fim o Largo da Sé passou a ser conhecido como Praça da Sé.
Onde se encontrava a Igreja de São Pedro dos Clérigos e o imóvel vizinho (lado direito) podemos notar o Edifício Rolim e o prédio da Caixa Econômica Federal.
Já o bonde desapareceu, sendo substituído pelo transporte coletivo de ônibus, tendo seus trilhos removidos. Na fotografia atual é possível notar a rede aérea dos ônibus elétricos.
Apesar das demolições e das grandes mudanças, alguns imóveis permanecem preservados. O mais emblemático é o Solar da Marquesa de Santos, ao fundo.
Podemos também observar os fundos dos prédios públicos do antigo Largo do Palácio (que voltou a ser Pátio do Colégio posteriormente) no canto esquerdo da Rua Floriano Peixoto.
Por fim, também sobreviveram o prédio de esquina do lado direito da mesma Floriano Peixoto com a Rua Roberto Simonsen (imóvel amarelo na foto atual) e o prédio da esquina com a Rua Boa Vista (junto à banca de jornal) que atualmente encontra-se em processo de restauração.
Veja outros Antes & Depois:
Comments