Hoje em dia não consigo mais ficar impressionado com a velocidade em que as construções antigas da cidade de São Paulo estão sendo demolidas. O ato de demolir infelizmente tornou-se algo corriqueiro e banal no cotidiano paulistano.

E foi o que aconteceu mais uma vez, agora no bairro de Santana na zona norte da cidade. Esta simpática e antiga casa, localizada no número 591 da rua Duarte de Azevedo foi demolida depois de ter sido vendida e ficado alguns meses fechada. No local não há mais nem sinal do que outrora foi um lar e apenas tapumes separam o terreno e a rua.

Como a denúncia veio um pouco em cima da hora, não consegui chegar a tempo de fotografar o imóvel com mais detalhes antes que ele viesse abaixo, porém a imagem do Google Street View não foi atualizada ainda nesta rua e foi possível resgatar uma última imagem da residência que agora não existe mais. No local existem outras casas antigas muito interessantes, que eu fotografei e em breve estarão disponíveis aqui no site. Espero que estas sobrevivam… triste!

Veja o local através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • Cae 05/03/2012 at 10:30

    Infelizmente é mais um caso em que a pressão do mercado não deixa alternativas, tanto para a preservação da memória como a ocupação racional do solo.

    O crescimento natural da nossa cidade está sendo anabolizado pela enxurrada de capitais internacionais, disparada pelos BCs dos países ricos para combater a crise econômica.

    Infelizmente, a tendência é vermos cada vez mais obras enormes e mal proporcionadas avançando sobre nossos bairros, descaracterizando-os e acabando com a qualidade de vida que antes havia neles.

    Se a verticalização é inevitável em SP, ao menos que seja feita com mais critério, menos voracidade e se sujeitando menos às fases pontuais do capital.

    Reply
  • VBFRANCA 05/03/2012 at 13:18

    Triste, esta rua era passagem para casa de minha avó, havia colegas do Colegio Buenos Aires que residiam nela…triste

    Reply
  • Karin Peixoto 06/03/2012 at 13:08

    Infelizmente mais uma linguiça super valorizada com sacada Gourmet, ampla visão da cidade etc, etc, etc… será erguida. E cada vez menos pessoas poderão comprar o Imóvel pelo preço absuuurrrdo que será cobrado. E Infelizmente mais uma história de alguma família paulistana, foi demolida a um preço pago que só Deus sabe. É lamentável ver o que esta se tornando a cidade onde eu nasci. Literalmente uma selva de pedra fria e sem história.

    Reply
  • marilu 12/11/2016 at 22:33

    saudades dessa época, nasci e fui morar na antiga casa que hoje é a casas andre luiz, passei minha infância até pelo menos meus 10 anos, quando a casa foi demolida, cresci em Santana, vi várias casas antigas serem demolidas, frequentei a rua dos barzinhos, tempo maravilhoso que vivi e sinto saudades, zoom, água na boca, flay disco club, a rua fervia, sinto muita saudades desse tempo que ficou na memoria, abraços a todos. 12/11/16

    Reply
%d blogueiros gostam disto: