Passando pela Vila Monumento, bairro bastante agradável e próximo ao Museu Paulista, encontrei esta simpática casa antiga já parcialmente demolida e restando apenas a fachada de tijolos.

clique na foto para ampliar

Localizada no número 18 da Rua Dr José Maria de Azevedo tratava-se uma construção bastante antiga, ainda da primeira metade do século XX. Porém ela acabou por não resistir à força da especulação imobiliária e veio abaixo.

Apesar de parecer pequena a área onde ela está construída é bastante ampla e funda, permitindo em caso de se comprar o lote vizinho (do lado direito) de se erguer um edifício de dimensões similares ao seu vizinho da esquerda.

Na janela está afixado o alvará de demolição expedido em 2016

Apesar de não ser um imóvel de profunda relevância para a memória da cidade, sendo que essa fachada com tijolos aparente é uma releitura da fachada original, é realmente triste quando vemos casas como esta indo embora. Ao desaparecer geralmente cedem espaço para edifícios que adensam cada vez mais as ruas de nossa cidade.

Abaixo uma fotografia de alguns anos atrás, pouco antes dela ser demolida:

Crédito desta fotografia: Google Street View

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • J.C.Cardoso 09/01/2020 at 15:27

    Não sabia que era preciso alvará de demolição. É assim em qualquer cidade? Ou alguma particularidade de São Paulo?

    Reply
  • Paulo Clístenes Vieira da Silva 16/01/2020 at 18:43

    Casa de estilo e fachada interessante!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: