Se existem casas bem mal cuidadas por ai, por outro lado também existem casas antigas que são mantidas preservadas pelos seus proprietários. Uma que é de encher os olhos de orgulho é esta:

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Localizada no número 765 da Rua Joel Jorge de Melo, na região da Saúde, é uma construção típica do final da primeira metade do século 20. Trata-se de uma residência de arquitetura única nesta rua e com uma preservação louvável.

Todos os detalhes estão intactos, a casa está sempre muito bem pintada, com capricho que se estende não só pela fachada mas nos simpáticos portões baixos, hoje cada vez mais raros. O muro baixo, de pedras, também é muito bonito e o tradicional piso de caquinhos vermelhos também se faz presente, dando um toque ainda mais paulistano ao imóvel. Por fim, fecha com chave de ouro o jardim bem cuidado no quintal da residência.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Cada vez que vejo uma residência como essa me sinto bastante feliz em saber que há proprietários de casas que tem muito bom gosto e capricho ao cuidar de suas casas. Em um mar de mau gosto que vemos por ai, esta casa parece até uma miragem.

Parabéns aos proprietários !

Veja o local através de nosso mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Paula 19/12/2013 at 15:44

    Morei ali pertinho, tem várias casas antigas, acho mto legal… não tão conservadas e não sei se tão antigas, mas acho bonitas =)

    Reply
  • Camis 20/12/2013 at 00:55

    Qdo vejo essas casinhas (tom carinhoso) eu fico me mordendo de curiosidade pra saber como elas são por dentro, os ladrilhos, os comodos, iluminação natural, o quintal atrás, estado da hidráulica e elétrica, se estão ou não em posse da família de origem, suas histórias ( a sua profundidade histórica-geográfica)… será q sobrou algum movel antigo?? e é claro um desejo transbordante de ganhar na loto e conseguir morar em um jóia como esta *_____* Chego a sentir o cheiro delas (madeira) e me imaginar lá dentro, *__*

    Reply
  • maria angela 20/12/2013 at 21:22

    Linda! queria ter uma dessa!!

    Reply
  • pagina12 21/12/2013 at 07:40

    ‘Tradicional piso de caquinhos vermelhos’ com certeza Cerâmica São Caetano.

    Reply
  • genycalicchio 22/12/2013 at 00:44

    Linda demais…sinto muitas saudades….

    Reply
%d blogueiros gostam disto: