Um dos bairros mais interessantes de São Paulo para a arquitetura antiga é Santa Cecília. Mesmo com a grande quantidade de edifícios e a constante transformação do bairro, por ali é possível encontrar um bom número de construções de grande valor para o patrimônio histórico paulistano. Bem, você sabe, é lá que está o magnífico Castelinho da Rua Apa.

A rua das Palmeiras é um bom endereço para visualizar estas construções do passado do bairro. E é por isso que hoje apresentamos esta edificação do início do século 20 que lá está localizada:

clique na foto para ampliar

Localizada no número 432, o que hoje tendemos a chamar de sobrado é na verdade um pequeno edifício assobradado. Centenário, é uma construção bastante comum e presente na São Paulo de antigamente, onde o comércio ficava no térreo e os proprietários residiam no piso superior.

Apesar de uma entrada única, localizada no centro do imóvel, trata-se de duas residências, sendo uma de cada lado.

Detalhe do andar superior (clique na foto para ampliar)

O imóvel é um dos mais importantes remanescentes do bairro de Santa Cecília e, especialmente, da rua das Palmeiras.

Em uma rápida pesquisa sobre os proprietários antigos, foi encontrado o sobrenome Porchat. Uma curiosidade a respeito deste nome diz respeito aos edifícios Porchat, que são localizados na avenida São João, exatamente atrás deste imóvel. É bem possível que toda área tenha pertencido a uma família só (nossa investigação segue aberta).

Edifícios Porchat (total de quatro) na Avenida São João

Que esta edificação permaneça preservada!

Veja mais fotos do imóvel da rua das Palmeiras 432 na galeria abaixo:

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • Luiz Henrique 16/02/2017 at 20:46

    Douglas, pegando o gancho nessas imediações de Santa Cecília, hoje, vindo da Oficina da Palavra/ Casa de Mário de Andrade(que aliás é sensacional, um casarão magnífico de 1920!), eu saí caminhando pelas ruas Barra Funda, Eduardo Prado e…de repente, me deparei com uma antiga e belíssima residência de outrora: ela fica na esquina das ruas Adolfo Gordo com a alameda Eduardo Prado. Infelizmente, não está bem conservada, com várias deteriorações, bem judiada, mas continua de pé! Eu pude notar que há alguns moradores lá, os chamados “sem-teto”. Acho que vale muito à pena o São Paulo Antiga dar uma conferida nesse sobradão.Ele é muito amplo e LINDO!!!!

    Reply
  • eddamrf 16/02/2017 at 22:56

    Que pena que um imóvel tão interessante, com uma porta tão bonita, seja tão maltratado, Com o trato de uma boa pintura da fachada e tratamento VIP daquela linda porta, tirando aquele emaranhado de fios, e o imóvel seria uma joia naquela rua…

    Reply
  • Daniel Pardo 21/03/2017 at 20:15

    Acho que é por isso que tem pessoas que gostam de morar no centro de São Paulo.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: