Sobrado Descaracterizado – Rua Hannemann, 170

O bairro do Pari é repleto de construções antigas interessantes. Na Rua Hannemann 170 este belo sobrado da década de 40, em estilo colonial, chama a atenção por sua beleza e traços arquitetônicos completamente distinto de seus vizinhos.

No andar superior, sob as janelas centrais, é possível observar um lindo mural de azulejos portugueses decorando a fachada.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Veja mais fotos do imóvel (clique na miniatura para ampliar):

ATUALIZAÇÃO – 23/03/2015:

Infelizmente uma parte considerável dos proprietários de imóveis antigos brasileiros não tem uma noção do valor que suas propriedades possuem quando preservadas. Seja o motivo disso uma baixa instrução pessoal, falta de cultura ou a completa ausência de informações acessíveis a estes o fato é que eles acabam por desfigurar preciosidades de maneira que não seria necessário.

Este imóvel foi deformado e deixou de ser uma preciosidade da rua para ser um imóvel comum e de gosto duvidoso. Um puxadinho (será que é regular ?) foi construído acima do antigo andar superior e a única coisa que sobrou é o mural de azulejos.

Crédito: Google Street View
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Abandono Monumental

Primeiro monumento paulistano projetado exclusivamente para ser uma fonte em plena década de 20, a Fonte Monumental é o símbolo maior do abandono e do descaso aos monumentos da cidade de São Paulo.

Leia mais »

6 respostas

  1. Douglas,
    Ouvi sua entrevista na CBN e vim correndo procurar o imóvel do Pari, bairro onde nasci e morei até 6 meses atrás.
    Andando pelas ruas do bairro, sinto muitas saudades das grandes casas que foram derrubadas para dar lugar ao comércio. Infelizmente, esse bairro foi tomado pelos comércios e seus moradores abandonando suas antigas residencias.
    Parabéns pelo seu trabalho! Obrigada por salvar um pouco da memória do bairro onde nasci.

  2. Sempre achei esse sobrado lindo. Esta semana o fotografei outra vez. Ele já está diferente foi reformado, descaracterizado, pintado de cor laranja. Só foi mantido o painel de azulejos pintados.
    Clelia Person Lammardo

  3. Foi pintado de um tom de pessego e verde. A porta verda da lateral removida. Na parte inferior funciona uma loja de guarda-chuvas. Ainda bem que o azulej portugues permanece.
    Passo em frente com bastante frequencia.
    Alias vi em outros dois sobrados antigos na Rua Sao caetano azulejos identicos.
    Os sobradeos devem ser da mesma época.

  4. mais um destruido, perdeu toda importancia arquitetonica para virar apenas mais um prédio funcional

  5. Fui morar na hannemann com 1 ano em 1968, e estou procurando fotos dessa rua de 1970 a 1983, será que existe.poderiam me informar. Eu morei no 67.

  6. Sou apaixonada por essas matérias de casas antigas ando sempre presenciando o que sobrou de um tempo maravilhoso obrigado por se interessar tbm gosto demais abcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *