Houve uma época em que as ferrovias eram bastante utilizadas como transporte de passageiros. Nesta período, a Central do Brasil era uma linha ferroviária muito importante, além de bastante ampla. Era muito comum que a empresa mantivesse em áreas próximas às estações ferroviárias, outros imóveis que serviriam aos mais diferentes propósitos. O imóvel abaixo, sito à Rua Déa Freire 105, em Taubaté, é um deles.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga - Clique para ampliar

Razoavelmente conservado e ocupando um terreno amplo, este tipo de imóvel pertencente à Central do Brasil é muito comum próximo de estações ferroviárias em cidades do interior ou mesmo em algumas estações específicas em capitais como São Paulo ou Rio de Janeiro. Simples, mas muito funcionais e bastante amplas, normalmente serviam de residência para o chefe da estação, em uma época que este era um cargo de bastante relevância para o serviço ferroviário.

Apesar de estar precisando de pintura e alguns reparos, o casarão está bastante conservado se levarmos em consideração o lastimável estado que se encontra a Estação Ferroviária de Taubaté há poucos metros dali. Infelizmente parece que nem a concessionária ou a RFFSA tem interesse em fazer uma restauração por completo.

No detalhe da fachada as inicias EFCB (clique para ampliar)

No frontão da residência é possível notar as inscrições E.F.C.B (Estrada de Ferro Central do Brasil) e na porção inferior a inscrição L.E que não conseguimos descobrir o significado (veja as imagens na galeria no final deste texto). Marcas de um passado dourado das ferrovias do Brasil e que hoje praticamente está extinto.

Veja mais fotos deste imóvel (clique na foto para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • gio 17/01/2013 at 17:52

    amei!!

    Reply
  • Kate V 29/01/2013 at 11:58

    Adoro Taubaté, tem pouca coisa preservada lá mas a cidade é bem legal!

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor