A rua Floriano Peixoto, na Sé, é tão pequena que pouca gente percebe a existência dela. E é por passar despercebida em pleno coração da cidade de São Paulo que esta rua localizada ao lado do Pateo do Colégio é sempre pouco usada por pedestres e automóveis e costuma ser ocupada por mendigos e moradores de rua.

E nesta rua temos dois prédios completamente abandonados e fechados com parede de blocos fechando suas entradas. Um destes edifícios é este que apresentamos aqui.

É uma construção de sete andares com uma sala por andar. Segundo pessoas que passam pelo local diariamente a construção está abandonada há alguns anos e está emparedada na entrada para não ser ocupado clandestinamente.

Confira outra fotografia deste imóvel (clique para ampliar):

Sabe mais informações sobre este edifício ? Caso sim, não deixe de nos informar e contribua para ampliar a memória urbanística da cidade de São Paulo.

Confira o local através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Renata 29/07/2010 at 12:59

    Com certeza um belo imóvel que poderia ser ocupado por salas comerciais.

    Reply
  • Renato 19/09/2010 at 10:26

    Com certeza dois edifícios que poderiam ser demolidos para a construção de um único, novo e mais funcional, sem chocar em nada a estética do Centro Velho. Vejam o caso de Berlim Oriental e quantas soluções… Preservar inutilidades e edifícios obsoletos não é a solução – saudosismo caro e burro. A arquitetura também evolui.

    Reply
  • Pedro 06/11/2010 at 06:22

    Alguém sabe dizer em que década devem ter sido construídos esses dois edifícios?

    Reply
    • Jefferson Eduardo 06/12/2013 at 08:59

      Talvez entre as décadas de 1960-1970.

      Reply
  • Ronaldo F. 03/12/2015 at 13:13

    Os dois prédios pertencem a Caixa, e estão emparedados após retomada judicial depois de invasão dos “sem teto” ocorrida a alguns anos.
    No prédio da esquerda funcionou a APCESP, Associação de Pessoal da Caixa.O prédio da direita é anexo do prédio principal da Caixa da Pça da Sé.

    Reply